Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

‘The sky is red’: Liverpool é o novo rei da Europa

Reds derrotaram o Tottenham, por 2-0, na final da Liga dos Campeões, em Madrid.

‘The sky is red’: Liverpool é o novo rei da Europa

You’ll Never Walk Alone! Este é o lema, o hino do novo campeão europeu. O Real Madrid passou, neste sábado, o testemunho ao Liverpool, clube que ergueu a sexta Liga dos Campeões da sua história, na sequência da vitória diante do Tottenham, por 2-0, no Wanda Metropolitano.

The sky is blue? Não, não é. É vermelho, é o vermelho do Liverpool que percorre as ruas da cidade dos Beatles, da capital espanhola e que um pouco por todo mundo domina as televisões dos quatro cantos do mundo.

A final de hoje não vai ficar para a história, porque o encontro não foi de primeira ‘apanha’, mas saiu vencedor um clube que foi mais calculista, jogou melhor com e sem bola, frente a um adversário que despertou apenas nos 20 minutos finais. Para a história ficam os golos de Salah, de grande penalidade, aos dois minutos e de Origi, aos 87’.

Penálti, um pouco de sal(ah), mas a pimenta ficou por Inglaterra

Na anterior edição da Liga dos Campeões, o Real Madrid consagrou-se campeão europeu pelo terceiro ano consecutivo, numa final onde Salah saiu lesionado no decorrer da etapa inicial.

Se o faraó não deu o seu contributo no País de Gales, em Madrid o egípcio cedo vestiu o fato de gala para adiantar os reds no marcador, logo aos dois minutos, após Demir Skomina apontar para a marca dos 11 metros, num lance em que o árbitro esloveno considerou existir braço de Sissoko na bola. Esse foi o lance flagrante dos primeiros 45 minutos, onde Alisson foi um mero espetador. O Tottenham não conseguiu efetuar um remate entre os postes, e os dois operados nasceram de fora da área dos reds.

Imperou a inteligência de um Liverpool que pautou os ritmos do encontro, entregando deliberadamente a posse de bola a um conjunto londrino, que somou inúmeras dificuldades na conquista dos duelos individuais.

A etapa complementar começou sem substituições nas duas equipas, um Kane mais encostado à ala esquerda, todavia numa senda infrutífera de conseguir remates à baliza. E Mauricio Pochettino teve de ‘esfregar a lâmpada’ para encontrar uma solução no banco, de seu nome Lucas Moura, o ‘herói de Amesterdão’, que marcou os três golos dos spurs na meia-final diante do Ajax.

E sete minutos depois, lá nasceu o primeiro remate à baliza dos spurs, neste caso por intermédio de Dele Alli. Todavia, os lances de maior perigo surgiram depois: Son e Delle Alli testaram os reflexos de Alisson, aos 80 minutos, para cinco minutos depois o guarda-redes brasileiro executar a defesa da noite, na sequência de um livre direto de Eriksen.

As finais não são para jogar, mas para ganhar, e na base de um jogo que não ficará na memória dos adeptos do futebol, o Liverpool cumpriu essa tese da melhor forma. No único remate à baliza, na etapa complementar, os reds aplicaram o xeque-mate na partida com um golo de Origi, aos 87 minutos.

RELATO DO JOGO

90+5' - TERMINA O ENCONTRO! LIVERPOOL CONQUISTA A SEXTA LIGA DOS CAMPEÕES DA SUA HISTÓRIA!

90' - Cinco minutos de compensação!

90' - Joe Gomez reforça a defesa, em detrimento de Mané.

87' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO LIVERPOOL! MARCA ORIGI! XEQUE-MATE NO ENCONTRO! No coração da grande área, o belga apareceu solto de marcação, para rematar cruzado para o 2-0 no encontro!

85' - QUE FALHANÇO! Son falha à boca da baliza de Alison, mas já havia fora de jogo!

85' - QUE DEFESA MONUMENTAL DE ALISSON! A mão divina do brasileiro a funcionar, após remate de Eriksen. 

81' - Substituição no Tottenham: Llorente entra para o lugar de Alli. 

80' - ALISSON, GIGANTE! Primeiro Son, de fora da área, e depois Dele Alli já no coração da área consegue segurar a 'redondinha'.

79' - Melhores momentos do Tottenham no encontro. Dele Alli quase consegue marcar, após um passe de Trippier.

74' - Alteração no Tottenham: Eric Dier rende Sissoko.

73'- ACONTECEU! ACONTECEU! ACONTECEU! Dele Alli consegue o primeiro remate à baliza de Allison, todavia a bola foi segurada tranquilamente pelo guardião brasileiro.

69' - QUASE O SEGUNDO GOLO DO LIVERPOOL! Salah assiste Milner, mas o internacional inglês remata junto ao poste direito da baliza de Lloris.

66' - Alteração nos spurs: entra Lucas Moura para o lugar de Winks.

64' - Eriksen tenta isolar Son, mas a defesa dos reds ganha na velocidade.

62' - Nova alteração no Liverpool: entra Milner, para o lugar de Wijnaldum.

59' - Substituição no Liverpool: Origi rende Firmino

55' - TOTTENHAM À BEIRA DO GOLO! Son remata, mas Arnold interceptou com grande classe! 

53' - ESPETACULAR LLORIS! Cruzamento de Robertson para Mané, que aparece em posição privilegiada, mas o francês evitou males maiores, após sair aos pés do senegalês.

49' - Kane, que joga a partir da ala esquerda, começa a ter as primeiras aparições no encontro.

46' - Começou a segunda parte, sem alterações nas duas formações.

Curiosidade: O Tottenham nunca chegou ao intervalo a vencer na presente edição da Liga dos Campeões.

45+2 - Intervalo no Wanda Metropolitano! Liverpool em vantagem com  golo de Salah, aos dois minutos, de grande penalidade!

45' - Dois minutos de compensação!

43' - Liverpool joga com o cronómetro, atuando com tranquilidade e pautando os ritmos do encontro! Pouca verticalidade para os spurs, que perdem quase todos os duelos para os homens de Klopp.

38' - QUE DEFESA DE LLORIS! Robertson aparece em posição frontal, com espaço para rematar, e o 'tiro' pegou fogo às mãos do guarda-redes francês.

34' - QUE JOGADA DE PERIGO!  Dele Alli invadiu a grande área, tentou cruzar, mas Alexander-Arnold interceta e evita males maiores.

Recordar que em 2018, na anterior final da Liga dos Campeões, Salah saiu lesionado, à passagem dos 30 anos, hoje é o herói que alimenta o sonho red, em Madrid. Salah é o primeiro egípcio da história a marcar numa final europeia

20' - GRANDE CORTE DE ARNOLD! Numa altura em que Son se encaminhava sozinho para a grande área dos spurs, após um superior passe de Dele Alli.

19'- Adepta em trajes menores invade o terreno de jogo e é escoltada para fora do relvado por agentes policiais!

17' - Remate de Alexander Arnold, junto à esquina da grande área, a sair bem perto do poste direito da baliza de Lloris.

15' - O Liverpool mantém-se confortável no encontro, gerindo a seu belo prazer as rédeas do encontro. Sem oportunidades de maior criadas, o Tottenham não consegue encontrar soluções para descobrir a baliza de Allisson.

Confira aqui o primeiro golo da final da Champions

2' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO LIVERPOOL! MARCA SALAH! É A LOUCURA RED NO WANDA METROPOLITANO! Lloris ainda acertou no lado, mas a 'bomba' bem colocada do egípcio não deu hipóteses... e o Tottenham em desvantagem no marcador.

1' - PENÁLTI PARA O LIVERPOOL... AOS 28 SEGUNDOS! Bola no braço de Sissoko, o árbitro consulta o VAR e mantém a sua decisão.

1'- ROLA A BOLA NO WANDA METROPOLITANO!

20h01: Minuto de silêncio em memória de José António Reyes, que faleceu hoje na sequência de um acidente de viação, aos 35 anos.

19h57: Já se ouve o maravilhoso e arrepiante hino da Liga dos Campeões!

19h56: As duas equipas entram no tapete verde do Wanda Metropolitano.

19h51: Jorge Jesus marca presença no Wanda Metropolitano, na companhia do presidente do Flamengo.

19h45: Começou a cerimónia de apresentação ao som dos Imagine Dragons.

18h50: JÁ SE CONHECE TAMBÉM O ONZE DO TOTTENHAM! Lloris; Trippier, Alderweireld, Vertonghen, Rose; Sissoko, Winks, Eriksen; Dele Alli, Kane, Son.

18h45: JÁ SE CONHECE O ONZE DO LIVERPOOL! Alisson, Alexander-Arnold, Van Dijk, Matip, Robertson, Fabinho, Henderson, Wijnaldum, Salah, Mané e Firmino. 

18h40: Equipa do Liverpool também já se encontra no estádio.

18h29: Autocarro dos spurs acaba de chegar ao Wanda Metropolitano.

18h27: Confira as imagens da festa inglesa em Madrid.

17h12: Wanda Metropolitano colocou uma placa em homenagem a Reyes. Saiba mais.

16h55: Arrepiante. Milhares de adeptos do Liverpool calaram Madrid com este hino.

16h33: Quem vai levar o troféu? A Taça das duas 'grandes orelhas' já está no Wanda Metropolitano.

15h48: As duas equipas vão realizar um minuto de silêncio, antes do início do encontro. 

15h34: Sósia de Klopp apareceu em Madrid. Adeptos do Liverpool reagiram assim.

14h46: Detida mulher que vendia bilhetes falsos a mais de oito mil euros. 

Antevisão: Onze anos depois de Manchester United e Chelsea se encontrarem em Moscovo para a final da Liga dos Campeões, eis que Liverpool e Tottenham repetem nova receita 100% inglesa no jogo mais importante do Velho Continente, a nível de clubes [no total já se realizaram seis finais entre equipas do mesmo país].

O Liverpool procura 'vingar' a final perdida no ano anterior, em que saiu derrotado pelo Real Madrid, por 1-3. Um jogo em que perdeu Salah por lesão, no decorrer da primeira parte, onde viu Karius sofrer uma concussão cerebral no decorrer da etapa complementar e terminou a ser vítima de uma maldade de Gareth Bale, que selou o triunfo merengue na sequência de um pontapé de bicicleta.

Em caso de triunfo, os reds alcançaram a sua sexta Liga dos Campeões do palmarés, em nove finais disputadas, ao revés de um Tottenham que está pela primeira vez no duelo decisivo da prova milionária.

Os spurs são o 40º clube a atingir a final e os primeiros estreantes desde o Chelsea em 2008, podendo tornar-se na 23ª equipa a vencer a máxima competição de clubes. Recordar que os dois conjuntos já se defrontaram por 172 ocasiões, em todas as competições, sendo que a vantagem sorri aos pupilos de Jurgen Klopp que triunfaram por 82 ocasiões, tendo-se registado 42 igualdades e 48 triunfos dos spurs. Na presente época, o Liverpool venceu os dois encontros da Premier League, e pelo mesmo resultado (2-1).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório