Meteorologia

  • 20 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Os oito dossiers que Vieira tem para fechar e que podem valer milhões

De Facundo Ferreyra a André Carrillo, são estas as possibilidades em cima da mesa.

Os oito dossiers que Vieira tem para fechar e que podem valer milhões

O Benfica já prepara a temporada que se avizinha depois de ter terminado a última com a conquista do 37.º título de campeão nacional. O plantel está em período de férias e regressa apenas a 1 de julho, data em que começa pré-época. No entanto, até lá, a direção encarnada, liderada por Luís Filipe Vieira, terá de resolver alguns processos pendentes referentes aos jogadores que se encontram emprestados pelo clube da Luz. 

O primeiro problema pode estar em Facundo Ferreyra. Chegado à Luz no último verão, o avançado argentino não conseguiu confirmar os créditos de goleador que trazia do futebol ucraniano. O Benfica conseguiu emprestá-lo ao Espanyol, em janeiro, aliviando a folha salarial fruto do elevado ordenado de Ferreyra. Porém, o emblema espanhol quer, segundo revela a imprensa local, antecipar o final do empréstimo que estava apenas acordado para junho de... 2020. Espanyol e Benfica terão agora de arranjar uma solução que agrade a ambas das partes, mas um regresso à Luz estará longe de acontecer. 

Alfa Semedo também não convenceu no Espanyol, mas o final da cedência estava agendado para o fim da época que agora terminou. Formado na Luz, os encarnados foram 'repescar' este médio luso-guineense ao Moreirense. Na primeira metade da época foi utilizado por Rui Vitória, estando à frente de Samaris nas opções, mas em janeiro acompanhou Ferreyra na mudança para Espanha. 

Com o futuro de Fejsa em aberto, Alfa Semedo poderá merecer uma oportunidade na pré-época para mostrar serviço a Bruno Lage. O técnico encarnado deverá querer ver de perto as qualidades de Semedo e só aí ficará decidido o seu futuro. 

Diogo Gonçalves é outro caso cujo desfecho é, neste momento, imprevisível. O extremo português de 22 anos foi emprestado ao Nottingham Forest na última temporada, mas não convenceu o emblema inglês a exercer a opção de compra que estava contemplada no contrato de cedência temporária. O jovem internacional português deverá apresentar-se no Seixal para o primeiro dia de pré-época e até pode beneficiar das possíveis saídas de Franco Cervi e Zivkovic, dupla de extremos que já foi apontada à porta de saída. 

Quem também regressa de período de empréstimo é Pedro Pereira. Com Rui Vitória, o jovem lateral de 21 anos ainda chegou a ter oportunidades na equipa principal das águias, mas ficou muito longe de convencer os adeptos encarnados. Foi emprestado ao Génova e ajudou a equipa italiana a assegurar a permanência na Serie A. Os encarnados vão perder um lateral direito - Sébastian Corchia deve regressar ao Sevilla após fim do empréstimo - e Bruno Lage precisará de um jogador que concorra pelo lugar de titular com André Almeida. 

Bruno Varela também estará de volta depois de um empréstimo ao Ajax. O guardião português não somou qualquer minuto em jogos oficiais pelo emblema holandês, mas conquistou dois títulos: o campeonato e a Taça da Holanda. Com Svilar na porta de saída - deverá ser emprestado -, abre-se uma vaga no leque de opções para a baliza encarnada.  

Por clarificar está a situação de Cristian Lema, central argentino que chegou à Luz no último verão a custo zero. Em janeiro foi emprestado ao Peñarol, mas a cedência termina em junho, pelo que deverá regressar a Portugal. Resta saber se terá lugar na pré-temporada encarnada. 

Todos contam: os exemplos 

A chegada de Bruno Lage ao comando técnico do Benfica trouxe uma nova vida a jogadores que pareciam estar destinados ao insucesso no clube encarnado. Samaris era terceira opção e Adel Taarabt estava 'esquecido' na equipa B das águias.

O grego ganhou a confiança de Lage e acabou a época como uma das melhores unidades encarnadas e com participação direta na conquista do campeonato. O médio terminava contrato em junho, mas foi premiado com uma renovação de quatro anos. Um claro voto de confiança do treinador... e do presidente Luís Filipe Vieira. 

Por seu turno, Taarabt conseguiu, ao fim de quatro anos, estrear-se finalmente na equipa principal do Benfica, merecendo, em diversas ocasiões, rasgados elogios por parte de Bruno Lage. A entrega, o esforço e o espírito de equipa do criativo marroquino convenceram o técnico encarnado a dar-lhe uma oportunidade. Fez seis jogos no campeonato, um deles a titular, e outro na Taça de Portugal. No final da época não se esqueceu de agradecer a Lage e prometeu entrega total ao clube da Luz.

Estes são dois casos que podem servir de exemplo aos jogadores que regressem na nova temporada à Luz. Sob o lema 'Todos contam', Bruno Lage já deixou claro que apenas pede duas coisas aos jogadores: entrega e trabalho. 

Dupla deve valer encaixe significativo 

Ao contrário dos nomes acima referenciados, André Carrillo não deverá regressar à Luz. O internacional peruano foi emprestado ao Al Hilal e suscitou o interesse de vários emblemas na Arábia Saudita. Carrillo aufere um salário elevado e os responsáveis encarnados podem entender que esta será a altura certa para encaixar alguns milhões com a sua saída a título definitivo. O próprio Al Hilal quer manter Carrillo, para atacar a nova temporada, após perder o campeonato para o Al Nassr de Rui Vitória, e o negócio pode concretizar-se por um valor a rondar os 15 milhões de euros. 

Por seu turno, Lisandro López também deve sair a título definitivo. O defesa argentino está emprestado ao Boca Juniors até ao final do ano, mas o emblema de Buenos Aires já está a pensar em acionar a opção de compra avaliada em quatro milhões de euros. Foi essa a certeza dada pela cadeia televisiva local, a TyC Sports, que garantiu ainda que os responsáveis do Boca estão convencidos pelo rendimento do defesa. 

Feitas as contas, o Benfica poderá encaixar quase 20 milhões de euros com as saídas definitivas de Carrillo e Lisandro López, somando, claro está, aos milhões dos outros dossiers pendentes. 

Eis o rendimento dos jogadores emprestados fora da Luz 

JogadorClube ao qual foi emprestadoJogos no clube emprestadoData do fim de empréstimoValor de mercado
Facundo FerreyraEspanyol930 de junho de 20206 milhões de euros
André CarrilloAl Hilal2130 de junho de 20196 milhões de euros
Alfa SemedoEspanyol330 de junho de 20194 milhões de euros
Bruno Varela Ajax030 de junho de 20193 milhões de euros
Lisandro LópezBoca Juniors831 de dezembro de 20192,5 milhões de euros
Cristian LemaPeñarol 1130 de junho de 20192,5 milhões de euros
Diogo GonçalvesNottingham Forest730 de junho de 20192,5 milhões de euros
Pedro PereiraGénova2630 de junho de 20192 milhões de euros 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório