Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"O Braga não é uma equipa bipolar. Sabemos do seu poderio ofensivo"

Dragões recebem esta sexta-feira, pelas 19 horas, a equipa agora orientada por Rúben Amorim.

"O Braga não é uma equipa bipolar. Sabemos do seu poderio ofensivo"
Notícias ao Minuto

15:27 - 16/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Fique com as declarações prestadas por Sérgio Conceição na conferência de imprensa de antevisão do encontro desta sexta-feira com o Sporting de Braga, para a I Liga.

O que esperar do Braga: Um Braga dentro daquilo que foi o Braga nos últimos dois jogos. Assisti à conferencia do Ruben e não acredito em bluff da parte dele. Espero um Braga fiel às suas ideias e comportamentos dos últimos dois jogos.

Pepe e Nakajima: O Nakajima está fora do jogo em princípio. O Pepe vamos ver. São situações difíceis.

Hoje em dia há menor margem de erro em relação à altura em que Sérgio Conceição era jogador?: É curioso, até porque disse, depois do campeonato que ganhamos com 88 pontos, eu pensei que, no ano seguinte, 85 bastariam, mas não foi assim. É um dado curioso. O campeonato está mais competitivo e é cada vez mais difícil ganhar pontos. Pressão? Isso faz parte. Não sentia uma pressão diferente antes para ganhar o jogo.

Bom momento de Soares: O trabalho que nós fazemos com todos os jogadores é o mesmo: trabalho de campo, fora do treino, antes do treino, por aí fora... Os jogadores jogam em posições e há trabalhos específicos diferentes a fazer, a condição física... Na vertente emocional eu sou da mesma forma para todos. Atuo sempre muito igual a mim próprio. O Tiquinho teve a particularidade de ser inteligente para perceber que, quando não estava a jogar, tinha de trabalhar no máximo. E, quando chegou a oportunidade dele, ele aproveitou-a muito bem. Fez aquilo que sabe, golos. Deu contributo à equipa, que é o mais importante. Não há segredo absolutamente nenhum. É normal que hajam ciclos de maior ou menor fulgor dos atletas, como acontece com os treinadores. Não atribuo nenhum mérito a mim ou à equipa técnica, mas sim à paciência do Soares, que deu sempre no duro.

Impacto de uma jornada como esta no campeonato e resultado mais conveniente do dérbiTemos que olhar para o nosso jogo, não adianta olhar para o dérbi, que vai acontecer noutra cidade. O que interessa é o que vai acontecer no Porto, no Dragão. Não vale de nada olhar para outros jogos se não ganharmos o nosso.

Jogo com o Braga e dérbi numa sexta-feira à noite: Eu tenho uma opinião, por muito fraca que seja. Mas não vale a pena entrar por aí. Foi marcado assim e pronto. O próximo jogo é na quarta-feira. Se ficava satisfeito se esse jogo fosse noutro dia? Claro que sim. Mas não há nada a fazer.

Elogios de Ruben Amorim, número de golos do Braga e poucos golos sofridos do FC Porto no Dragão: A confiança é adquirida diariamente. Há jogos em que podemos não estar num dia bom. Quando há um golo, há sempre erros, e nós tentamos limitar esses erros. Até agora, as coisas têm corrido bem. Nas competições internas só sofremos este jogo com o Varzim, mas isso não significa que estivesse tudo bem até então. Isto é um trabalho contínuo. Sendo o FC Porto, temos de criar ocasiões, há que ter esse equilíbrio. Sabemos do poderio ofensivo do Braga.

Otávio a realizar mais jogos: Isto vem principalmente do atleta, em alta competição não se pode facilitar nada, tem que se trabalhar de forma constante. São muitos jogos por época, há muita intensidade. O tempo de recuperação muitas vezes nem chega a 72 horas. Vamos jogar com o Braga 71 horas depois do Varzim. E o jogador tem que se preparar, não basta o treino e ir para casa. Há trabalho pré-treino, pós-treino... O corpo de um jogador é a sua maior ferramenta para ter sucesso ou não, então o jogador fica mais regular e consistente. Aconteceu isso com o Otávio.

Dificuldades que espera para o jogo: Temos de olhar para os pontos fortes do adversário. Esse é o nosso trabalho, preparar a equipa para anular os pontes fortes do adversário e explorar as suas fragilidades.

Bom momento dos minhotos, apesar da fraca prestação na Liga: Não olhamos para aquilo que é o resultado, mas sim o que deu origem a esse golo. Não acredito que houve um Braga fantástico com o Belenensas SAD e mau com o Tondela. Não há muito tempo de trabalho do treinador Ruben Amorim, mas já se percebe bem qual é a sua ideia de jogo. Não aceito que digam que o Braga seja bipolar, pois acho que as equipas adversárias é que foram diferentes e causaram problemas diferentes. O Belenenses SAD foi diferente do Tondela. Nós olhamos para os três centrais, para o duplo pivot, para a largura que dão os laterais e para a mobilidade dos homens da frente. A equipa do Braga e a sua dinâmica não é difícil descortinar, mas é difícil perceber como joga. Tem dinâmicas muito interessantes e causa muitas dificuldades aos adversários. Temos de olhar também para a reação à perda. E a troca de treinador leva a que os jogadores respeitem à letra as matrizes do novo treinador. Temos de encontrar a forma de contrariar isso e ganhar o jogo.

O que esperar do encontro?:  Perspetivo um bom jogo e que, dentro do bom espetáculo, o Dragão esteja cheia para nos apoiar, são uma mais-valia num jogo importante. São três pontos importantes para o nosso trajeto.

AntevisãoSérgio Conceição, treinador do FC Porto, faz esta quinta-feira a antevisão da partida frente ao Sporting de Braga, jogo que poderá ditar uma aproximação ao líder Benfica, que se desloca a Alvalade para jogar com o Sporting. 

Assim, a precisar de vencer, depois de um jogo complicado a meio da semana, para a Taça de Portugal, frente ao Varzim, o técnico deverá apontar as alterações que pretende introduzir para enfrentar um clube que recentemente mudou de treinador e que, por essa razão, será difícil de interpretar em termos de sistema de jogo. 

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe todos os pontos da antevisão do técnico azul e branco.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório