Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Formula 1: Os testes vão começar e há 6 coisas a ter em atenção

Testes de pré-temporada arrancaram esta quarta-feira, em Barcelona.

Notícias ao Minuto

09:10 - 19/02/20 por Ruben Valente

Auto Fórmula 1

Fãs de Formula 1, alegrem-se. Ainda falta pouco mais de um mês para o início da temporada oficial, mas esta quarta-feira arrancaram os testes de pré-temporada - 19 a 21 de fevereiro - no circuito de Montmeló, em Barcelona. E o que podemos esperar para estes testes? Vamos por pontos.

Lançamentos

É certo que já vimos o design da maioria dos monolugares deste ano, e até alguns deles em pista. No entanto, a Renault vai hoje finalmente desvendar como será o carro que desenvolveu para 2020. Além disso, a Alfa Romeo também ainda não revelou as novas cores e vamos ver também pela primeira vez os Haas em pista.

Os 'mind games' e a estratégia

Há sempre muita expetativa para saber que equipa tem o carro mais rápido e qual se preparou melhor para esta temporada. Contudo, como vimos no ano passado, os testes podem ser ‘traiçoeiros’. Todos ficaram com a ideia de que a Ferrari iria estar por cima em 2019, dado o seu desempenho nos testes de pré-época, mas a verdade é que, no primeiro Grande Prémio, na Austrália, a Mercedes conseguiu uma dobradinha com Valtteri Bottas (1.º) e Lewis Hamilton (2.º). No fundo, o que a equipa liderada por Toto Wolff fez foi esconder o seu jogo…

A luta pelo topo

Seis títulos consecutivos para a Mercedes falam por si. Os últimos anos na Fórmula 1 têm sido dominados pelas flechas douradas, algo a que a concorrência quer colocar um ponto final antes das grandes mudanças de 2021. A partir da segunda metade da temporada de 2019, Ferrari e Red Bull mostraram argumentos sólidos para combater essa hegemonia da Mercedes e a expectativa recai sobre isso mesmo. Será que nestes testes poderemos ver a Scuderia e a equipa austríaca melhor do que a atual campeã em título?

A batalha pelo quarto lugar ao rubro

2019 sorriu à McLaren e premiou a equipa de Woking como a quarta melhor da Fórmula 1. A McLaren, com Carlos Sainz e Lando Norris, voltou aos pódios e este ano quer segurar o estatuto conquistado na época passada. Não vai ser fácil… É que a Renault, a Racing Point, a Haas, a Alfa Romeo e até mesmo a Alpha Tauri querem batalhar para ser a ‘melhor das outras’.

Williams deixa a cauda do pelotão?

Têm sido anos complicados para a mítica equipa da Fórmula 1. Claire Williams, filha de Frank e atual chefe de equipa, já afirmou que, em 2020, a sua equipa vai voltar a mostrar competitividade. E é bom que o consiga. É que foram vários os anos em queda livre na F1, com 2019 a ser o ano em que realmente a Williams bateu no fundo. Um ponto conquistado é demasiado mau para uma equipa que já ofereceu tanto ao ‘grande circo’. Em Barcelona, iremos ver se realmente a construtora britânica pode começar a batalhar novamente a batalhar por pontos.

Uma estreia e um regresso à F1

Não é a primeira vez que iremos ver em pista Nicholas Latifi a correr pela Williams, mas será a primeira vez como piloto principal. Após ter sido piloto de testes em 2019, o canadiano foi premiado com a contratação para piloto principal, depois de uma boa época na Formula 2, sendo assim o companheiro de equipa de George Russell. Por outro lado, Esteban Ocon está de volta à F1, depois de um ano de ausência. O jovem e talentoso piloto francês saiu no final de 2018 da Racing Point, no ano passado esteve como piloto reserva da Mercedes, mas agora está de regresso na sua equipa de ‘casa’: a Renault. Daniel Ricciardo que se cuide… Ocon promete lutar por um lugar de destaque na construtora francesa.

Recorde os monolugares desta época e os que poderá ver nestes testes em Barcelona, na fotogaleria acima!

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório