Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Volvo V90 Hybrid: Perto de 400 cv num familiar de quase cinco metros

Espaço, conforto e consumos são palavras de ordem? Foi o que fomos descobrir.

Notícias ao Minuto

09:32 - 20/12/19 por Ruben Valente

Auto Volvo

Depois de testar anteriormente o Volvo V90 D4 Momentum, com motor 2.0 turbodiesel, quisemos fazer-nos à estrada para experimentar de nossa justiça aquilo que a carrinha V90 Plug-in Hybrid nos oferece de diferente.

Em termos de carroçaria (dimensões e peso) não há diferenças entre ambas, mas é no seu coração – como quem diz motor – que reside tudo aquilo que faz da V90 Plug-in Hybrid um veículo diferente e a ter em conta.

A potência combinada do motor de combustão e do motor elétrico conferem uma agressividade que não podemos adotar no modelo a diesel.

São, no total, 390 cv de potência combinada à disposição do seu pé direito e em termos de binário máximo são 400 Nm. Tendo em conta que este é um veículo pesado e comprido - são 4,9 metros de comprimento -, só podemos agradecer à Volvo toda esta potência. Um modelo feito a pensar nas longas viagens que permite todo o conforto, satisfação e uma ótima relação com a estrada.

O único apontamento que lhe falta são mesmo as patilhas para mudança de relações. A caixa automática de oito velocidades cumpre na perfeição o que se exige dela, mas como se trata de um automóvel com quase 400 cv à nossa disposição, achamos que a Volvo poderia ter pensado numa forma de alterar as relações com mais pormenor, ainda que estejamos a falar de um veículo familiar.

Notícias ao Minuto© Notícias ao Minuto

Da potência passemos para os consumos. É aqui também uma das maiores diferenças obtidas com o lançamento da V90 Plug-in Hybrid. Com um motor a gasolina de quatro cilindros de 2000 de cilindrada e um motor elétrico de 65 kW às 7500 rpm, os consumos mistos poderão rondar os 2,6 litros/100.

Isto é… com a bateria totalmente carregada. Sempre que exista bateria, o condutor pode ficar descansado e até surpreendido. Os consumos são realmente baixos e se os trajetos percorridos forem curtos, pode mesmo fazer consumos quase irrealistas para um automóvel de 400 cv de potência. Porém, quando a bateria descarrega, o motor a gasolina fica a trabalhar por si e aí, claro, os milagres não acontecem. O consumo acaba por disparar para uma média de 9l/10l aos 100 km percorridos.

A bateria dá-nos uma autonomia, em média, de 50 km e demora a carregar na totalidade numa tomada doméstica cerca de quatro horas. No fundo, caso seja cuidadoso nesta secção dos consumos, consegue tirar um grande proveito de uma carrinha de essência pesada e veloz.

A Volvo quis juntar neste topo de gama requinte e modernidade, e podemos afirmar que fez um bom trabalho. O design não é novidade - pode ver todas as imagens em detalhe na fotogaleria acima - e não fica nada atrás dos rivais alemães. Porque na verdade há quem prefira... as suecas. Conforto, espaço para toda a família e uma ótima experiência de condução é tudo aquilo que a V90 Plug-in nos oferece. No entanto, não a qualquer preço. Os valores base deste modelo iniciam-se nos 78.518€.

Preço da versão ensaiada - 88.661€

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório