Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Joelson Fernandes: A história de um dos maiores 'diamantes' de Alcochete

Com apenas 16 anos já foi chamado por Marcel Keizer ao treino da equipa principal. Veloz, ágil, tecnicista e com facilidade de remate, este jovem promete dar que falar nos próximos anos.

Joelson Fernandes: A história de um dos maiores 'diamantes' de Alcochete
Notícias ao Minuto

08:30 - 06/03/19 por Ruben Valente

Desporto Percurso

Deu nas vistas no dérbi de juvenis frente ao Benfica esta terça-feira, isto depois de ter sido chamado por Marcel Keizer ao treino da equipa principal do Sporting. Com 16 anos, Joelson Augusto Mendes Mango Fernandes, ou simplesmente Joelson Fernandes, é hoje encarado como uma das maiores promessas da Academia de Alcochete.

Marcou um golo e assistiu para mais dois na vitória dos leões frente ao Benfica (3-1) em juvenis. Um jogo que deixou os adeptos do Sporting ainda mais atentos a este menino prodígio.

De remate fácil, muito veloz, ágil, com uma técnica acima da média e com um pé direito que não engana, Joelson Fernandes, extremo de posição, tem tudo para ser um craque no futuro. Mas e quanto ao seu passado? Como chegou este jovem ao Sporting?

O percurso até Alcochete

Filho de Mango, antigo futebolista que passou pelas camadas jovens leoninas, Joelson Fernandes nasceu na Guiné-Bissau e só veio para Portugal com 11 anos. Foi precisamente no seu primeiro ano em terras lusas que foi descoberto pelo Sporting num dos treinos que realizou no Pólo Universitário de Lisboa.

O pequeno Joelson vivia com a família em Aveiro e, numa primeira fase, só vinha a Lisboa para jogar. Sempre acompanhado pelo pai, que lhe dava os conselhos que achava necessários para evoluir, Joelson acabou por ingressar a tempo inteiro na Academia aos 13 anos.

Já lá vão três anos a viver em Alcochete e exibições de encher o olho fizeram com que este verdadeiro diamante em bruto fosse chamado por Marcel Keizer ao treino da equipa principal. Joelson Fernandes treinou sob as ordens do holandês, no passado dia 1 de março. Uma espécie de prenda de anos, uma vez que o jovem completou 16 primaveras no dia 28 de fevereiro.

Talento seguro com cláusula de 45 milhões de euros

Na passada segunda-feira, o Sporting anunciou renovações de contrato com 12 jovens sub-17 e Joelson Fernandes foi um deles. Juntamente com Diogo Almeida, Alexandre Lami, Rodrigo Rego, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, João Daniel, Gonçalo Batalha, Tiago Ferreira, Daniel Rodrigues, Tiago Tomás e Nicolai Skoglund, o jovem nascido em 2003 assinou um contrato profissional até junho de 2022.

Frederico Varandas revelou que alguns destes jovens já teriam sido sondados por vários tubarões europeus, algo que terá feito com que o Sporting blindasse Joelson Fernandes com uma cláusula de rescisão no valor de 45 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório