Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 30º

"Atletas fora dos convocados? Às vezes é preciso uma chamada de atenção"

Leões defrontam, neste domingo, os axadrezados, num duelo relativo à 22.ª jornada da Liga portuguesa.

"Atletas fora dos convocados? Às vezes é preciso uma chamada de atenção"
Notícias ao Minuto

13:32 - 22/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Silas

Sporting e Boavista defrontam-se, neste domingo, pelas 17h30, num duelo relativo à 22.ª jornada da Liga portuguesa.

Os leões, na quarta posição, com 36 pontos, recebem os axadrezados, no nono lugar, com 28 pontos.

Jorge Silas fez, neste sábado, a antevisão a esta partida, na Academia de Alcochete, onde sublinhou algumas alterações que ia promover na equipa. O treinador dos leões deixou ainda um reparo aos agentes e aos últimos dias de Bruno Fernandes em Alvalade.

Sistema tático mais definido e uma aposta numa linha de três: Sabe quantas equipas jogaram para a Liga dos Campeões, com uma defesa de três, na última semana? Quatro. E só uma joga sempre com uma linha de três? A Atalanta. Normalmente todas jogam com uma linha de quatro. Nós a jogarmos com quatro defesas fazemos muitas das vezes uma linha de três. Nós podemos criar dinâmicas diferentes para fazer uma linha de três. Todas as equipas de topo têm de saber jogar em diferentes variações táticas. Qualquer jogador de topo deve jogar numa linha de três. Se um jogador não souber jogar numa linha de três, isso é grave. Para um jogador de 15 anos não tão grave assim. Não podemos agarrar às desculpas do sistema. Nós fazemos uma linha de três a toda a hora e é difícil contrariarem-nos. 

Estreia a marcar de Sporar: Nunca o senti pouco confiante. Ele tem movimento muito bons e que permitem criar as ocasiões que cria. Claro que um avançado necessita de golos, mas ele também precisa de ganhar ritmo competitivo. Ele vinha de uma paragem longe, uma pausa de inverno que havia no campeonato de onde veio [Eslováquia]. Ele trabalha muito, tem muita qualidade e vai acabar por fazer muitos golos. Se criarmos ocasiões, isso é que é importante, ele vai acabar por marcar. Pode haver um ou outro jogo que não fature, mas isso é uma ou outra vez. 

Fecho do mercado ajuda à estabilidade da equipa: Claro que essa estabilidade ajuda. Os períodos de mercado mexem muito com as equipas e com a nossa mexeu ainda pior, porque envolveu um jogador que era fundamental para a nossa equipa. O Bruno Fernandes nos últimos jogos estava mais fora do que ai. O seu inconsciente já não estava aqui, por razões naturais, e consigo perceber isso. Eu acho que o Bruno nos podia ter dado muito mais, se não tivesse existido esta instabilidade. Todavia, ele merece tudo o que se está a passar com ele agora. Ele é um dos melhores e vai assumir-se como um dos melhores no Manchester United. Nós agora vemos ele a fazer coisas que não fez nos últimos tempos em Alvalade. Os agentes mexem muito com aquilo que é o futuro dos jogadores e os agentes deviam afasta-los disto. Pelo contrário, eles só causam ainda mais instabilidade. E essa instabilidade causou-nos ainda mais dificuldades. 

Luta pelo terceiro lugar e que jogos podem ser decisivos? Todos os jogos serão importantes. Quem esperava que o Sp. Braga empatasse diante do Gil Vicente e vencesse na Luz? Todos os jogos serão importantes para eles e para nós. Nunca vamos poder dizer que é no próximo jogo que o adversário vai perder pontos. O Benfica também não pensava que ia perder diante do Sp. Braga.

Oscilações entre a Liga Europa e o campeonato: Nós não podemos tirar três/quatro jogadores e pensar que a equipa pode sempre apresentar um rendimento de alto nível. Nós vamos responder de uma melhor forma que tivemos em Vila do Conde, mas agora já não vamos poder jogar contra eles novamente.

Exibição de quinta-feira foi um 'boost' para esta equipa: Nós procuras sempre fazer boas exibições, agora não basta carregar num botão e fazer magia. Não podemos perder cinco jogadores, uns por lesão, outros não, e de repente garantir exibições de primeiro nível. Neste jogo vamos apresentar coisas diferentes, até tendo em conta os jogadores que vão estar em campo. Como na próxima quinta-feira também vamos apresentar coisas diferentes. Um jogo que ainda vai ser mais difícil do que o duelo da primeira mão. Nós apresentámos uma excelente solidez defensiva na quinta-feira e deveremos mante-la nos próximos jogos.

Ausência de Mathieu e Coates: A ausência deles não irá afetar muito a equipa. Até porque o Neto já tem sido opção nos últimos jogos e o Ilori é um jogador em quem nós confiamos bastantes. Apesar de o Illori não ter estado nas convocatórias é alguém em quem nós confiamos bastante. O Bolasie também teve de fora nas últimas convocatórias e isso pouco importa. Às vezes deixar um jogador de fora da convocatória significa apenas uma chamada de atenção. Nós vamos ter de fazer algumas alterações para este jogo, até porque o estado físico de alguns jogadores não é o melhor. Alguns jogadores estiveram a top na quinta-feira e agora podem já não estar assim. O último jogo foi há dois dias, na próxima semana já há uma viagem, por isso obrigatoriamente temos de fazer mudanças.

Jogo frente ao Boavista: Eu não chamaria ao jogo do Boavista o intervalo da eliminatória frente ao Basaksehir. Primeiro porque o Boavista é uma grande equipa. Basta ver que são a terceira melhor defesa, a segunda na condição de visitante. Antes do Belenenses SAD vinham de três vitórias. É uma equipa que nos vai criar problemas, distintos daqueles que o emblema turco nos colocou. Vamos ter de estar preparados para criar ainda mais ocasiões do que criámos na quinta-feira. Se não encararmos o jogo com compromisso e vontade de vencer certamente que vamos perder este jogo. Temos de jogar com o Boavista, olhando para aquilo que é o Boavista. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório