‘The sky is red’: Liverpool é o novo rei da Europa

Reds derrotaram o Tottenham, por 2-0, na final da Liga dos Campeões, em Madrid.

Notícia

© Reuters

Ricardo Santos Fernandes
01/06/2019 21:56 ‧ 01/06/2019 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Liverpool

You’ll Never Walk Alone! Este é o lema, o hino do novo campeão europeu. O Real Madrid passou, neste sábado, o testemunho ao Liverpool, clube que ergueu a sexta Liga dos Campeões da sua história, na sequência da vitória diante do Tottenham, por 2-0, no Wanda Metropolitano.

The sky is blue? Não, não é. É vermelho, é o vermelho do Liverpool que percorre as ruas da cidade dos Beatles, da capital espanhola e que um pouco por todo mundo domina as televisões dos quatro cantos do mundo.

A final de hoje não vai ficar para a história, porque o encontro não foi de primeira ‘apanha’, mas saiu vencedor um clube que foi mais calculista, jogou melhor com e sem bola, frente a um adversário que despertou apenas nos 20 minutos finais. Para a história ficam os golos de Salah, de grande penalidade, aos dois minutos e de Origi, aos 87’.

Penálti, um pouco de sal(ah), mas a pimenta ficou por Inglaterra

Na anterior edição da Liga dos Campeões, o Real Madrid consagrou-se campeão europeu pelo terceiro ano consecutivo, numa final onde Salah saiu lesionado no decorrer da etapa inicial.

Se o faraó não deu o seu contributo no País de Gales, em Madrid o egípcio cedo vestiu o fato de gala para adiantar os reds no marcador, logo aos dois minutos, após Demir Skomina apontar para a marca dos 11 metros, num lance em que o árbitro esloveno considerou existir braço de Sissoko na bola. Esse foi o lance flagrante dos primeiros 45 minutos, onde Alisson foi um mero espetador. O Tottenham não conseguiu efetuar um remate entre os postes, e os dois operados nasceram de fora da área dos reds.

Imperou a inteligência de um Liverpool que pautou os ritmos do encontro, entregando deliberadamente a posse de bola a um conjunto londrino, que somou inúmeras dificuldades na conquista dos duelos individuais.

A etapa complementar começou sem substituições nas duas equipas, um Kane mais encostado à ala esquerda, todavia numa senda infrutífera de conseguir remates à baliza. E Mauricio Pochettino teve de ‘esfregar a lâmpada’ para encontrar uma solução no banco, de seu nome Lucas Moura, o ‘herói de Amesterdão’, que marcou os três golos dos spurs na meia-final diante do Ajax.

E sete minutos depois, lá nasceu o primeiro remate à baliza dos spurs, neste caso por intermédio de Dele Alli. Todavia, os lances de maior perigo surgiram depois: Son e Delle Alli testaram os reflexos de Alisson, aos 80 minutos, para cinco minutos depois o guarda-redes brasileiro executar a defesa da noite, na sequência de um livre direto de Eriksen.

As finais não são para jogar, mas para ganhar, e na base de um jogo que não ficará na memória dos adeptos do futebol, o Liverpool cumpriu essa tese da melhor forma. No único remate à baliza, na etapa complementar, os reds aplicaram o xeque-mate na partida com um golo de Origi, aos 87 minutos.

RELATO DO JOGO

90+5' - TERMINA O ENCONTRO! LIVERPOOL CONQUISTA A SEXTA LIGA DOS CAMPEÕES DA SUA HISTÓRIA!

90' - Cinco minutos de compensação!

90' - Joe Gomez reforça a defesa, em detrimento de Mané.

87' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO LIVERPOOL! MARCA ORIGI! XEQUE-MATE NO ENCONTRO! No coração da grande área, o belga apareceu solto de marcação, para rematar cruzado para o 2-0 no encontro!

85' - QUE FALHANÇO! Son falha à boca da baliza de Alison, mas já havia fora de jogo!

85' - QUE DEFESA MONUMENTAL DE ALISSON! A mão divina do brasileiro a funcionar, após remate de Eriksen. 

81' - Substituição no Tottenham: Llorente entra para o lugar de Alli. 

80' - ALISSON, GIGANTE! Primeiro Son, de fora da área, e depois Dele Alli já no coração da área consegue segurar a 'redondinha'.

79' - Melhores momentos do Tottenham no encontro. Dele Alli quase consegue marcar, após um passe de Trippier.

74' - Alteração no Tottenham: Eric Dier rende Sissoko.

73'- ACONTECEU! ACONTECEU! ACONTECEU! Dele Alli consegue o primeiro remate à baliza de Allison, todavia a bola foi segurada tranquilamente pelo guardião brasileiro.

69' - QUASE O SEGUNDO GOLO DO LIVERPOOL! Salah assiste Milner, mas o internacional inglês remata junto ao poste direito da baliza de Lloris.

66' - Alteração nos spurs: entra Lucas Moura para o lugar de Winks.

64' - Eriksen tenta isolar Son, mas a defesa dos reds ganha na velocidade.

62' - Nova alteração no Liverpool: entra Milner, para o lugar de Wijnaldum.

59' - Substituição no Liverpool: Origi rende Firmino

55' - TOTTENHAM À BEIRA DO GOLO! Son remata, mas Arnold interceptou com grande classe! 

53' - ESPETACULAR LLORIS! Cruzamento de Robertson para Mané, que aparece em posição privilegiada, mas o francês evitou males maiores, após sair aos pés do senegalês.

49' - Kane, que joga a partir da ala esquerda, começa a ter as primeiras aparições no encontro.

46' - Começou a segunda parte, sem alterações nas duas formações.

Curiosidade: O Tottenham nunca chegou ao intervalo a vencer na presente edição da Liga dos Campeões.

45+2 - Intervalo no Wanda Metropolitano! Liverpool em vantagem com  golo de Salah, aos dois minutos, de grande penalidade!

45' - Dois minutos de compensação!

43' - Liverpool joga com o cronómetro, atuando com tranquilidade e pautando os ritmos do encontro! Pouca verticalidade para os spurs, que perdem quase todos os duelos para os homens de Klopp.

38' - QUE DEFESA DE LLORIS! Robertson aparece em posição frontal, com espaço para rematar, e o 'tiro' pegou fogo às mãos do guarda-redes francês.

34' - QUE JOGADA DE PERIGO!  Dele Alli invadiu a grande área, tentou cruzar, mas Alexander-Arnold interceta e evita males maiores.

Recordar que em 2018, na anterior final da Liga dos Campeões, Salah saiu lesionado, à passagem dos 30 anos, hoje é o herói que alimenta o sonho red, em Madrid. Salah é o primeiro egípcio da história a marcar numa final europeia

20' - GRANDE CORTE DE ARNOLD! Numa altura em que Son se encaminhava sozinho para a grande área dos spurs, após um superior passe de Dele Alli.

19'- Adepta em trajes menores invade o terreno de jogo e é escoltada para fora do relvado por agentes policiais!

17' - Remate de Alexander Arnold, junto à esquina da grande área, a sair bem perto do poste direito da baliza de Lloris.

15' - O Liverpool mantém-se confortável no encontro, gerindo a seu belo prazer as rédeas do encontro. Sem oportunidades de maior criadas, o Tottenham não consegue encontrar soluções para descobrir a baliza de Allisson.

Confira aqui o primeiro golo da final da Champions

2' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO LIVERPOOL! MARCA SALAH! É A LOUCURA RED NO WANDA METROPOLITANO! Lloris ainda acertou no lado, mas a 'bomba' bem colocada do egípcio não deu hipóteses... e o Tottenham em desvantagem no marcador.

1' - PENÁLTI PARA O LIVERPOOL... AOS 28 SEGUNDOS! Bola no braço de Sissoko, o árbitro consulta o VAR e mantém a sua decisão.

1'- ROLA A BOLA NO WANDA METROPOLITANO!

20h01: Minuto de silêncio em memória de José António Reyes, que faleceu hoje na sequência de um acidente de viação, aos 35 anos.

19h57: Já se ouve o maravilhoso e arrepiante hino da Liga dos Campeões!

19h56: As duas equipas entram no tapete verde do Wanda Metropolitano.

19h51: Jorge Jesus marca presença no Wanda Metropolitano, na companhia do presidente do Flamengo.

19h45: Começou a cerimónia de apresentação ao som dos Imagine Dragons.

18h50: JÁ SE CONHECE TAMBÉM O ONZE DO TOTTENHAM! Lloris; Trippier, Alderweireld, Vertonghen, Rose; Sissoko, Winks, Eriksen; Dele Alli, Kane, Son.

18h45: JÁ SE CONHECE O ONZE DO LIVERPOOL! Alisson, Alexander-Arnold, Van Dijk, Matip, Robertson, Fabinho, Henderson, Wijnaldum, Salah, Mané e Firmino. 

18h40: Equipa do Liverpool também já se encontra no estádio.

18h29: Autocarro dos spurs acaba de chegar ao Wanda Metropolitano.

18h27: Confira as imagens da festa inglesa em Madrid.

17h12: Wanda Metropolitano colocou uma placa em homenagem a Reyes. Saiba mais.

16h55: Arrepiante. Milhares de adeptos do Liverpool calaram Madrid com este hino.

16h33: Quem vai levar o troféu? A Taça das duas 'grandes orelhas' já está no Wanda Metropolitano.

15h48: As duas equipas vão realizar um minuto de silêncio, antes do início do encontro. 

15h34: Sósia de Klopp apareceu em Madrid. Adeptos do Liverpool reagiram assim.

14h46: Detida mulher que vendia bilhetes falsos a mais de oito mil euros. 

Antevisão: Onze anos depois de Manchester United e Chelsea se encontrarem em Moscovo para a final da Liga dos Campeões, eis que Liverpool e Tottenham repetem nova receita 100% inglesa no jogo mais importante do Velho Continente, a nível de clubes [no total já se realizaram seis finais entre equipas do mesmo país].

O Liverpool procura 'vingar' a final perdida no ano anterior, em que saiu derrotado pelo Real Madrid, por 1-3. Um jogo em que perdeu Salah por lesão, no decorrer da primeira parte, onde viu Karius sofrer uma concussão cerebral no decorrer da etapa complementar e terminou a ser vítima de uma maldade de Gareth Bale, que selou o triunfo merengue na sequência de um pontapé de bicicleta.

Em caso de triunfo, os reds alcançaram a sua sexta Liga dos Campeões do palmarés, em nove finais disputadas, ao revés de um Tottenham que está pela primeira vez no duelo decisivo da prova milionária.

Os spurs são o 40º clube a atingir a final e os primeiros estreantes desde o Chelsea em 2008, podendo tornar-se na 23ª equipa a vencer a máxima competição de clubes. Recordar que os dois conjuntos já se defrontaram por 172 ocasiões, em todas as competições, sendo que a vantagem sorri aos pupilos de Jurgen Klopp que triunfaram por 82 ocasiões, tendo-se registado 42 igualdades e 48 triunfos dos spurs. Na presente época, o Liverpool venceu os dois encontros da Premier League, e pelo mesmo resultado (2-1).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A curiosa publicação de Iván Fresneda após o Benfica-Sporting

I Liga

A curiosa publicação de Iván Fresneda após o Benfica-Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Trânsito

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas