Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

'Traição' auriverde vale três pontos e deixa Sporting com lugar em risco

Bruno Wilson, jogador formado em Alvalade, marcou, aos 88 minutos, o golo que permitiu ao Tondela arrecadar a vitória na receção ao Sporting.

'Traição' auriverde vale três pontos e deixa Sporting com lugar em risco
Notícias ao Minuto

19:33 - 03/11/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Ao sétimo jogo, eis que Jorge Silas soma a segunda derrota enquanto treinador do Sporting. Depois do ‘tombo’ em Alverca, foi a vez do ‘tropeção’ em Tondela, fruto de um golo de Bruno Wilson, defesa-central com formação feita em Alvalade.

O Sporting passa, não só a ver a liderança a uma distância de dez pontos, como pode também perder o quarto lugar para o Boavista. Já o Tondela, que somou a primeira vitória da época em casa, mantém-se no sétimo lugar… a dois pontos dos leões.

Bom futebol, faltaram as oportunidades

Jorge Silas surpreendeu em Tondela, montando um Sporting assente num losango a meio-campo, com Bruno Fernandes e Miguel Luís descaídos para as alas, Luciano Vietto mais adiantado, e Bolasie (mais móvel) ao lado de Luiz Phellype.

Do outro lado, Natxo González manteve a aposta na defesa a cinco, que já tinha apresentado diante do Benfica, e acabou por complicar as intenções aos leões, que, pese embora tenham voltado a deixar bons apontamentos, encontraram dificuldades em penetrar na grande área.

O jogo esteve equilibrado, o que se refletiu na escassez de oportunidades no decorrer dos primeiros 45 minutos. A maior pertenceu, de resto, a Miguel Luís, que, aos 32 minutos, completamente sozinho na grande área, atirou por cima da baliza.

A terminar a primeira parte, um lance que promete fazer correr muita tinta. Fábio Ferreira entrou por trás sobre Doumbia e Fábio Veríssimo não pensou duas vezes, dando-lhe ordem de expulsão. No entanto, após recorrer ao VAR, o juiz voltou atrás e exibiu apenas a cartolina amarela.

Cláudio Ramos segurou, Bruno Wilson ‘matou’

Na segunda parte, o Tondela preocupou-se, maioritariamente, em defender o resultado, dando ao Sporting uma ‘esmagadora’ vantagem na posse de bola. Algo que, no entanto, não significou mais oportunidades de golo.

Os leões instalaram-se no meio-campo auriverde, mas, à falta de dinâmicas para se aproximar da baliza, foi, progressivamente, perdendo a paciência e usando e abusado dos pontapés de longe. E foi aqui que Cláudio Ramos assumiu especial preponderância.

O guarda-redes defendeu dois livres bem cobrados por Bruno Fernandes e manteve, assim, o 0-0 até aos 88 minutos, quando o Tondela deu a ‘machadada final’: Bruno Wilson foi às alturas e, de cabeça, bateu Renan.

O Sporting sofre, desta maneira, a segunda derrota da ‘era Jorge Silas’, e, com 17 pontos, corre o risco de perder o quarto lugar, caso o Boavista bata o Vitória de Setúbal. Já o Tondela, agora com 15 pontos, mantém-se no sétimo lugar.

Momento do jogo: Quando tudo parecia apontar para um empate no João Cardoso, eis que Bruno Wilson teve, literalmente, cabeça para, a passe de Pepelu, colocar a bola na baliza e selar o triunfo do Tondela sobre o Sporting.

Acompanhamento

90' - Apito final no João Cardoso! O Tondela bate o Sporting por 1-0 graças ao golo tardio de Bruno Wilson.

88' - GOOOOOOLOOOOOO do Tondela! Bruno Wilson foi às alturas e cabeceou para o fundo das redes à guarda de Cláudio Ramos.

79' - Agora é a vez de Silas fazer a última substituição. Sai Bolasie, entra Rafael Camacho.

74' - Natxo González esgota as substituições. O treinador do Tondela retira João Pedro para dar lugar a Jaquité.

72' - Fábio Veríssimo volta a apostar no cartão amarelo. Agora para João Pedro, por falta sobre Acuña.

70' - Eduardo entrou... e viu o cartão amarelo. Falta dura do médio sobre Murillo.

69' - Nova substituição no Sporting. Eduardo rende Doumbia.

67' - Cláudio Ramos volta a negar o golo a Bruno Fernandes. Mais um belo livre do médio, para mais uma bela defesa do guarda-redes.

63' - Jorge Silas promove a primeira substituição. Jesé Rodríguez entra para o lugar de Luiz Phellype.

61' Responde o Tondela! Richard fletiu da esquerda para o centro e rematou para uma defesa a dois tempos de Renan Ribeiro.

58' - Natxo González volta a mexer. Strkalj sai para dar o lugar a Jonathan Toro.

57' - Cláudio Ramos 'salva' o Tondela! O guardião esticou-se e defendeu um pontapé-livre de Bruno Fernandes que levava selo de golo.

55' - Mais um lance polémico, agora na grande área do Tondela. Bolasie e Bruno Wilson caem na grande área, mas Fábio Veríssimo marcou falta favorável aos homens da casa.

49' - Fábio Veríssimo mostra o cartão amarelo a Cláudio Ramos. O guarda-redes do Tondela demorou a marcar o pontapé de baliza e foi admoestado.

46' - Arranca a segunda parte em Tondela. Natxo González aproveita para mexer e lança Richard para o lugar de Xavier.

45' - Fábio Veríssimo apita para o intervalo. Continua tudo a 'zeros' em Tondela.

Assim foi o polémico lance que vai marcando o jogo

45+5' - Fábio Veríssimo recorre ao VAR e altera a decisão. Afinal, Filipe Ferreira recebe apenas o cartão amarelo.

45+1' - Cartão vermelho para Filipe Ferreira! O jogador do Tondela entrou com tudo sobre Doumbia e Fábio Veríssimo deu-lhe ordem de expulsão.

32' - O que acaba de falhar Miguel Luís! Após cruzamento de Ristovski, o médio, completamente sozinho na grande área, atirou por cima da baliza.

25' - Susto na grande área do Sporting! Murillo 'cavalgou' pela ala esquerda e cruzou rasteiro para o coração da grande área. Coates falhou a interceção, mas Strkalj não conseguiu aproveitar.

21' - Moufi muito queixoso... Após lance dividido, Bolasie pisa, inadvertidamente, o braço do lateral do Tondela. No entanto, tudo não terá passado de um susto.

11' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Doumbia, que esticou o pé e acertou em Pepelu.

10' - Responde o Tondela. João Pedro viu Renan adiantado e tentou surpreender de longe, mas o remate saiu muito torto.

5' - António Xavier recebe o primeiro cartão amarelo da partida. O avançado do Tondela teve uma entrada muito dura sobre Luciano Vietto.

3' - Luciano Vietto abre as 'hostilidades' em Tondela. No entanto, o remate do argentino saiu muito ao lado da baliza à guarda de Cláudio Ramos.

0' - Apito inicial em Tondela. Cabe ao Sporting dar o pontapé de saída na partida da décima jornada do campeonato nacional.

Onzes

Tondela: Cláudio Ramos; Moufi, Bruno Wilson, Yohan Tavares, Philipe Sampaio, Filipe Ferreira; Pepelu, João Pedro, Murillo, Xavier; Strkalj.

Sporting: Renan; Ristovski, Coates, Ilori, Acuña; Doumbia, Miguel Luís, Bruno Fernandes; Bolasie, Vietto e Luiz Phellype.

Antevisão

A atravessar o melhor ciclo da temporada, com cinco vitórias nos seis últimos jogos (a única derrota foi com o Alverca, para a Taça de Portugal, o Sporting vai, este domingo, a Tondela defrontar uma das equipas-sensação da presente temporada.

Os homens de Natxo González ocupam, atualmente, o sétimo posto do campeonato nacional, e, na jornada passada, estiveram mesmo muito perto de 'roubar' pontos ao Benfica, campeão nacional em título.

Um encontro que se afigura complicado para Jorge Silas, que continua sem poder contar com várias 'pedras' fulcrais, como é o caso de Rodrigo Battaglia, Jérémy Mathieu ou do castigado Wendel, que permanece 'despromovido' à equipa de sub-23 por motivos disciplinares.

O Tondela-Sporting será ajuizado pelo árbitro Fábio Veríssimo e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h30, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório