O FC Porto falhou, esta quarta-feira, o apuramento para os oitavos de final da UEFA Youth League, ao perder em casa com o Salzburg por 2-1.
Em partida relativa ao play-off desta competição, os austríacos foram os primeiros a inaugurar o marcador no Olival. Na sequência de um pontapé de canto, Affengruber ganhou o duelo aéreo com Pedro Justiniano e inaugurou o marcador aos 23 minutos.
O FC Porto, atual detentor do troféu, respondeu ainda no primeiro tempo por Fábio Vieira. Wallison fez falta dentro da área sobre Rodrigo Valente e Fábio Vieira não desperdiçou a respetiva grande penalidade, igualando o marcador aos 39 minutos.
Depois de uma segunda parte sem golos, o vencedor do encontro deve de ser decidido com recurso ao desempate com pontapés de grande penalidade.
Os austríacos foram mais fortes na marca dos sete metros, e converteram com sucesso sete castigos máximos. Já os portistas marcaram apenas seis. Francisco Meixedo ainda defendeu duas grandes penalidades, mas que foram insuficientes para o FC Porto continuar em competição.
Com esta vitória, o Salzburg, que venceu a competição em 2017, segue para os oitavos de final da competição, onde já estavam Real Madrid, Bayern Munique, Atalanta, Juventus, Liverpool, Inter Milão, Benfica e Ajax, que venceram os respetivos grupos, e Derby County, Atlético de Madrid e Midtjylland que ultrapassaram este play-off.
UEFA Youth League-Champions Porto nach Penalty-Thriller bezwungen ... CHECK #Wallison netzt den entscheidenden Strafstoß! GEIL, Burschen!#PORSAL 7-8 #UYL pic.twitter.com/WYdjy7UK8X
— FC Red Bull Salzburg (@RedBullSalzburg) February 12, 2020