Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Dragão vence com golaço brasileiro e (muito) talento japonês

FC Porto derrotou o Fulham, por 1-0, em Albufeira, no primeiro jogo de preparação longe do Olival.

Dragão vence com golaço brasileiro e (muito) talento japonês

Depois de três jogos à porta fechada no Olival, que resultaram noutros tantos triunfos [diante de Águeda, Varzim, Penafiel], o FC Porto repetiu nova vitória, desta feita em Albufeira, onde derrotou os ingleses do Fulham, por 1-0.

Da época passada, apenas seis caras se mantiveram no onze titular - Pepe, Alex Telles, Danilo, Otávio, Corona e Soares -, com Sérgio Conceição a apostar em três reforços: Marcano, Saravia e Nakajima.

O FC Porto dominou a seu belo prazer a etapa inicial, beneficiando das melhores ocasiões, apesar do susto inicial provocado por Kamara que, bem posicionado dentro da área, não conseguiu desviar para a baliza de Diogo Costa.

Depois de alguns avisos, sem grande perigo para a baliza do Fulham, eis que Danilo, à passagem dos 16 minutos, atirou do meio da rua para defesa apertada de Bettinelli, com os punhos. Aos 25', o reforço Nakajima serviu Corona para o tento inaugural, mas o guardião do emblema londrino, atento, saiu da grande área e chegou mais depressa para um corte providencial.

Os 'capítulos' ofensivos desta história só se escreviam a azul e branco e, aos 28', o avançado nipónico ganhou uma bola, de fora da área, para de primeira testar os reflexos do guarda-redes de Craven Cottage.

E tantas vezes vai o cântaro à fonte que algum dia lá deixa a asa... e foi nas 'asas' de Otávio que o FC Porto voou para o primeiro da partida, aos 29', na transformação de um exímio pontapé de bicicleta. Na etapa complementar, Sérgio Conceição mexeu quatro peças no 'xadrez', tirando Diogo Costa, Saravia, Sérgio Oliveira e Otávio, para as entradas de Vaná, Tomás Esteves, Bruno Costa e Romário, respetivamente.

Numa etapa inicial, em que Nakajima foi o reforço em maior destaque nos azuis, Marcano também não ficou nada atrás e, após uma temporada em que saiu do FC Porto para a AS Roma, é caso para dizer que não desaprendeu o que Conceição lhe ensinou, a exemplo disso foi o corte exímio que efetuou, aos 56', sobre o avançado francês Aboubakar Kamara. 

No decorrer da etapa complementar, aos 67 minutos, nenhum jogador que tivesse iniciado o encontro continuava no tapete verde e, por isso, não foi de espantar que algumas rotações na máquina azul e branca não parecessem tão afinadas. O motor não funcionou da melhor forma e a criação de lances ofensivos escasseou, e de que maneira, mas, em abono da verdade, o dragão da segunda parte também não passou por grandes sobressaltos ofensivos.

O dragão passou no exame inglês e, na próxima sexta-feira, terá teste bem mais difícil, desta feita diante do Real Betis Balompié, onde milita o português William Carvalho. 

Onze inicial do FC Porto: Diogo Costa, Saravia, Pepe, Marcano, Alex Telles; Danilo, Sérgio Oliveira, Otávio, Corona, Nakajima e Soares.

Suplentes: Vaná, Mbaye, Osorio, Diogo Leite, Diogo Queirós, Tomás Esteves, Bruno Costa, Romário, Loum, Zé Luís, Luis Díaz, Aboubakar, Fernando Andrade, Fábio Silva, Galeno e Madi

Onze inicial do Fulham: Bettinelli, Christie, Odoi, Mawson, Bryan, McDonald, Johansen, Cairney, Kebano, Mitrović, Kamara

Suplentes: Fabri, Rodak, Sessegnon, Le Marchand, Opoku, Edun, de la Torre, O’Riley, Cavaleiro, Fonte, Ayité, Francois, Mundle-Smith

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório