Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Há 15 anos, Ricardo tirava as luvas e 'mandava os ingleses para casa'

Antigo guardião português viveu uma noite sem igual na carreira.

Há 15 anos, Ricardo tirava as luvas e 'mandava os ingleses para casa'
Notícias ao Minuto

15:52 - 24/06/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Euro'2004

O futebol guarda memórias especiais e momentos inesquecíveis. Este é, de facto, um desses momentos. Voltamos a 24 de junho de 2004. Portugal jogava o Euro, precisamente em casa, e para chegar às meias-finais da competição precisava de derrotar a seleção da Inglaterra. O tempo regulamentar contou com um jogo de loucos e no final o empate imperou (1-1). Seguiu-se um prolongamento igualmente frenético e com um golo para cada lado. A lotaria do pénaltis era aquilo que restava para que o vencedor da partida fosse encontrado e foi aqui que surgiu o herói improvável.

Ricardo, antigo guardião português que brilhou no Boavista e no Sporting, decidiu assumir todo o protagonismo no  momento em que Darius Vassell se aproximou da marca do castigo máximo. O inglês tentou meter a bola no canto esquerdo da baliza, mas viu Ricardo (sem luvas!) voar e defender aquela bola.

Como se isso não bastasse, Ricardo também assumiu a responsabilidade de marcar a grande penalidade decisiva. Com David James na baliza inglesa, o guardião português converteu na perfeição o penálti em golo, lançou a 'loucura' no Estádio da Luz e garantiu um lugar nas meias-finais à seleção nacional. 

Ainda se lembra deste momento? Confira o vídeo e recorde este episódio com um lugar especial na história do futebol português. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório