Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Volante de Hamilton surpreendeu rivais e abriu discussão: É ou não legal?

Funcionalidade do novo W11 está a dar que falar nos testes da Catalunha.

Volante de Hamilton surpreendeu rivais e abriu discussão: É ou não legal?
Notícias ao Minuto

15:41 - 20/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Fórmula 1

Os testes de pré-temporada da Formula 1 arrancaram esta quarta-feira, mas, menos de 24 horas depois, há já uma polémica que está a dar que falar e que envolve uma funcionalidade do novo W11, da Mercedes.

Imagens transmitidas através do cockpit do monolugar de Lewis Hamilton mostram o campeão em título a mover o volante longitudalmente, o que abriu a discussão junto dos rivais e dos adeptos da modalidade. Afinal, para que serve? E é ou não legal?

James Allison, diretor técnico da Mercedes, veio, entretanto, a público esclarecer que este sistema dá pelo nome de DAS, e que as autoridades estão a par da sua utilização: "Não acredito que o proíbam, na verdade. É algo de que falámos com a FIA".

"Introduz uma dimensão no volante que será útil durante todo o ano. Mas quanto aos motivos pelo qual o usamos e para quê, é algo que queremos deixar para nós mesmos", acrescentou.

Segundo o jornal espanhol Marca, o funcionamento é, na verdade, relativamente simples: "Ao aproximar o volante na reta, o carro abre a convergência das rodas para ser mais veloz, e, ao empurrá-lo ao chegar à curva, fecha de novo para entrar melhor e permitir rodar com maior facilidade".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório