Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Não sou hipócrita para dizer que está tudo bem..."

Treinador do FC Porto fez antevisão ao jogo com o Vitória SC da final four da Taça da Liga.

"Não sou hipócrita para dizer que está tudo bem..."
Notícias ao Minuto

12:36 - 21/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, esteve esta terça-feira em conferência de imprensa para fazer a antevisão ao jogo com o Vitória SC, agendado para amanhã e referente à final four da Taça da Liga. 

Favorito: "No plano teórico, há sempre essa vontade de criar favoritismo. O que interessa são os 90 minutos e nós temos visto o Vitória SC a ser uma equipa mais frágil na Liga Europa, mas deu uma resposta fantástica. Foi sempre uma equipa competente, capaz e com muitas soluções. Um plantel com jovens de qualidade e um treinador de qualidade. Vamos apanhar uma equipa de grande nível. Nós temos que estar ao nosso nível se queremos estar na final de sábado." 

Críticas injustas: "Não tenho que comentar críticas dos adeptos. Não comento... Quando cheguei aqui, o FC Porto tinha quatro anos sem ganhar nada. Normalmente as expectativas são baixas e a exigência por si só acaba por baixar. Quando se consegue levantar o FC Porto, quebrar a hegemonia do Benfica e ganhar um campeonato que foi dos mais importantes da história do FC Porto, a exigência começa a aumentar. Como se sou um homem do futebol que gosta de desafios e de pressão, acho que faz parte a reação dos adeptos. Ouvi e li reações de vários adeptos, comentadores de televisão, imprensa... Se vou comentar as opiniões todas, não faço outra coisa e não me foco no mais importante, que é ter resultados para que esses adeptos batam palmas. Ganhamos batem palmas, perdemos assobiam e mostraram lenços. Os lenços utilizo para me assoar ou limpar a transpiração de trabalhar aqui todos os dias. Isso diz-me muito pouco. Ou seja, não me influencia no meu trabalho. Diz-me muito aquilo que é a satisfação dos adeptos. Tenho um respeito enorme por toda a massa adepta do FC Porto. Eles sabem a ligação que temos de há anos, mas isso não me condiciona no meu trabalho. Se não, tenho de pegar nas malas..."

Grandes penalidades: "É um problema como são os cantos, os livres... Faz parte do trabalho e do que é a preparação para o jogo. São situações de bola parada."

Pepe, Nakajima e Zé Luís: "Out [fora]." 

Meio-campo com baixo rendimento: "Não podemos olhar apenas para o meio-campo e especificamente para o corredor central. Tem que ser uma discussão mais abrangente e que perceba o porquê da prestação menos conseguida desses elementos. Não tem apenas a ver com eles, há mais coisas. Mas isso é analisado, trabalhado e melhorado. No último jogo, o Sporting de Braga fez dois golos em situações de cantos. É mentira que o Sp. Braga tenha feito uma exibição fantástica e uma exibição menos conseguida do FC Porto. É mentira! Houve, realmente, coisas que fizemos menos bem. Não merecíamos perder!"

Taça da Liga: "Estou aqui há dois anos e meio e não perdi um jogo para a Taça da Liga. Isso é sinónimo de que o FC Porto dá importância à Taça da Liga. O que ficou para trás não me diz respeito. Eu dei sempre a importância devida. Quero conquistar. Obviamente se me perguntarem qual é a prioridade? Existem prioridades, claro." 

Moral da equipa: "É sempre melhor trabalhar em cima de vitórias. Não sou hipócrita para dizer que está  tudo bem e que está tudo extremamente feliz. Mas isso faz parte da vida e do futebol. Foi um resultado negativo dentro de um jogo ingrato para nós. Já dissecámos o jogo e vimos aquilo que podemos e devemos melhorar. Agora é olhar para o próximo jogo." 

Taça da Liga é importante para manter a equipa a lutar pelo título: "Os próximos jogos definem um título e nós vamos lutar por essa conquista. A seguir temos campeonato e vamos lutar pelos três pontos e pelo campeonato. Assim sucessivamente." 

Contestação: "Estamos muito focados naquilo que temos de fazer ante o Vitória SC." 

Que Vitória SC espera: "Vai ser um jogo diferente do campeonato. Ficou marcado pela expulsão do central no início. Queremos levar o jogo para uma situação confortável. Temos de ganhar para estar na final, diante de um adversário difícil."

[Notícia atualizada às 13h06]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório