Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Sem Gabriel, este pode ser o meio-campo 'reconstruído' de Lage

Jogador do Benfica tem temporada em risco depois de lhe ter sido parésia do VI par craniano esquerdo.

Sem Gabriel, este pode ser o meio-campo 'reconstruído' de Lage
Notícias ao Minuto

07:05 - 14/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Durante os últimos dias Gabriel foi notícia pelos piores motivos. Ausente de alguns jogos devido a um problema ocular, o futebolista brasileiro viu ser-lhe diagnosticada uma parésia do VI par craniano esquerdo. 

Com um cenário de recuperação difícil de prever, é expectável que o centrocampista de 26 anos falhe, segundo os relatos da imprensa desportiva, o resto da temporada e, por isso, o Desporto ao Minuto desconstrói as alternativas que Lage pode ter para recompor o meio-campo.

Tendo assumido papel de destaque nos últimos meses quer em relação à construção ofensiva, quer relativamente à coesão defensiva, no plantel das águias não há outro jogador de características semelhantes, pelo que a opção terá de ser... adaptar. 

Mas vamos ver as alternativas que pode 'montar' Lage para suavizar a ausência do ex-Leganés

Notícias ao Minuto© Global Imagens

A fórmula recente e o regresso do 'senhor reconquista'

A chegada de Julian Weigl ao Benfica permitiu a Bruno Lage montar alternativas no meio do terreno. O ex-Dortmund, chegado a troco de 20 milhões de euros, permitiu ao técnico das águias moldar o seu meio-campo consoante o adversário que tinha pela frente.

Em caso de necessidade de transições rápidas para o ataque, com eficácia nos passes entre linhas ou mesmo com capacidade de transportar bola, Bruno Lage via em Taarabt e Gabriel homens capazes de fazer a função. Porém, em jogos teoricamente de grau de dificuldade mais elevado, as escolhas recaíam sobre Gabriel, capaz de equilibrar melhor a equipa.

Agora, sem o camisola 8 fora de ação, o regresso de Samaris para uma posição mais recuada pode ser a alternativa em jogos em que é pedido maior equilíbrio entre ataque e defesa. O grego foi herói na última temporada e a sua entrada em campo permitiria, por exemplo, libertar mais vezes Weigl para funções de construção. 

A verdade é que Gabriel fechada, e de que maneira, os caminhos para os avançados contrários penetrarem no ataque, sendo que desde a saída do brasileiro a lateral esquerda parece algo 'coxa' de acompanhamento.

Notícias ao Minuto© Getty Images

Florentino: Um todo-o-terreno desaparecido mas que pode ganhar destaque

Se Pizzi é, assumidamente, imprescindível à manobra atacante da equipa, a necessidade de dar maior estabilidade defensiva parece ser, por agora, a prioridade de Lage.

Assim, Florentino pode assumir-se como alternativa a Samaris. Tido como um dos talentos a sair da Academia do Seixal com maior potencial, o jovem jogador teve no último encontro alguns minutos de jogo.

Depois de começar a temporada como dono e senhor no meio-campo das águias, o jovem de 20 anos desapareceu, de certa forma, do mapa, regressando apenas no último encontro. 

Desejado por clubes estrangeiros durante o mercado de inverno, a saída do jogador foi travada por Bruno Lage, que lhe teria prometido mais oportunidades na segunda metade da temporada. A chance pode chegar agora, resta saber se o camisola 61 a vai conseguir aproveitar.

Jogador Jogos/minutos disputados
Gabriel  24 jogos/ 1891 minutos
Florentino 14 jogos/ 1089 minutos
Samaris 17 jogos/ 690 minutos
Julian Weigl 6 jogos/ 497 minutos
Taarabt 27 jogos/ 1861 minutos
Pizzi 34 jogos/ 2663 minutos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório