Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Alex Telles é cada vez mais decisivo na manobra ofensiva do FC Porto

Internacional brasileiro cumpre a quarta temporada com a camisola azul e branca e tem quebrado recordes atrás de recordes, com cada vez mais golos que contribuem para vitórias.

Alex Telles é cada vez mais decisivo na manobra ofensiva do FC Porto
Notícias ao Minuto

07:05 - 25/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

A cumprir a quarta época com a camisola do FC Porto, Alex Telles está a revelar-se cada vez mais influente e decisivo na manobra ofensiva da equipa. Depois de um início com poucos golos, mas muitas assistências, o internacional brasileiro parece ter encontrado o caminho para os golos e esta temporada já conta com 10 remates certeiros, naquela que é a época da sua carreira mais efectiva no que toca a golos.

Com o golaço marcado este domingo ao Portimonense, o lateral esquerdo elevou para três o número de remates certeiros decisivos, ou seja, que garantiram vitórias aos azuis e brancos. Para além deste confronto com os algarvios, Alex Telles já tinha marcado o golo da vitória sobre o Belenenses SAD, em 2018, e sobre o Boavista no ano passado.

Para além de importante na luta pelo título e decisivo na vitória de domingo sobre o Portimonense, a 'bomba' de Alex Telles, que permitiu aos azuis e brancos saltarem à condição para a liderança do campeonato, significou um marco histórico para o brasileiro, que está a realizar uma temporada sensacional. Além de se ter tornado no melhor marcador do FC Porto nesta edição do campeonato português, o esquerdino, de 27 anos, alcançou também o registo de lateral mais goleador da história do clube azul e branco, superando o lendário 'capitão' João Pinto.

De acordo com uma nota dos dragões nas redes sociais, o antigo internacional português, e agora na estrutura diretiva dos portistas, era até ao passado domingo o lateral mais goleador da história dos azuis e brancos com 20 remates certeiros em 587 jogos. Frente ao Portimonense, Alex Telles festejou o 21.º golo com a camisola do FC Porto, mas precisou apenas de 180 partidas para alcançar este registo. O pódio é fechado pelo brasileiro Danilo, agora na Juventus, que assinou 13 golos em quatro temporadas no Dragão.

"No intervalo, o míster falou comigo e f****-me a cabeça para chegar mais à frente. E eu fui feliz", disse o internacional brasileiro logo após a partida diante do Portimonense. E a verdade é que os números desta época confirmam que Telles está a viver a sua melhor temporada de sempre.

Com dez golos e nove assistências em todas as competições, o brasileiro revela-se cada vez mais letal na hora da finalização e influente na forma como os azuis e brancos chegam aos golos. O defesa esquerdo é mesmo o jogador mais influente do FC Porto na I Liga, tendo uma percentagem de 28 por cento de participação em golos da equipa.

Só no campeonato português, o esquerdino conta com oito remates certeiros, sendo o melhor marcador dos dragões na competição, à frente dos avançados Soares e Zé Luís que contam cada um com sete golos no principal escalão do português. Além dos golos, Alex Telles conta na 'carteira' com cinco assistências, tantas quantas Marega, estando apenas atrás de Corona, que tem sete.

Alex Telles procura agora continuar a escrever história nos portistas e tem na mira alcançar o título de defesa mais goleador dos azuis e brancos. Com oito golos marcados esta temporada no campeonato português, o internacional brasileiro persegue agora o belga Demol (11 golos em 1989/90) e o brasileiro Geraldão (12 golos em 1990/91) que foram os defesas mais goleadores da história do FC Porto.

Época Golos (todas as competições) Assistências
2016/17 1 10
2017/18 4 20
2018/19 6 13
2019/20 10 9

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório