Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

'Remontada' também se escreve com 9 letras: As notas do Benfica-Rio Ave

Seferovic (conte lá o número de letras), entrou e só precisou de 11 minutos para 'salvar' os encarnados da surpresa na Taça de Portugal.

'Remontada' também se escreve com 9 letras: As notas do Benfica-Rio Ave
Notícias ao Minuto

08:07 - 15/01/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

O Benfica carimbou, esta terça-feira, o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, ao bater o Rio Ave, por 3-2, no estádio da Luz. Um encontro, no mínimo, 'suado', que se resume na perfeição com duas palavras de nove letras cada: 'Remontada' e 'Seferovic'.

Mas vamos por partes. Os vilacondenses entraram em campo empenhados em colocar em prática o seu futebol, o que acabaram por conseguir, em prática, graças à passividade adversária.

Passividade essa que ficou, de resto, à vista logo aos três minutos de jogo, quando, sem grandes dificuldades, Matheus Reis lançou Mehdi Taremi na frente, e Rúben Dias teve de recorrer à falta para travar o iraniano.

Dessa falta nasceu o pontapé-livre que Lucas Piazón cobrou na perfeição, dando início ao que viria a ser uma primeira parte verdadeiramente impróprio para cardíacos, que contou com mais dois golos.

O primeiro aos 13 minutos, com a assinatura de Franco Cervi, e o segundo aos 30.Taremi (sempre ele) marcou de cabeça, num lance em que Zlobin não ficou nada bem na fotografia, e que começou num pedido de penálti por parte do Benfica (coisa que viriam a fazer por mais quatro vezes até final.

Foi então que, no segundo tempo, Bruno Lage 'sacou um coelho da cartola'. O treinador arriscou, retirou Ferro e lançou Haris Seferovic, que se revelaria o 'herói' da noite, ao assinar os golos que selaram a 'cambalhota' encarnada.

O Benfica junta-se, desta maneira, ao FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal, ficando, agora, a aguardar o desfecho do encontro entre o Famalicão e o Paços de Ferreira para saber que adversário terá pela frente na próxima fase.

Figura

Não há como escapar. Haris Seferovic, tantas vezes contestado pelo universo encarnado, é a cara da passagem do Benfica às meias-finais da Taça de Portugal. Em poucos toques, que deu em poucos minutos, o suíço marcou dois golos e selou o resultado final no estádio da Luz. Estará a titularidade à vista no dérbi com o Sporting, na próxima sexta-feira?

Surpresa

Se Mehdi Taremi foi a principal figura do Rio Ave, ao sofrer a falta que resulta no golo de Lucas Piazón e ao marcar o segundo golo da equipa de Carlos Carvalhal, Matheus Reis foi uma das principais surpresas. O lateral esteve 'ligado à ficha' até bem perto do final, quando foi substituído por Pedro Amaral, e fez por merecer outro resultado.

Desilusão

Jogo muito fraco de Filipe Augusto. O médio brasileiro falhou passes atrás de passes, e somou faltas atrás de faltas, especialmente na grande área, onde arriscou, por mais do que uma vez 'oferecer' uma grande penalidade ao Benfica.

Treinadores

Bruno Lage: Inexplicável a apatia defensiva do Benfica durante praticamente todo o jogo. Chegou, de resto, a ser surpreendente a facilidade com que o Rio Ave, não só trocava a bola no próprio meio-campo, como também a facilidade com que partia para o ataque. Acabou por compensar quando, aos 60 minutos, arriscou tudo e lançou Haris Seferovic, que acabaria por resolver a partida.

Carlos Carvalhal: Mais uma bela exibição da equipa vilacondense. Qualidade individual não falta, em especial quando se tem jogadores como Mehdi Taremi, mas este é, sem dúvida, um conjunto muito bem trabalhado pelo treinador português. Critério foi, de resto, palavra de ordem numa partida em que o Rio Ave fez por merecer outro resultado.

Árbitro

Este não foi, de todo, um jogo fácil para Artur Soares Dias. O Benfica pediu um total de cinco grandes penalidades, mas a verdade é que só a quinta, na qual Pizzi caiu após contacto com Filipe Augusto, deixou mais dúvidas. Do ponto de vista disciplinar, esteve bem ao exibir o cartão amarelo a Rúben Dias logo aos três minutos, resistindo, ainda, à 'tentação' de distribuir amarelos e, eventualmente, estragar o jogo. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório