Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2020
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

11 minutos à Seferovic mantêm Benfica 'vivo' na Taça de Portugal

Internacional suíço saiu do banco na segunda parte para selar a vitória encarnada diante do Rio Ave, num encontro em que as dificuldades da equipa de Bruno Lage foram notórias.

11 minutos à Seferovic mantêm Benfica 'vivo' na Taça de Portugal

O Benfica carimbou, esta terça-feira, o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, ao vencer na receção ao Rio Ave, por 3-2, num autêntico ‘jogo de loucos’, que deixou o estádio da Luz em ‘pulgas’ até ao apito final.

Os vila-condenses estiveram a vencer por duas vezes, graças aos golos de Lucas Piazón e Mehdi Taremi, mas os encarnados deram a volta à boleia de Franco Cervi e, especialmente, Haris Seferovic, que saiu do banco para bisar e selar o resultado final.

45 minutos de ‘loucos’

Tal como tem sido apanágio ao longo de toda a carreira, Carlos Carvalhal apresentou um Rio Ave personalizado e sem medo do adversário, que desde cedo fez impor o seu futebol em pleno estádio da Luz.

Os vila-condenses procuraram construir com critério a partir da defesa, ainda que, para tal, tivesse também contribuído um Benfica pouco pressionante que permitiu ao adversário trocar a bola impávido e sereno durante largos minutos.

Foi, de resto, a partir de uma transição rápida a partir da retaguarda que, logo aos três minutos, Mehdi Taremi conquistou a falta que, não só valeu o cartão amarelo a Rúben Dias, como também o pontapé-livre do qual nasceu o (grande) golo de Lucas Piazón.

A resposta dos encarnados acabou, no entanto, por não demorar muito. Aliás, ainda nem dez minutos tinham passado desde o tento vila-condense e já Franco Cervi, a passe de Carlos Vinícius, atirava para o empate.

Mas este primeiro tempo de ‘loucos’ não estava finalizado. Por entre três grandes penalidades pedidas pelas águias e ignoradas por Artur Soares Dias, Mehdi Taremi apareceu, mais uma vez, em ação, para cabecear para o 2-1, num lance em que Ivan Zlobin não ficou nada bem na fotografia.

‘Patinho feio’ virou ‘cisne’

O segundo tempo trouxe um Benfica igualmente passivo do ponto de vista defensivo, mas ligeiramente mais acutilante no ataque. No entanto, o golo do empate acabaria por surgir apenas aos 65 minutos, fruto de um ‘coelho sacado da cartola’ por Bruno Lage.

Haris Seferovic, que tinha entrado apenas cinco minutos antes, apareceu no coração da grande área, e, após passe de cabeça de Carlos Vinícius, só teve de encostar para voltar a relançar os encarnados na partida.

O internacional suíço estava absolutamente ‘endiabrado’ e, pouco depois, conseguiu mesmo consumar a reviravolta no marcador. Pizzi cruzou e o companheiro de equipa, de primeira, rematou forte, para o 3-2 final.

O Benfica é, desta maneira, a segunda equipa apurada para as meias-finais da Taça de Portugal, depois do FC Porto, que bateu o Varzim, por 2-1. Na próxima fase, os encarnados terão pela frente o vencedor do duelo entre Famalicão e Paços de Ferreira.

Momento do jogo: Aos 60 minutos de jogo, Bruno Lage tomou a decisão que mudou todo o encontro. Lançou Haris Seferovic para o lugar de Ferro, e o suíço, que tantas vezes tem sido tratado como ‘patinho feio’, agradeceu com a marcação de um ‘bis’.

Acompanhamento

90' - O Rio Ave também mexe. Pedro Amaral entra, sai Matheus Reis.

89' - O Benfica esgota as alterações. Franco Cervi, lesionado, dá o lugar a Rafa Silva, que já não jogava desde 23 de outubro.

85' - Bruno Lage volta a mexer. Carlos Vinícius sai para dar lugar a Samaris.

82' - Esteve à vista o 4-2 para o Benfica! Chiquinho rematou forte, mas a bola foi direitinha à trave da baliza encarnada.

75' - Carlos Carvalhal mexe no Rio Ave. Sai Diego Lopes, entra Bruno Moreira.

Assim foi o golo que sentenciou a reviravolta encarnada

71' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Benfica! Seferovic está 'on fire'! O suíço, de primeira, após cruzamento de Pizzi, atirou forte e consumou a 'cambalhota' no marcador.

69' - É já a quinta vez que o Benfica pede grande penalidade! Pizzi caiu após contacto de Filipe Augusto, mas, mais uma vez, Artur Soares Dias nada assinalou.

Não perca as imagens do golo de Seferovic

65' - GOOOOOOLOOOOOO do Benfica! É de Haris SeferovicAcabado de entrar, o suíço, a passe de Carlos Vinícius, encostou para o fundo das redes.

63' - Desperdício de Vinícius... O brasileiro recebeu de peito na grande área, rodou e atirou... para as 'nuvens'.

60' - Primeira alteração na partida. Bruno Lage arrisca e lança Haris Seferovic para o lugar de Ferro. É Julian Weigl quem recua para o centro da defesa.

51' - Cartão amarelo para Diego Lopes. O médio do Rio Ave agarrou Chiquinho no meio-campo e foi admoestado.

48' - Mais um lance em que o Benfica pede penálti... Matheus Reis escorregou, caiu e os encarnados reclamaram mão na bola, mas Artur Soares Dias, por indicação do VAR, nada assinalou.

46' - Rola a bola na segunda parte do Benfica-Rio Ave. Desta feita, o pontapé de saída pertence ao conjunto encarnado.

45' - Intervalo no estádio da Luz. O Rio Ave está em vantagem sobre o Benfica graças aos golos de Lucas Piazón e Mehdi Taremi.

44' - Terceira grande penalidade negada ao Benfica! Desta vez, Artur Soares Dias foi ao VAR após lance entre Filipe Augusto e Adel Taarabt, mas após rever as imagens decidiu nada assinalar.

43' - O Benfica volta a pedir grande penalidade! Agora foi Pizzi quem caiu na grande área, mas, mais uma vez, Artur Soares Dias mandou seguir.

42' - Taremi está endiabrado! O internacional iraniano apareceu na grande área e, a passe de Nuno Santos, 'disparou' muito acima da baliza.

37' - Esteve à vista o empate na Luz! Após jogada de insistência, Franco Cervi rematou para uma defesa atenta de Paulo Vítor.

33' - O Benfica volta a 'cheirar' o golo! Chiquinho, à 'peixinho', cabeceou forte, mas para as mãos do guarda-redes do Rio Ave.

Assim foi o tento de Taremi

30' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Rio Ave! Após jogada de contra-ataque, Mehdi Taremi marca de cabeça. Ivan Zlobin não ficou nada bem na fotografia...

29' - Lance polémico na grande área do Rio Ave! Chiquinho cai após lance dividido com Filipe Augusto e pede falta, mas Artur Soares Dias mandou seguir.

22' - Mais um cartão amarelo, agora para Filipe Augusto. O médio do Rio Ave deixou-se antecipar por Chiquinho e, para evitar perder a bola, acabou por agarrar a camisola do adversário.

Fique com as imagens do tento encarnado

13' - GOOOOOOLOOOOOOO do Benfica! A passe de Vinícius, Franco Cervi apareceu na grande área e, de ângulo apertado, atirou para repor a igualdade diante do Rio Ave. Artur Soares Dias recorreu ao VAR para verificar se havia fora de jogo, mas o argentino estava em posição regular por 17 centímetros.

11' - Corte providencial de Tomás Tavares! Taremi arrancou pela ala direita e cruzou rasteiro, mas o lateral apareceu na hora H a atirar para fora.

8' - Responde o Benfica por ChiquinhoO português meteu a quinta, acelerou e, face à pressão de Tarantini, rematou para defesa apertada de Paulo Vítor.

Assim foi o golo que gelou o estádio da Luz

4' - GOOOOOOOLOOOOOOOO do Rio Ave! Na marcação de um pontapé-livre, Lucas Piazón, com um grande pontapé, bateu Ivan Zlobin e inaugurou o marcador no estádio da Luz.

3' - Primeiro cartão amarelo da partida! É para Rúben Dias, que teve de recorrer à falta para travar Mehdi Taremi, que seguia 'disparado' rumo à baliza.

0' - Pontapé de saída no estádio da Luz. Já se joga a partida dos quartos-de-final da Taça de Portugal.

'Onzes'

Benfica: Zlobin; Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro, GrimaldoWeigl, Taarabt, PizziCervi, Chiquinho e Vinícius.

Rio Ave: Paulo Vítor; Diogo Figueiras, Borevkovic, Aderllan Santos, Matheus Reis; Filipe Augusto, Tarantini, Diego; Lucas Piazon, Nuno Santos e Mehdi Taremi.

Antevisão

Benfica e Rio Ave disputam, esta terça-feira, uma vaga para as meias-finais da Taça de Portugal. Águias e vila-condenses terão que vencer esta noite no Estádio da Luz naquele que também será o segundo duelo entre Bruno Lage e Carlos Carvalhal. 

No primeiro jogo foi o treinador do Benfica quem levou a melhor na 10.ª jornada da I Liga e com uma vitória por dois golos (2-0). 

Esta noite, o Rio Ave estará a lutar olhos nos olhos com o Benfica e Carvalhal afirmou, na antevisão à partida, que vencer na Luz não é uma missão impossível. 

Acompanhe no Desporto ao Minuto o pré-jogo e o direto do encontro cujo apito inicial está agendado para as 21h15. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório