O antigo internacional português Deco esteve presente, esta terça-feira, na Web Summit para abordar a "mentalidade de um campeão" e sublinhou que para se ter sucesso depois do futebol é preciso trabalhar muito.
"Não me lembro exatamente [de quando começou a pensar no pós-futebol] , mas quando começas a ficar mais velho pelos 30 [anos] começamos a pensar no futuro da nossa carreira. Precisamos de pensar no futuro, eu pelos 32, 33 anos. Comecei a pensar em sair três anos antes de deixar, aos 36”, começou por dizer o ex-jogador.
“Não é fácil, é a nossa paixão, decidir é difícil, mas tem que ser um dia. Ou decides tu ou decide alguém por ti. Faz parte da carreira”, acrescentou o atual agente de jogadores.
Questionado sobre qual é o lado mais escuro do futebol, Deco não teve dúvidas em apontar “as lesões”.
"O lado escuro é quando tentas ajudar um jogador e às vezes é difícil quando vês um jogador não concretizar os seus sonhos, por causa de lesões ou de algo que pare a sua carreira. É difícil para eles e para quem está com eles", afirmou.
Deco, considerou ainda que quando se faz o que se gosta, o lado monetário fica em segundo lugar.
“Quando segues os teus sonhos e trabalhas no duro por eles, quando atinges o sucesso isso recompensa-te muito”, disse o antigo internacional português
"Quando fazes o que amas, o dinheiro vem depois. Primeiro tens de lutar pelos teus sonhos, pela tua família, o futebol pode trazer-te isso tudo, dinheiro também. Os desejos vem depois, primeiro, e é esse conselho que temos de dar os miúdos, temos de ter a motivação e a ambição para chegar lá", concluiu.