O Benfica venceu o Desp. Chaves, esta segunda-feira, por 4-0, no jogo que encerrou a 23.ª jornada do campeonato nacional, mantendo a distância de um ponto para o FC Porto, antes do Clássico do próximo fim de semana.
A equipa orientada por Tiago Fernandes carimbou uma boa entrada no Estádio da Luz, com uma estratégia bem montada e rápida no processo ofensivo.
Platiny ameaçou Vlachodimos com um cabeceamento perigoso (7') e, pouco depois, foi a vez de Rúben Macedo rematar para a defesa do guardião encarnado (16').
No entanto, a boa prestação do Chaves foi sol de pouca dura e, aos 17 minutos, na sequência de uma excelente jogada de João Félix, Rafa Silva atirou para o 1-0.
Os forasteiros não souberam reagir ao golo sofrido e o 'castelo de cartas' acabou por desmoronar. Rafa podia ter feito o segundo tento, aos 28 minutos, tal como João Félix, que selou um desperdício monumental, ao minuto 33'.
"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". E assim foi. Aos 37 minutos, Seferovic abriu para a jovem promessa do Benfica que, de primeira, atirou para a defesa de António Filipe. Na recarga, foi uma 'bomba' para o fundo das redes. Estava feito o 2-0.
Mas não ficou por aqui. Ainda antes do intervalo, os encarnados tiveram tempo de voltar a petiscar, desta vez por Seferovic (43').
Com o jogo completamente controlado e a vencer por 3-0, o Benfica dominava a segunda parte da partida. Gerindo o esforço e o tempo, poucas foram as ocasiões de perigo. À exceção do remate de Pizzi (54') para a grande defesa de António Filipe, a equipa da casa só voltou a criar perigo ao minuto 90', com o golo de Jonas, que fechou o marcador: 4-0.
Com esta vitória, o Benfica tem agora 56 pontos, na segunda posição, menos um do que o líder FC Porto, que ocupa a primeira posição da tabela classificativa.
_______________________________________________________________________________________
90+4'- Termina o jogo.
90'- GOLOOOOO! BENFICA! JONAS!
87'- Cartão amarelo para Gabriel.
80'- Substituição no Benfica: Sai Pizzi e entra Jota.
75'- Cartão amarelo para Jonas e Filipe Melo.
70'- Substituição no Benfica: Saída de Rafa para a entrada de Jonas.
65'- Cartão amarelo para Rafa Silva.
60'- Cartão amarelo para Maras.
58'- Substituição no Chaves: Saída de Gallo para a entrada de Filipe Melo.
55'- Substituição no Chaves devido a lesão: Saída de Costinha para a entrada de Bressan.
54'- Grande defesa de António Filipe! Depois de um remate de Pizzi.
46'- Começa a partida.
45'- Intervalo
43'- GOLOOOOOOO! BENFICA! SEFEROVIC! Gabriel lança o jogador suíço em velocidade e o esférico só para no fundo das redes do Chaves. Está feito o 3-0 na Luz.
Fique com o golo de João Félix
37'- GOLOOOOO! JOÃO FÉLIX! QUE MOMENTO! A jovem promessa do Benfica vinha a ameaçar. Na sequência de uma grande abertura de Seferovic, Félix rematou para a defesa de António Filipe. Na recarga, atirou uma 'bomba' para o fundo das redes adversárias.
33'- João Félix! Que falha! Cabeceamento de João Félix para a defesa do guarda-redes do Chaves. Na recarga, Seferovic não conseguiu concretizar.
28'- Rafa!!! Que desperdício! Depois de um cruzamento excelente do Grimaldo, Rafa tinha tudo para fazer o 2-0, mas o esférico saiu por cima da baliza adversária.
22'- Grimaldo recebe assistência médica no relvado.
18'- GOLOOOOOO! BENFICA! RAFA! Depois de uma excelente jogada construída por João Félix, Rafa aproveitou para carimbar o 1-0.
16'- Vlachodimos! Remate de Rúben Macedo para a defesa do guarda-redes encarnado.
13'- A equipa do Chaves tem uma estratégia defensiva muito bem montada, dificultando a ação do Benfica.
7'- Platiny! Cruzamento de Singh para cabeceamento de Platiny. Vlachodimos amarrou o esférico.
3'- Rúben Macedo marca livre para as mãos de Vlachodimos.
1'- Arranca o duelo.
Onze do Benfica: Odysseas Vlachodimos; Corchia, Rúben Dias, Samaris e Grimaldo; Florentino, Gabriel, Pizzi e Rafa; João Félix e Seferovic.
Onze do Chaves: Filipe; Paulinho, Maras, Campi e Luís Martins; Macedo, Jefferson, Costinha e Gallo; Platiny e Luther.
Depois da qualificação para os oitavos de final da Liga Europa, o Benfica recebe o Desp. Chaves, esta segunda-feira, no encerramento de 23.ª jornada do campeonato nacional.
De um lado está um Benfica que, com a vitória do FC Porto em Tondela (0-3), precisa de vencer para manter a distância de apenas um ponto para o líder da competição.
Isto, numa jornada que antecede a vista das águias ao Estádio do Dragão, no clássico da próxima semana.
Do outro lado, está um Desportivo de Chaves que ocupa a zona de despromoção, com 19 pontos, e precisa de pontos para atingir o objetivo da manutenção.