Cinquantamila pagine gettate al vento, perchè eterno è il ricordo (Cinquenta mil páginas jogadas ao vento, porque eterna é a memória). Eterna será a memória dos adeptos da Juventus, do Real Madrid, do Manchester United, do Sporting, dos amantes do futebol português e mundial. Porque Cristiano Ronaldo só há um, independentemente dos seus defeitos.
Por onde passa, o português rima o seu nome com sucesso, com golos, com títulos. E bastaram seis meses para Ronaldo marcar 16 golos pela vecchia signora e para erguer o seu primeiro troféu de bianconero.
A Supertaça italiana viaja da Arábia Saudita para Turim, à boleia de um madeirense que marcou o único golo da partida desta quinta-feira à passagem do minuto 62.
Folclore português a abrir e poesia camoniana a fechar o encontro
A primeira parte começou com bom ‘folclore’ português. João Cancelo começou por servir Douglas para o primeiro golo do encontro, mas faltou discernimento ao avançado brasileiro para desbloquear a baliza de Donnaruma.
Minutos depois, nova aceleração do lateral direito podia ter culminado em novo final feliz, mas a alegria ‘lusa’ estava reservada para a etapa complementar.
Todavia, é certo que neste enredo, com poesia camoniana à mistura, Cristiano Ronaldo teve à passagem do minuto 43 a oportunidade de construir um monumento do tamanho do Duomo: o remate em vólei saiu ligeiramente por cima da barra.
Frente a um AC Milan, sem Higuaín a titular (entrou à passagem do minuto 63), a melhor oportunidade rossonera surgiu aos 48’, na sequência de um remate à barra de Cutrone. Cinco minutos depois deste lance… as placas tectónicas a nível mundial agitaram-se e de que maneira. Um cruzamento perfeito de Pjanic terminou na cabeça de Ronaldo, que à bom ponta de lança desatou o nulo no marcador.
E para quem se refugia tanto nos números, eles são elucidativos: 16.ª golo do português pela vecchia signora, 19.º em finais [nos clubes que representou] e 27.º título da carreira.
Acompanhamento ao minuto:
Confira aqui o momento hilariante protagonizado por Cristiano Ronaldo antes do início do encontro.
90+5' - TERMINA O ENCONTRO. A Juventus conquista a 8.ª Supertaça italiana da sua história.
90' - Cinco minutos de compensação!
86' - Entra Bernardeschi para o lugar de Betancur
82' - Amarelo para Calabria.
79' - Entra Conti, para o lugar de Cutrone.
73' - AC Milan reduzido a 10. VAR decreta a expulsão de Kessie!
71' - Dupla substituição no AC Milan. Entram Higuaín e Borini para os lugares de Castillejo e Paqueta.
68' - Golo da Juventus... mas o árbitro não valida. Dybala estava em posição irregular!
65' - Entra Emre Can para o lugar de Pjanic.
62' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DA JUVENTUS! MARCA O SUSPEITO DO COSTUME! MARCA CRISTIANO RONALDO! O internacional português eleva-se de cabeça na grande pequena área do AC Milan, após passe de Pjanic, e arromba o cofre rossonero.
61' - GOOOOOOOL! RONALDOOOOOOOOOO!Juve in vantaggio grazie a un perfetto stacco di testa di @Cristiano su cross delizioso di @Miralem_Pjanic !#JuveMilan - #Supercoppa pic.twitter.com/6OGeSH1Bse
— JuventusFC (@juventusfc) 16 de janeiro de 2019
60' - Remate perigoso de Calhanoglu, a passar a centímetro
59' - Super corrida de Ronaldo pela ala esquerda, QUE entrou pela área do AC Milan, procurou espaço de remate e Donnarumma a punhos a negar a 'explosão' do golo a CR7!
48' - QUE OPORTUNIDADE PARA O AC MILAN! Toque infeliz de Pjanic, a bola sobre para Cutrone, que no interior da grande área, remate com pujança à barra da baliza do guarda-redes da vecchia signora!
46' - Começou a segunda parte da Supertaça italiana, sem alterações nas duas equipas.
45+2' - Intervalo no Estadio King Abdullah Sports City.
46+1' - Amarelo para Castillejo, a punir uma falta sobre Matuidi.
45' - Dois minutos de compensação!
44' - Cartão amarelo para Pjanic!
43' - O QUE ESTEVE À BEIRA DE FAZER CR7! Um remate em vólei já na pequena área do português, com a bola a passar a centímetros da barra da baliza de Donnarumma.
34' - Golo de Matuidi... mas não conta! Central francês remata para dentro da baliza, mas estava em posição irregular.
31' - Que contra-ataque da Juve! Ronaldo ligou a pilha Duracel, teve turbo aceso até às imediações da grande área do AC Milan... mas Chiellini em zona frontal à baliza chutou torto e defeituoso!
30' - Trivela de Douglas Costa para as mãos de Donnarumma!
28' - Cruzamento-remate de Douglas Costa, sem perigo para as redes de Donnarumma.
26' - Cartão amarelo para Alex Sandro.
24' - VAI SER GOLO DO AC MILAN.... MAS NÃO É! Calhanoglu faz um cruzamento perigoso para dentro da área e Szczesny ia colocando a sua equipa em sarilhos depois de um mau alívio na pequena área!
21' - Cartão amarelo para Calhanoglu, a punir uma falta sobre Betancur.
17' - QUE BAILARICO DE CANCELO! O lateral português desfeiteou meia defesa rossonera, e num remate cruzado esteve à beirinha de colocar os adeptos da Juve em delírio.
10' - Jogo interrompido por lesão de Bakayoko. Já aquece Borini.
6' - Domínio da Juventus no arranque do jogo. Os pupilos de Gattuso aguentam a pressão e defendem com uma dupla linha de quatro.
4' - PRIMEIRO AVISO DA JUVENTUS! Cancelo descobre Douglas Costa na grande área do AC Milan. Primeiro remate perigoso do jogo a pertencer ao avançado brasileiro.
1' - Já rola a bola em Jeddah, no Estadio King Abdullah Sports City. Joga-se a Supertaça italiana.
Onzes:
Juventus: Szczesny; João Cancelo, Bonucci, Chiellini, Alex Sandro; Bentancur, Pjanic, Matuidi; Douglas Costa, Dybala, Cristiano Ronaldo.
AC Milan: Donnarumma; Calabria, Zapata, Romagnoli, Rodriguez; Kessie, Bakayoko, Paqueta; Castillejo, Cutrone, Calhanoglu.
Lo schieramento delle due squadre #JuveMilan - #Supercoppa pic.twitter.com/TGr36Rx992
— JuventusFC (@juventusfc) 16 de janeiro de 2019