Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto não dá azo a surpresas e marca Clássico com o Benfica no Jamor

Portistas venceram Académico de Viseu por 3-0 e voltam a marcar presença na final da Taça de Portugal pelo segundo ano consecutivo.

FC Porto não dá azo a surpresas e marca Clássico com o Benfica no Jamor
Notícias ao Minuto

22:49 - 12/02/20 por Rodrigo Querido

Desporto Em direto

O FC Porto recebeu e venceu, esta quarta-feira, o Académico de Viseu, por 3-0, e garantiu presença na final da Taça de Portugal frente ao Benfica.

Alex Telles, Zé Luís, e Sérgio Oliveira marcaram os golos da vitória que permite aos portistas voltar ao Jamor, onde na época passada perderam frente ao Sporting.

Resumo do jogo:

Depois do empate na semana passada no Estádio do Fontelo (1-1), o FC Porto entrava em campo com vantagem na eliminatória, mas os portistas estiveram um pouco abaixo do que já têm apresentado.

A primeira parte do encontro foi pouco produtiva a nível ofensivo, mas o FC Porto foi superior e fez o suficiente para assegurar a vantagem logo nos minutos iniciais através de uma grande penalidade um pouco discutível.

Félix Mathaus fez falta sobre Zé Luís dentro da área, e o árbitro Manuel Oliveira apontou desde logo para a marca de castigo máximo. Alheio a uma eventual polémica, Alex Telles foi chamado para bater o castigo máximo e marcou pelo terceiro jogo consecutivo.

Os dragões estiveram longe de realizar uma exibição de encher o olho no primeiro tempo, mas obrigaram Ricardo Fernandes a algumas boas intervenções, nomeadamente na parte final da etapa inicial a remates de Luis Díaz e Zé Luís.

O Académico de Viseu tentou chegar à baliza defendida por Diogo Costa através de iniciativas individuais de alguns dos jogadores da frente, mas sem conseguir incomodar o guardião portista. Por outro lado, os viseenses estiveram bem do ponto de vista defensivo e conseguiram cortar muitos espaços aos jogadores do FC Porto, o que impediu que os portistas fossem com uma vantagem maior para o intervalo.

Os azuis e brancos entraram no segundo tempo à procura de marcar um golo que desse mais tranquilidade no encontro, mas o Académico de Viseu apareceu mais afoito. Os viseenses subiram as linhas para tentar igualar o marcador e tiveram duas ocasiões que podiam ter dado em golo. Primeiro, aos 54  minutos, Rui Silva rematou muito ao lado da baliza de Diogo Costa, depois de uma boa jogada pela esquerda. Depois, aos 57', Mbemba cortou um remate de João Mário.

No entanto, o FC Porto fez valer a sua superioridade e conseguiu aumentar a contagem aos 64 minutos. Alex Telles tirou um cruzamento na direita, e o cabo-verdiano Zé Luís apareceu ao primeiro poste para fazer o segundo no encontro.

Os portistas colocaram mais velocidade no jogo e fizeram o terceiro aos 73 minutos, num golo que só seria validado após consulta do vídeoárbitro. Alex Telles bateu o pontapé de canto, Diogo Leite ganhou ao primeiro poste e Sérgio Oliveira encostou já junto da linha de golo. O  árbitro assistente anulou o lance por fora de jogo, mas o vídeoárbitro Luís Ferreira acabaria por reverter essa decisão.

O FC Porto segue, assim, para a 31.ª final da Taça de Portugal da sua história na qual irá defrontar o rival Benfica. Será o terceiro Clássico da temporada diante dos encarnados, com os portistas a saírem vitoriosos dos dois anteriores.

Momento do jogo: Alex Telles bateu um pontapé de canto, aos 64 minutos, e a bola volta até ao brasileiro para um cruzamento que saiu teleguiado para a cabeça de Zé Luís, que assinou o 2-0.

FC Porto vs. Académico de Viseu
70% Posse de bola 30%
11   Remates à baliza 2
3 Remates fora 3
18 Livres 13
10 Pontapés de canto 8
1/0 Cartões amarelos/vermelhos 3/0

Minuto a minuto:

90+4' - Termina o encontro no Dragão. FC Porto está na final da Taça de Portugal.

90' - O árbitro Manuel Oliveira concedeu quatro minutos de tempo de compensação nesta segunda parte.

85' - Livre indireto para o FC Porto terminou com cruzamento de Nakajima, diretamente para as mãos de Ricardo Fernandes.

80' - Cartão amarelo para Diogo Leite por falta sobre Jean Patric.

79' - Rui Borges também esgota as alterações. Bruninho entra para o lugar de Lusinho.

76' - Última mudança no FC Porto. Romário Baró entra para o lugar de Corona.

75' - Confirma-se o golo de Sérgio Oliveira, que estava em jogo por 72 centímetros.

74' - Vídeoárbitro está a visualizar o lance para verificar se existe posição irregular do médio.

73' - GOOOOOOOOOOOLOOOOO do FC Porto. Diogo Leite desvia e Sérgio Oliveira coloca a bola no fundo das redes, mas o lance é invalidado por fora de jogo do médio.

72' - Dupla alteração no Académico. Fernando Ferreira e Zimbawbwe saem para as entradas de Diogo e Carter.

71' - Bom remate de Vítor Ferreira, mas Ricardo Fernandes estava atento e defendeu.

69' - Segunda alteração no FC Porto. Luis Díaz sai para a entrada de Marega.

65' - Manuel Oliveira consultou o VAR para saber se existia fora de jogo de Alex Telles, mas o golo foi validado.

64' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO FC PORTO! Marca Zé Luís. Alex Telles tira um cruzamento na direita, e o cabo-verdiano aparece ao primeiro poste para fazer o segundo no encontro.

63' - Grande defesa de Ricardo Fernandes! Jogada ao primeiro toque entre Nakajima e Corona, com o mexicano a atirar para uma boa intervenção do guardião viseense.

59' - Luiz Díaz muito perto de fazer o segundo do FC Porto. O colombiano tira dois adversários do caminho na área e remata contra Zimbabwe.

57' - Académico de Viseu mais ativo neste segundo tempo. Luisinho cruza rasteiro, João Mário preparava-se para o desvio, mas Mbemba corta pela linha de fundo.

56' - Primeira alteração no encontro. Uribe sai para a entrada de Sérgio Oliveira.

55' - Zé Luís atira à entrada da grande área para defesa atenta de Ricardo Fernandes.

54' - Boa iniciativa do Académico de Viseu. Depois de um cruzamento da esquerda, a bola chega a Rui Silva que remata muito ao lado.

50' - Jogo num ritmo muito baixo com o FC Porto à procura do segundo. 

46' - Recomeça a partida.

45' - Intervalo no Estádio do Dragão. FC Porto mais perto de chegar ao Jamor

44' - Grande corte de MathausNakajima a cruzar rasteiro, Zé Luís aparece na pequena área, mas a bola desvia no defesa do Académico e sai por cima.

43' - Outra vez Ricardo Fernandes. Depois de uma perda de bola do Académico de Viseu, Zé Luís remata para defesa apertada do guarda-redes viseense

42' - Luis Díaz dispara de fora da área, mas Ricardo Fernandes estava atento e segurou o esférico.

40' - Cartão amarelo para Fernando Ferreira por falta sobre Luis Díaz.

40' - Jean Patric remata fraco para defesa de Diogo Costa.

36' - Manafá muito ativo no ataque. O lateral-direito surge na área viseense e remata para defesa de Ricardo Fernandes.

34' - Corte in extremis de Rui Silva! Cruzamento rasteiro de Manafá e o defesa do Académico impede o remate de Luis Díaz.

31' - Zimbabwe vê cartão amarelo por falta sobre Zé Luís.

29' - Nakajma remata forte, mas a bola vai às malhas laterais.

27' - Lance perigoso para o Académico. João Mário ultrapassou Diogo Leite e Mbemba e cruzou para a área, mas o árbitro considerou falta de Jean Patric sobre Manafá.

26' - Luis Diaz recebe a bola na coração da área, mas remate contra as pernas de um adversário.

Confira o golo de Alex Telles

19' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO do FC Porto! Marca Alex Telles. Brasileiro bate para um lado e o guarda-redes Ricardo Fernandes vai para o outro.

18' - Grande penalidade para o FC Porto. Mathaus faz falta sobre Zé Luís.

14' - João Mário escapa pela esquerda, mas perde em velocidade com Mbemba.

10' - Bom lance de Nakajima. Nipónico passa por três adversários e é travado em falta.

10' - Cartão amarelo para João Pica por falta sobre Nakajima.

7' - Primeiro remate na partida é do FC Porto. Nakajima tenta o remate à entrada da área, mas a bola sofreu um desvio e ainda ganha o canto.

2' - Experiente médio está recuperado. Segue o encontro no Dragão.

2' - Fernando Ferreira precisa de ser assistido. Jogador fica lesionado na sequência da disputa de uma bola.

1' - Rola a bola no Dragão. Apito inicial de Manuel Oliveira.

0' - Equipais iniciais entram agora no relvado do Estádio do Dragão.

0' - Suplentes tomam agora os seus lugares no banco. Encontro vai começar arasado.

Equipas Iniciais:

FC Porto: Diogo Costa; Manafá, Mbemba, Diogo Leite e Alex Telles; Corona, Matheus Uribe, Vítor Ferreira e Luis DíazNakajima e Zé Luís.

Suplentes do FC PortoMarchesín, Romário Baró, Aboubakar, Marega, Saravia, Sérgio Oliveira e Soares.

Académico de Viseu: Ricardo Fernandes; Rui Silva, João Pica, Félix Mathaus e Jorge Miguel; Kelvin, João Oliveira, Fernando Ferreira e Luisinho; Jean Patric e João Mário.

Suplentes do Académico de Viseu: Ricardo Janota, Filipe, Lucas, Diogo, Bruninho, Latyr Fall e Carter.

Antevisão: FC Porto e Académico de Viseu defrontam-se, esta quarta-feira, no Estádio do Dragão para definir quem irá defrontar o Benfica na final da Taça de Portugal.

Depois do empate (1-1) na primeira-mão da meia-final, os portistas partem em vantagem para o encontro graças ao golo marcado em Viseu, mas a equipa da Beira Alta, que alinha na II Liga, promete discutir o resultado com os azuis e brancos. 

O encontro entre FC Porto e Académico de Viseu tem início marcado para as 20h45 e contará com a arbitragem de Manuel Oliveira.

Acompanhe na página do Desporto ao Minuto todas as incidências deste encontro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório