Após um conturbado estágio em Barcelos, que terminou com uma vitória (para a Taça da Liga) e com uma derrota (para a I Liga) diante do Gil Vicente, o Sporting está de regresso a Alvalade, para defrontar o Moreirense, na 13.ª jornada da I Liga.
Os leões estão proibidos de perder, sob o risco de ver o líder Benfica dilatar a vantagem para os 16 pontos. Mas a pergunta que se impõe é: Que Sporting será este que se irá apresentar este domingo?
Os leões pareciam 'lançados' no final do mês de novembro, com vitórias convincentes diante de Rosenborg, Belenenses SAD e PSV, mas voltaram a deixar-se afetar pela 'turbulência' exibicional.
Do outro lado estará um Moreirense que ocupa um confortável 11.º lugar da tabela, mas que ainda não sabe o que é vencer para o campeonato fora de portas esta temporada.
O Sporting-Moreirense, recorde-se, tem pontapé de saída agendado para as 17h30 deste domingo, e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Jorge Silas
Que jogo espera: Quando começar o jogo temos que fazer pela vida e ir à procura dos resultados. O Moreirense fará a mesma coisa. O facto de termos ganho os jogos todos em casa e eles ainda não terem ganho não diz muito. Temos que pensar em jogar para ganhar, como sempre. Corremos riscos, a nossa forma de jogar é essa.
Qualidade do plantel: Temos qualidade individual, mas acho que só isso não chega. Temos que aumentar a competitividade interna. Todos têm que ter a perceção de que aqui só há um jogador intocável, e todos sabemos porquê. Quanto aos outros, estão todos a um nível bom, mas é normal que, como alguns não têm tido tanto tempo de jogo, não estão no melhor nível.
Moreirense: É uma boa equipa, muito equilibrada, mas, se tiver que pegar num ponto mais forte, talvez seja a transição ofensiva. Depois têm um ou outro bom jogador, como o Singh, que resolve muitas vezes. São, sobretudo, uma equipa que vale pelo todo, que está dentro das expetativas. É um bom trabalho do treinador.
Vítor Campelos
Estratégia para o jogo: Vamos ter um Moreirense confiante e a pôr em campo as suas ideias de jogo. Sabemos o que temos de fazer. Temos de ser uma equipa concentrada, rigorosa e corajosa. Se colocarmos em campo, desde o primeiro minuto, o que trabalhamos, estou certo de que temos todas as probabilidades de chegar ao fim e trazer pontos.
Momento do Sporting: Mais do que pensar nos momentos das outras equipas, temos de pensar em nós, e naquilo que podemos fazer. O Sporting, como clube 'grande', independentemente de quem jogue, vai ser um adversário difícil.
Moreirense nunca ganhou em Alvalade: Gosto de falar pela positiva e nem referi isso [que o Moreirense nunca ganhou em casa do Sporting] aos jogadores. Prefiro dizer que podemos fazer o sexto jogo a pontuar e levá-los para um pensamento positivo, que é chegar a Alvalade.
Últimos 'onzes'
Sporting: Renan; Ristovski, Coates, Luís Neto, Acuña; Doumbia, Miguel Luís, Bruno Fernandes, Wendel; Bolasie e Luiz Phellype.
Moreirense: Matheus Pasinato; João Aurélio, Iago Santos, Steven Vitória, Abdu Conté; Fábio Pacheco, Pedro Nuno, Filipe Soares; Luís Machado, Luther Singh e Fábio Abreu.
Últimos resultados
Sporting: V-V-V-D-V
Moreirense: E-E-E-D-V
Ausências
Sporting: Jovane Cabral (lesionado) e Marcos Acuña (castigado).
Moreirense: /.