Bruno Lage: Os 'pecados' de Zagreb, os perdões e a receita do apuramento

Benfica defronta o Dínamo, esta quinta-feira, na Luz, na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

Bruno Lage

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
13/03/2019 14:40 ‧ 13/03/2019 por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

Depois da derrota (0-1) na Croácia, na primeira mão, o Benfica está obrigado a alcançar uma reviravolta diante do Dínamo Zagreb, esta quinta-feira, na Luz, na partida da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

A grande novidade no derradeiro ensaio antes do encontro foi a inclusão de Fejsa. O médio está recuperado e aumenta assim o leque de opções para a posição 6.

Bruno Lage e Ferro fizeram a antevisão da partida ao início da tarde.

Bruno Lage

Estratégia: "É fazer os primeiros 30 minutos de Zagreb e aquilo o que temos vindo a fazer no campeonato. Fundamentalmente é isso: jogar bem, criar oportunidades de golos e dar a volta ao resultado desfavorável que neste momento é de 1-0."

Antevisão: "Já falámos o suficiente sobre o primeiro jogo, mas penso que estivemos muito bem na primeira meia hora e ao contrário do que o treinador adversário pensa, conhecemos ao detalhe aquilo que são os nossos adversários. Temos um trajeto muito curto, mas há coisas que não deixamos de fazer essa é uma delas. Esse é o trabalho dos treinadores: conhecer os adversários ao máximo e depois, em função das nossas competições, definir o melhor onze para jogar. Com a lesão do Seferovic, o nosso plano de jogo ficou algo condicionado. Agora temos que continuar o nosso caminho, a jogar bem e com qualidade, pois só assim podemos dar alegrias aos sócios."

Organização do Dínamo: "Como disse no final do jogo, não ficámos surpreendidos. A nossa estratégia passou por isso, por colocar o Gedson e o Krovinovic lado a lado com o médio defensivo, pois sabíamos que os dois médios-centro nos iriam pressionar muito à frente, e nunca perder a largura, com a máxima profundidade dos nossos laterais e o jogo entre linhas dos nossos avançados. Com a lesão do Seferovic perdemos o ataque à profundidade e passou a haver mais espaços para o Dínamo. É uma excelente equipa, com boa organização, bons valores individuais, e nós deixámos de fazer o nosso jogo a uma certa altura, mas com certeza temos uma ambição enorme de voltar a jogar bem e conseguir um resultado que nos permita seguir em frente na eliminatória." 

Gestão do plantel: "A gestão do plantel é em função do melhor onze. Se sentimos que há um jogador que pode não corresponder naquele onze, não o colocamos em campo. Por isso é que não falo em gestão de esforço. O futebol é um jogo onde, por vezes, se erra mais onde se acerta. Falando do Rúben Dias, é um jovem internacional, que quando as coisas correm bem vai para ali ou para acolá, mas quando correm mal, é um jogador que tem 12 ou 13 erros que já custaram pontos. Tem que haver um equilíbrio nas análises. O básico é isto: é eles correrem, trabalharem e quererem ser uma equipa. O Jonas, por exemplo, correspondeu, correu como um miúdo de 20 anos, lutou e deu-nos a vantagem no marcador no último jogo e é isto que eu tenho visto. Vinte jogadores a trabalharem e a quererem ser uma equipa e ninguém sofre mais do que eles quando erram. Isto é que vai fazer a diferente na carreira deles, é ter a capacidade para seguir em frente. É esta mentalidade que quero incutir aqui."

Estatísticas: "Vale o que vale... Mais importante são as oportunidades criadas. Aquela última da cabeçada fantástica do Jonas é mais uma. Eu prefiro olhar para o que a equipa produz. Penso que fizemos 26 remates, mas o mais importante é criar situações de finalização. Não criámos no jogo da primeira mão, mas já vos expliquei porquê."

 

Ferro

Antevisão: "Vamos jogar em casa, com o apoio dos nossos adeptos, e é sempre diferente. Vamos ver as coisas negativas que fizemos em Zagreb e tentar melhorá-las. E as positivas reforçá-las, se possível."

Erro de Rúben Dias no último jogo: "Não sou só eu que tenho que dar apoio ao Rúben. Claro que dou apoio, mas quando erra um, erra a equipa toda. Quando ganha, ganha a equipa toda. É verdade que empatámos o jogo, mas não se pode dizer que foi um erro do Rúben, pois ao longo dos 90 minutos não há apenas um erro."

Menos trabalho da defesa neste jogo: "Eles não podem vir cá tentar defender o resultado, pois não é assim tão tranquilo para o Dínamo. Também acho que não vão ter tanta pressão como no primeiro jogo, mas só amanhã vamos poder ver."

Segredo para a boa adaptação: "Todos os jogadores me ajudaram a adaptar-me e tenho que agradecer a todos. O segredo é trabalhar bem todos os dias para depois dar a melhor resposta nos jogos. Treinando bem, estamos prontos."

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Arábia Saudita

Jorge Jesus trocou Al Hilal por Al Nassr e Cristiano Ronaldo já reagiu

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Carros clássicos

Chevrolet Vega, o carro desenterrado da maior cápsula do tempo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas