O futebol guarda memórias especiais e momentos inesquecíveis. Este é, de facto, um desses momentos. Voltamos a 24 de junho de 2004. Portugal jogava o Euro, precisamente em casa, e para chegar às meias-finais da competição precisava de derrotar a seleção da Inglaterra. O tempo regulamentar contou com um jogo de loucos e no final o empate imperou (1-1). Seguiu-se um prolongamento igualmente frenético e com um golo para cada lado. A lotaria do pénaltis era aquilo que restava para que o vencedor da partida fosse encontrado e foi aqui que surgiu o herói improvável.
Ricardo, antigo guardião português que brilhou no Boavista e no Sporting, decidiu assumir todo o protagonismo no momento em que Darius Vassell se aproximou da marca do castigo máximo. O inglês tentou meter a bola no canto esquerdo da baliza, mas viu Ricardo (sem luvas!) voar e defender aquela bola.
Como se isso não bastasse, Ricardo também assumiu a responsabilidade de marcar a grande penalidade decisiva. Com David James na baliza inglesa, o guardião português converteu na perfeição o penálti em golo, lançou a 'loucura' no Estádio da Luz e garantiu um lugar nas meias-finais à seleção nacional.
Ainda se lembra deste momento? Confira o vídeo e recorde este episódio com um lugar especial na história do futebol português.