Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Otávio herda batuta de Herrera e vira imprescindível para Conceição

Papel do jogador brasileiro na equipa azul e branca mudou com a saída do mexicano, mas o treinador não abdica da sua utilização nos momentos mais importantes da temporada.

Otávio herda batuta de Herrera e vira imprescindível para Conceição
Notícias ao Minuto

08:04 - 15/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Aos 25 anos, Otávio vive um dos melhores momentos da carreira, sendo peça-chave neste FC Porto de Sérgio Conceição, que raramente abdica do seu contributo à equipa, sobretudo nos jogos mais decisivos.

O brasileiro chegou ao Dragão no verão de 2014 e, depois de duas temporadas cedido ao Vitória SC, conseguiu afirmar-se na formação azul e branca, onde foi merecedor da confiança do então treinador Nuno Espírito Santo, que o fez atuar, maioritariamente, descaído para uma das alas, sobretudo a direita.

Em 2017/18, o FC Porto contratou Sérgio Conceição, que, porém, se viu impedido de apostar de forma tão regular em Otávio, fruto de uma lesão muscular contraída pelo atleta formado no Internacional de Porto Alegre.

Imprescindível para Conceição

Foi na temporada passada que Otávio começou a ganhar protagonismo na Invicta. No total, realizou 44 jogos oficiais e tornou-se num dos jogadores mais utilizados do plantel. Aliás, analisando o número de minutos cumpridos em campo pelo brasileiro desde a sua chegada ao FC Porto, foi em 2018/19 que o atleta mais tempo esteve dentro das quatro linhas, numa aposta que mereceu continuidade na presente temporada.

Temporada Número de jogos realizados Minutos em campo
2019/20 33 2497
2018/19 44 2711
2017/18 21 1140
2016/17 33 2003

O herdeiro de... Herrera

Otávio ganhou preponderância na Invicta atuando como médio direito, mas, principalmente na presente temporada, demonstrou ter futebol para desempenhar outras funções no terreno de jogo, nomeadamente no meio-campo.

Com a saída de Héctor Herrera, que viu o seu contrato com o FC Porto expirar antes de assinar pelo Atlético de Madrid, no último verão, o brasileiro começou a ser utilizado por Sérgio Conceição como médio ofensivo, num meio-campo a três constituído também por Danilo Pereira e Matheus Uribe.

Na nova função, Otávio manteve o nível e, como comprovam os números, continua a ser encarado pelo treinador como um dos jogadores mais imprescindíveis do plantel. Um estatuto que conquistou a pulso e como resultado da sua performance dentro das quatro linhas, ele que, mesmo com a mudança de posição, não perdeu a criatividade que tanto caracteriza a sua forma de jogar.

Reencontro com o passado

Curiosamente, o próximo encontro de Otávio será diante do Vitória SC, clube no qual atuou em 2014/15 e 2015/16. Foi no Minho que o atleta se começou a destacar em Portugal, antes de regressar ao Dragão para se afirmar no FC Porto.

Os azuis e brancos visitam o Estádio D. Afonso Henriques às 17h30 do próximo domingo, numa partida referente à 21.ª jornada da I Liga e que colocará frente a frente o segundo e oitavo classificados do campeonato.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório