Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Antigo diretor financeiro da FIFA suspenso 10 anos por abuso de posição

O alemão Marcus Kattner, antigo diretor financeiro e antigo vice-secretário geral da FIFA durante a presidência de Joseph Blatter, foi hoje suspenso pelo comité de ética da entidade de todas as atividades relacionadas com o futebol durante 10 anos.

Antigo diretor financeiro da FIFA suspenso 10 anos por abuso de posição
Notícias ao Minuto

18:14 - 30/06/20 por Lusa

Desporto Marcus Kattner

O dirigente foi também multado em um milhão de francos suíços (940 mil euros), devido às acusações de abuso de posição e conflito de interesses na investigação aberta em setembro de 2016, que também visa Blatter, antigo presidente da FIFA, e o seu 'braço-direito' na organização, Jérôme Valcke.

O comité de ética indicou, num comunicado divulgado no 'site' da FIFA, que, enquanto exerceu cargos na entidade que rege o futebol mundial, Kattner recebeu bónus avultados, à margem do seu contrato de trabalho, mas cujos termos foram mantidos em sigilo e não foram autorizados pelos órgãos necessários.

O suíço Blatter, 84 anos, que presidiu a FIFA entre 1998 e 2015, o francês Valcke, e o alemão Kattner são acusados de terem compartilhado bónus no valor de 80 milhões de dólares (71 milhões de euros) entre 2011 e 2015.

Blatter e Valcke já estão suspensos de todas as funções ligadas ao futebol, tendo o primeiro declarado, em 2016, que "nunca conheceu um homem mais honesto" do que Kattner, de 49 anos, que ingressou na FIFA em 2003 e foi demitido em maio de 2016.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório