Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Um verdadeiro recital. Benfica goleia Sporting e conquista a Supertaça

A orquestra encarnada mostra que não se esqueceu de como se toca o bom futebol. Depois de uma primeira parte equilibrada, o Benfica levou a melhor e mostrou a sua superioridade no segundo tempo. É a oitava Supertaça conquistada pelas águias na sua história.

Um verdadeiro recital. Benfica goleia Sporting e conquista a Supertaça
Notícias ao Minuto

22:41 - 04/08/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Supertaça

O Benfica goleou o Sporting por 5-0, este domingo, e conquistou a Supertaça no Estádio do Algarve. Um resultado pesado, que se tornou o mais desnivelado desde 2001, ano em que o troféu passou a ser jogado a um jogo.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, o Sporting perdeu o norte na segunda parte e deixou o Benfica ser dono e senhor do jogo. A avalanche ofensiva encarnada fez estragos e tornou-se num verdadeiro pesadelo para os leões que não a conseguiram suster.

Filme do jogo

Bruno Lage já estava à espera da ‘surpresa’ de Keizer, como referiu na conferência de imprensa, e o holandês fez mesmo a sua equipa entrar com uma linha de 5 defesas. O Sporting entrou bem e nos primeiros minutos até podia ter marcado após um enorme erro de Ferro. Um corte do jovem benfiquista ia em direção à baliza mas valeu a atenção de Odysseas a evitar males maiores. A primeira defesa de várias decisivas…

O Benfica começou aos poucos a crescer no jogo e com o passar do tempo foi tomando conta do ritmo da partida. Em ataque mais posicional, em jogo interior ou pelo flanco esquerdo, era assim que a formação de Bruno Lage ia tentando criar perigo junto da baliza de Renan.

Já o Sporting investia num futebol mais direto e acutilante, sempre de olho no contra-ataque, com Bruno Fernandes e Raphinha como principais intervenientes. E mesmo com menos bola, os leões iam chegando com perigo à baliza e por duas vezes o inevitável camisola 8 do Sporting esteve perto do golo. Mas Odysseas estava em noite ‘sim’ e motivado em mostrar que o Benfica não necessita de nenhum guarda-redes. O grego esteve imperial entre os postes e só no primeiro tempo fez três enormes defesas.

Como quem não marca, arrisca-se a sofrer… o Benfica chegou à vantagem aos 40 minutos. Um passe milimétrico de Pizzi fez as honras da nova época no que às assistências diz respeito, e Rafa respondeu da melhor forma com um remate de primeiro que só parou no fundo das redes de Renan Ribeiro. Thierry Correia, que até foi um dos melhores elementos leoninos no primeiro tempo, deu espaço ao 27 das águias e Rafa não perdoou.

Segunda parte foi do sonho encarnado ao pesadelo do leão

No regresso dos balneários, o jogo parecia manter a mesma toada equilibrada. As equipas entraram contidas, mas Pizzi começou aquilo que seria um resultado de sonho para as águias e um de levar às lágrimas para o lado do Sporting.

Rafa e Pizzi trocaram de papéis e desta vez foi o 21 dos encarnados a fazer o gosto ao pé, depois de um erro tremendo de Mathieu que tentou sair a jogar. Um lance que deitou o Leão abaixo… Quatro minutos depois, novo golo para o Benfica. Grimaldo marcou de livre um dos mais belos golos da noite. Estava feito o 3-0, mas o pior ainda estava para vir.

O Sporting era uma equipa perdida em campo, a defesa estava completamente desatenta, e o Benfica não quis tirar o pé do acelerador. Aos 75 minutos, a dupla Rafa-Pizzi voltou a entrar em ação e o extremo das águias serviu mais uma vez o Pizzi para aquele que seria o 4-0 no marcador.

A goleada estava consumada, mas ainda houve tempo para mais. Chiquinho fixou o resultado final em 5-0 já no minuto 90, um golo que deixou Thierry Correia, lateral do Sporting, a chorar copiosamente em campo. Foi doloroso para os leões, porque afinal de contas esta foi a final mais desnivelada de sempre, desde que a Supertaça é jogada a um jogo.

Acompanhamento

90'- FINAL DO JOGO! O Benfica goleia o Sporting por 5-0 e conquista a Supertaça! Rafa, Pizzi (2), Grimaldo e Chiquinho marcaram os golos das águias.

90'- GOLOOOOOOOOO DO BENFICAAAAA! CHIQUINHO FAZ O QUINTO! Renan ainda evitou um primeiro remate de Seferovic, mas à segunda, o recém-entrado na equipa encarnada faz o 5-0. 

89'- DOUMBIA É EXPULSO! O médio leonino vê o segundo amarelo por falta sobre Rafa e o Sporting fica reduzido a 10 jogadores.

87'- Benfica mexe pela última vez: Raul de Tomas sai e entra Jota.

85'- Última mexida no Sporting: Entra Borja para o lugar de Acuña.

84'- Substituição no Benfica: Sai Pizzi e entra Taarabt.

82'- Sai Gabriel e entra Chiquinho na equipa do Benfica.

80'- SEFEROVIC! Nuno Tavares conduziu o contra-ataque, colocou em RDT que cruza com conta, peso e medida para o remate do suíço. Grande defesa de Renan!

VEJA AQUI O GOLO

75'- GOLOOOOOO DO BENFICAAAAA! PIZZI NOVAMENTE! Assistência de Rafa e mais um golo do médio do Benfica! A Supertaça está praticamente entregue.

73'- BRUNO FERNANDES! Remate perigoso do capitão do Sporting e defesa de Odysseas.

72'- Estão 28.636 espectadores no Estádio do Algarve.

71'- Seferovic também vê o amarelo

70'- Cartão amarelo para Bruno Fernandes.

68'- SEFEROVIC! Grande passe de Raul de Tomas e o suíço na cara de Renan permite a defesa do brasileiro! Excelente defesa do guarda-redes do Sporting.

66'- Dupla substituição no Sporting: Sai Bas Dost e Coates para a entrada de Diaby e Luiz Phellype. Está desfeita a linha de cinco defesas por parte da equipa leonina.

VEJA AQUI O GOLO

64'- GOLOOOOOOOO DO BENFICAAAAA! QUE GOLAÇO DE GRIMALDO! Livre exímio do lateral-esquerdo do clube da Luz! Renan ainda toca, mas não consegue evitar o terceiro golo do Benfica. Vida muito díficil para os leões...

62'- Cartão amarelo para Coates. O Sporting está completamente desnorteado nesta altura.

61'- QUASE O TERCEIRO! Contra-ataque rapidíssimo do ataque encarnado conduzido por Rafa e tentativa de passe para Pizzi, mas o mesmo não saiu nas melhores condições. O 21 das águias ainda tentou o remate, mas Renan defendeu.

VEJA AQUI O GOLO DO BENFICA

60'- GOLOOOOOOOO DO BENFICAAAAA! Asneira da defesa leonina... Mathieu tentou sair a jogar  e ofereceu a bola a Rafa. O 27 das águias devolveu a oferta do primeiro golo a Pizzi e desta vez foi o médio a marcar. 2-0 para o Benfica! 

56'- Bruno Fernandes parece em dificuldades... Foi ao banco colocar spray no tornozelo esquerdo.

55'- Novo remate de RDT. Muito longe e mais uma vez fácil para o guardião do Sporting. Podia ter decidido melhor...

52'- Remate de pé esquerdo de Raul de Tomas, de fora da área, mas sai frouxo e sem perigo para a baliza de Renan.

52'- Bom lance de Raphinha no flanco direito. O extremo fez a incursão para o meio, tirou Grimaldo do caminho, mas o remate saiu muito alto.

51'- Livre perigoso de Bruno Fernandes, mas a bola sai ao lado da baliza do Benfica.

50'- Novo amarelo na partida. Desta vez para Ferro, depois de uma falta sobre Raphinha.

49'- Cartão amarelo para Raphinha, após falta sobre Rafa.

46'- Cartão amarelo para Grimaldo.

46'- Recomeça a partida! Nenhuma alteração em ambas as equipas.

45+1'- INTERVALO. Clique aqui e aproveite para ver o golo que vai dando vantagem aos encarnados

45'- Cartão amarelo para Rúben Dias por protestos.

44'- Mais um remate de Acuña a tentar surpreender o guarda-redes do Benfica, mas sai ao lado!

43'- Livre de Bruno Fernandes sai muito tenso e por cima da baliza de Odysseas.

VEJA AQUI O GOLO

40'- GOLOOOOOOOOO DO BENFICAAAAA! É RAFA QUEM MARCA! Grande cruzamento de Pizzi a solicitar o remate do companheiro que, de primeira, não falha. Está feito o primeiro do jogo e é para o Benfica!

38'- QUE DEFESA DE ODYSSEAS! Mais uma vez a negar o golo a Bruno Fernandes, depois de uma grande incursão de Thierry Correia sobre o meio-campo.

35'- Cruzamento venenoso de Raphinha para Bruno Fernandes que surgia na área do Benfica sem marcação. Contudo, o médio do Sporting não conseguiu chegar ao passe do extremo brasileiro.

32'- Doumbia vê o amarelo após falta sobre Raul de Tomas.

29'- BRUNO FERNANDES! Que remate do médio leonino para uma ainda melhor defesa de Odysseas Vlachodimos! Grande momento!

27'- Seferovic!! Remate do suíço contra Renan, mas o árbitro já tinha assinalado mão na bola de Rafa.

21'- Remate de Grimaldo, mas Renan amarra!

19'- Falta sobre Pizzi perto da esquina da grande área leonina e primeiro cartão amarelo da partida mostrado a Acuña.  Livre perigoso para a baliza de Renan...

16'- Contra-ataque perigoso do Benfica! Os jogadores encarnados estavam em superioridade numérica, mas Thierry Correia cobriu bem o espaço e impediu o remate de Seferovic.

14'- Remate de meia distância de Gabriel. Fácil para o guarda-redes do Sporting.

12'- O Benfica começa a crescer e a dar sinais de querer mandar no encontro.

10'- Raul de Tomas!!! Remate de primeira à figura de Renan

8'- Bom pormenor de Raul de Tomas, mas Neto pára o lance com falta e recebe o primeiro aviso de Nuno Almeida.

6'- Bom início de jogo. Mais Sportins nestes primeiros minutos.

3'- QUASE AUTO-GOLO! Bruno Fernandes subiu pela ala esquerda, a defesa encarnada estava descompensada, e Ferro ao cortar o cruzamento do 8 dos leões quase traía Odysseas. Valeu a atenção do grego...

2'- Pizzi bateu para a área, mas Mathieu afasta o perigo.

2'- Livre em zona perigosa a favor do Benfica. Doumbia fez falta sobre Rafa.

1'- COMEÇA A PARTIDA!

0'- Os jogadores estão já a subir ao relvado. Tudo a postos para o primeiro dérbi do ano!!

0'- Decorre a cerimónia que antecede o encontro. Os Expensive Soul atuam para o público presente no Estádio do Algarve.

Onzes

Benfica: 

Odysseas, Nuno Tavares, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Florentino, Gabriel, Pizzi, Rafa, Seferovic e Raul de Tomas.

Suplentes: Zlobin, Chiquinho, Ebuehi, Jardel, Taarabt, Jota e Carlos Vinícius.

Sporting: 

Renan, Thierry Correia, Coates, Mathieu, Neto, Acuña, Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes, Raphinha e Bas Dost.

Suplentes: Luís Maximiano, Ilori, Eduardo, Vietto, Diaby, Borja e Luiz Phellype.

Acompanhamento

Benfica e Sporting enfrentam-se este domingo no primeiro jogo a 'doer' da temporada. A Supertaçandido de Oliveira coloca frente a frente no Estádio do Algarve o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal da época passada.

O Desporto ao Minuto está a acompanhar, a par e passo, as principais incidências que se relacionam com o primeiro jogo oficial do ano em Portugal.

Ao minuto

19h50: Uma espectadora especial... Dolores Aveiro está no Estádio do Algarve para assistir ao encontro entre Benfica e Sporting.

19h47: Recorde-se que o árbitro do jogo será Nuno Almeida. André Campos, Bruno Jesus e André Narciso completam a equipa de arbitragem. Jorge Sousa estará no VAR, assistido por Luís Ferreira e Nuno Manso.

19h44: Assim foi a saída dos jogadores do Sporting do autocarro.

19h36: E no do Sporting também está tudo pronto para o início do encontro.

19h35: Está tudo a postos no balneário das águias.

19h26: Benfica partilhou a chegada do seu autocarro ao Estádio do Algarve. As comitivas das duas equipas já está no recinto onde vai jogada a Supertaça.

19h10: Assim está a fanzone do Sporting.

19h00: O Sporting também já deixou a unidade hoteleira onde estava instalado e parte rumo ao Estádio do Algarve.

18h50: Equipa do Benfica já saiu do hotel e desloca-se agora para o recinto de jogo, em Faro.

18h45: A partir deste momento, os adeptos já podem entrar no Estádio do Algarve.

18h15: As portas do estádio abrem daqui a 30 minutos.

18h05: E estes são os 19 eleitos de Marcel Keizer para o encontro.

18h00: A duas horas e 45 minutos do início da partida recordemos os convocados do Benfica para esta partida.

16h28: A família Aveiro, de Cristiano Ronaldo, vestiu-se a rigor para apoiar o Sporting. Ora veja.

16h25: Muitos adeptos já se encontram em Faro, nas imediações do Estádio do Algarve.

15h00: "Já só falta entrar em campo", escreve o Benfica.

14h05: Jogadores do Sporting descontraem antes do encontro.

11h00: O Sporting mostra motivação para o primeiro jogo da temporada.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório