Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Testámos o novo Classe A Limousine. O carro mais aerodinâmico do mercado

A Mercedes quis aumentar a família dos Classe A e nós fomos descobrir que novidades trazem este Limousine.

Notícias ao Minuto

09:37 - 04/02/20 por Ruben Valente

Desporto Mercedes

Há quase um ano em Portugal, o Mercedes Classe A Limousine quis ir ocupar uma nova vaga no mercado automóvel. Semelhante ao ‘irmão’, o Limousine apresenta também algumas semelhanças – mais estéticas – com o ‘primo’ CLA.

Mas há coisas que os distinguem. E foi precisamente isso que o Desporto ao Minuto quis descobrir: O que traz de novo, quais as diferenças e quais as semelhanças ao Classe A e ao CLA. Fizemo-nos à estrada com o A180d Limousine e a primeira coisa que reparámos foi no design. Virado para um target diferente, a marca da estrela quis combinar dinamismo com elegância. Aqui, a Mercedes quis, provavelmente, ir buscar todos aqueles que preferem um Classe A mais robusto e aquele que gostam do CLA, mas o acham demasiado caro.

Afinal, o que tem de diferente em relação ao Classe A?

Na verdade, existem poucas diferenças para além do aspeto exterior. Mantêm-se as mesmas dimensões em relação ao comprimento da frente, à largura, e distância entre eixos.

Aquilo que muda é que o A Limousine é 13cm mais comprido, tendo 4,55 metros de comprimento, e tem um tejadilho que descai menos abruptamente em direção à mala, o que se traduz em mais espaço na bagageira e também em mais espaço para os passageiros. Se o Classe A tem uma bagageira com 370l de capacidade, o Limousine acrescenta-lhe 40l, o que perfaz um total de 410.

Diferente do ‘irmão’, o A Limousine não tem 11 especificações de motor disponíveis, mas ‘apenas’ sete. O A160d, o A180d, que foi a versão testada, o A200d, o A220d, o A200, o A250e – única versão híbrida – e o A35 produzido pela AMG.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto

E a maior novidade é?

Para quem não sabe, este é o automóvel mais aerodinâmico do mercado. Com um coeficiente de atrito (Cx) de apenas 0,22, o A Limousine destronou um modelo, também ele da Mercedes, o ‘primo’ CLA.

O CLA apresenta o mesmo coeficiente de atrito, mas o A Limousine apresenta uma superfície frontal ligeiramente menor (de 2,19 m2), o que lhe confere uma vantagem para se tornar o carro com menor resistência aerodinâmica.

Velocidades e consumos

Números normais de um automóvel que não é de euforias, mas sim de conforto. Equilíbrio e estabilidade são palavras de ordem num automóvel que em raros momentos não nos oferece uma ideia de segurança. A suspensão está ao nível do que a Mercedes já nos habituou e a direção é precisa, tornando-se apenas um pouco mais pesada quando o A180d Limousine é colocado em modo ‘Sport’ - existe ainda o modo ‘Confort’ e ‘Eco’.

Além disso, um dos pontos mais positivos desta motorização é o baixo consumo de combustível. A marca de Estugarda indica-nos um consumo combinado de 3,8 litros aos 100 km, mas na prática… não é tão bem assim. Não é que não seja económico, porque é, mas pelo menos na nossa experiência não nos foi possível atingir um número tão baixo com uma condução normal.

Depois de três dias ao volante, o consumo atingido foi de 5,4l.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto

Preços

O Classe A Limousine mais barato é o modelo 160d e pode adquiri-lo a partir de 30.200 euros. Porém, a versão ensaiada, a 180d tem o preço de 43.391,15 euros face aos extras contidos. Mas a versão base desta motorização pode ser adquirida por 33.448 euros.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório