Powered bySolverde
Disclaimer

Liga da Bielorrúsia e de mais três países resistem à pandemia

A liga da Bielorrússia é a única em solo europeu que, para já, 'sobreviveu' à pandemia da covid-19, que fez parar o futebol em praticamente todo o mundo, mas a bola continuar a rolar noutros países mais 'desconhecidos'.

Matic, Chelsea

© Reuters

Lusa
25/03/2020 13:53 ‧ 25/03/2020 por Lusa

Desporto

Covid-19

Além dos bielorrussos, na Nicarágua, no Burundi e no Turquemenistão os campeonatos continuam ativos e, para já, estão 'imunes' ao novo coronavírus, que virou ao 'contrário' o mundo do futebol e do desporto, com o adiamento inédito de provas como o Euro2020 e os Jogos Olímpicos de Tóquio2020.

Mesmo aconselhado pela UEFA para suspender as provas, a Bielorrússia, através do seu presidente Aleksandr Lukashenko, que lidera o país sem oposição desde 1994, respondeu com "mais vodka" para combater a covid-19 e o futebol continua sem qualquer restrição.

Este fim de semana, com público nas bancadas, os campeões Dínamo Brest, equipa que acabou com um domínio de 13 anos do BATE Borisov e em que atua o defesa português Denis Duarte (ex-Vitória de Guimarães), desloca-se ao campo do Slutsk.

Já o BATE, em jogo da segunda jornada, também atua fora, mas no terreno do Slavia-Mozyr, numa altura em que, de acordo com os dados mais recentes, o país tem 86 casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus.

Tudo continua 'normal' na Bielorrússia, naquela que é a única liga oficial a decorrer, mas o futebol também não parou por completo na Suécia e na Finlândia, já que algumas equipas dos campeonatos secundários continuam a efetuar jogos particulares, numa altura de pré-temporada nos dois países escandinavos.

No Turquemenistão, outra antiga república da antiga União Soviética, mas que fica já no continente asiático, a 'Yokary Liga' continua ativa e tem vários jogos agendados para os próximos dias, com o campeão Altyn Asyr a visitar o campo do Nebitci, num jogo que vai ser disputado num estádio com capacidade para 10.000 adeptos.

Com uma população de cerca de seis milhões de pessoas, o Turquemenistão é dos poucos países no mundo que ainda não apresentou qualquer pessoa infetada com Covid-19.

O mesmo acontece no Burundi, em África, e por isso a 27.ª jornada da Liga A vai decorrer sem restrições, com o líder Le Messager Ngozi a defender o primeiro lugar no campo do Vital'O, quarto classificado.

Na América Central, a Nicarágua apresenta apenas dois casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus e, por isso, o Torneio de Clausura prossegue sem qualquer restrição, com jogos durante a semana e o fim de semana. Hoje, o líder Diriangén desloca-se ao campo do Deportivo las Sabanas e no domingo tem nova viagem, ao terreno do Manágua, segundo classificado, num dos clássicos do futebol local.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 226.000 infetados, é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 6.820 mortos em 69.176 casos registados até terça-feira.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Em Portugal, há 43 mortes e 2.995 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira. Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas