Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Sporting reage à falta de esclarecimentos do Benfica no 'caso dos emails'

O Sporting estranhou hoje que o Benfica "não tenha ainda encontrado oportunidade para justificar" os casos explicitados no 'caso dos e-mails', na sequência da detenção do alegado 'hacker' Rui Pinto, disse fonte 'leonina' à agência Lusa.

Sporting reage à falta de esclarecimentos do Benfica no 'caso dos emails'
Notícias ao Minuto

19:41 - 17/01/19 por Lusa

Desporto Reação

Segundo fonte oficial dos 'leões', as várias intervenções públicas dos 'encarnados' não serviram ainda para explicar "qualquer um dos inúmeros assuntos, muitos deles graves, expostos nos conhecidos e-mails".

Ainda assim, a mesma fonte reitera que o clube de Alvalade "confia na justiça para a defesa da verdade desportiva", um dia depois da detenção, em Budapeste, de um alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente aos 'e-mails' das 'águias'.

Na quarta-feira, sem nunca confirmar o nome do suspeito, a Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um cidadão português em Budapeste, em cooperação com a congénere húngara, mas fonte policial confirmou à Lusa tratar-se de Rui Pinto.

O diretor da Unidade de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ, Carlos Cabreiro, disse ser "prematuro" associar o suspeito a crimes cometidos contra algumas instituições desportivas, como Benfica, FC Porto, Sporting ou Doyen, embora tenha adiantado que o mesmo "é detido por tentativa de extorsão, acesso ilegítimo e exfiltração de dados de algumas instituições, inclusive do próprio Estado".

"Agora, seguir-se-ão os trâmites normais de transferência de detidos quando ocorrem no âmbito de um mandado de detenção. A extradição para Portugal acontecerá dentro de um prazo razoável, entre três semanas a um mês", transmitiu o diretor da UNC3T.

De acordo com Carlos Cabreiro, o 'hacker' pode incorrer numa pena de prisão "até 10 anos", embora "haja várias penas associadas aos vários tipos de crime".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório