Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Benfica despede-se da Champions com uma obra de arte de Grimaldo

Águias venceram o AEK de Atenas, por 1-0, num duelo referente à 6.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Benfica despede-se da Champions com uma obra de arte de Grimaldo

No jogo 100 da Liga dos Campeões, o Benfica despediu-se da prova milionária com um uma vitória ao soar de gongo, num duelo referente à sexta jornada da fase de grupos.

O Benfica pôs fim a um calvário de quase dois anos sem vencer na Luz para a Liga dos Campeões. Uma marca que remontava a 14 de fevereiro de 2017, na sequência do triunfo dos encarnados diante do Dortmund.

Hoje o marcador mexeu, à passagem do minuto 87, após um livre superiormente marcado por Grimaldo. O Benfica arrecadou 2,7 milhões na despedida da Champions, sabendo que a Liga Europa é o próximo destino já a partir de fevereiro de 2019.

O Benfica apertou, mas não esganou

Rui Vitória promoveu três alterações no onze do Benfica para a receção ao AEK Atenas. Em relação ao jogo em Setúbal saíram Fejsa, Zivkovic e Jonas do onze e entraram Alfa Semedo, João Félix e Seferovic.

Aos 19 anos, o menino João Félix tornou-se no quinto jogador mais novo a estrear-se com a camisola do Benfica na prova milionária e foi dos pés do avançado que saíram os maiores fogachos ofensivos dos encarnados, nomeadamente aos 20 minutos, na sequência de um cruzamento servido em ‘bandeja de prata’ para Seferovic, sendo que aos 40’ faltou um pouco mais de acerto nas chuteiras para registar uma estreia de sonho.

Mas de sonho não foi a primeira parte das águias, apesar do domínio ter sido avassalador. Aliás, aos preços que estão as casas em Lisboa, o arrendamento do meio-campo do Benfica quase podia ser equacionado. Todavia faltou aos pupilos de Rui Vitória maior acutilância na hora de ‘calibrar’ as botas à baliza de Barkas.

Faltou sorte a Seferovic, mas sobrou arte a Grimaldo

O AEK entrou atrevido no início da etapa complementar e uma sequência de maus passes motivou assobios das bancadas da Luz, mas rapidamente se dissiparam após dois minutos de alta voltagem. Seferovic serviu Zivkovic, mas o sérvio não apareceu em tempo oportuno para a estocada final. Pouco depois foi a vez de Gedson tentar a sorte.

Sorte essa que andou longe das chuteiras do internacional suíço, que na sombra de Jonas tentou justificar o salário. E justificou-o, mas nem Barkas, nem a barra queriam ver Seferovic feliz.

Felicidade que acabou por bajular Grimaldo. O espanhol foi o melhor jogador em campo e a sua exibição foi selada com uma obra de arte à passagem do minuto 87. Livre superiormente marcado e a ‘redondinha’ terminou anichada nas redes de Barkas. O balão de oxigénio da Luz deu lugar a um salão de festas e a despedida da Champions terminou bem maquilhada.

Venha de lá a Liga Europa, onde um pormenor positivo sorriu a Rui Vitória. O Benfica será cabeça de série no sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa. Veremos o que a sorte das bolas dirá a seguir...

Relato do jogo:

90' +3' - TERMINA O ENCONTRO.

90' - Três minutos de compensação.

88' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! MARCA GRIMALDO! QUE GOLAÇO! QUE GOLAÇO! QUE GOLAÇO! ATÉ CRESCEU URÂNIO NA BALIZA DE BARKAS APÓS O REMATE DE LIVRE DE GRIMALDO!

87'- Expulsão no Young Boys. Vai para a rua Galanopoulos, após ver o segundo amarelo.

Ajax em vantagem no marcador diante do Bayern (2-1), assume a menos de dez minutos do fim a liderança do grupo E.

81' -  Cabeceamento de Alfa Semedo por cima

80' - Oportunidade para Gedson marcar, mas Barkas trava o remate.

76' - Sai João Félix, entra Castillo.

 76' - Tiro de Seferovic para as mãos de Barkas!

74' -  Livre direto de Cervi. A bola sai por cima.

73' - Cartão amarelo para Hult.

72' - OPORTUNIDADE DE BALIZA ABERTA! Faltou arte e engenho para Grimaldo marcar por duas vezes de baliza deserta! E no final Gedson atira para as mãos de Barkas. 

71' - QUE OPORTUNIDADE! INCRÍVEL! SEFEROVIC IA EXPLODINDO O QUADRO DE ELETRICIDADE DA LUZ! Na resposta a um cruzamento de Zivkovic, o internacional suíço atira à barra da baliza. 

67' -  Substituição no AEK Athenas: Entra Mandalos e sai Boyé.

64' - Melhor jogada do Benfica! Cruzamento de Cervi, toque de Seferovic ao primeiro poste e grande defesa de Barkas!

63' - No seguimento do canto, cabeceamento de Ikonomou e quase os helénicos se adiantavam no marcador.

No outro jogo do grupo, o Ajax empata o jogo (1-1) por Tadic diante do Bayern Munique.

61' -  Substituição no AEK:  Sai Klonaridis, entra Gianniotas.

59' - Substituição no Benfica:  Sai Pizzi, entra Cervi. 

55' - Gedson tentou chapelar Barkas, mas a bola saiu por cima do travessão grego.

53' - Cruzamento de Seferovic para a pequena área, mas Zivkovic não reagiu e a bola perdeu-se pelo segundo poste da baliza de Barkas.

51' - Assobios dos adeptos do Benfica para a entrada menos positiva dos encarnados nesta segunda parte.

O Valencia está a ganhar por 2-0 frente ao Manchester United. Más notícias para o Benfica, uma vez que a formação espanhola supera as águias e segue para o Pote 1 da Liga Europa, já os encarnados embarcam para o Pote 2.

48' - Remate de ressaca de Gedson Fernandes... muito por cima da baliza de Barkas.

47' - Primeira ameaça do AEK... surgiu o corte de Grimaldo na hora H.

46' - Já se joga a segunda parte.

45'+2 - Intervalo no Estádio da Luz. 

45' - Dois minutos de compensação na Luz. 

44 '- QUE MÍSSIL DE SEFEROVIC! Benfica à beira do golo. Atraso temerário de um defesa grego, ao qual o suíço não se fez rogado... mas Seferovic não encontrou o mapa para o golo, disparando forte, todavia a redondinha a sair ao lado.

40' - João Felix quase a cabecear no centro da área. Cortou o capitão do AEK.

Jogo 100 do Benfica na Liga dos Campeões.

Vlachodimos ainda não tocou na bola em 40 minutos de jogo!

37' - Cartão amarelo para Rúben Dias.

O jogo na Luz é o único que ainda não tem golos nesta noite milionária, referente à última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. 

34' - Partida interrompida na Luz. Rafa Silva com bastantes queixas foi substituído por Zivkovic.

29' - Ficou a pedir-se grande penalidade na Luz, após João Félix ter caído na grande área do AEK Atenas.

24' - Corte providencial de Ruben Dias evita contra-ataque do AEK.

No outro jogo do grupo, o Bayern de Munique está a vencer na Arena de Amesterdão, desde a passagem do minuto 13, graças a um golo do internacional polaco Lewandowski.

21' - ACONTECEU! Primeira chegada do AEK Atenas à grande área do Benfica... e tudo terminou num fora de jogo.

20' -QUE PERIGO! Arrancada fenomenal de João Félix pela esquerda, que cruzou para o coração da área. Já estava preparado Seferovic par dar a estocada final, mas valeu a antecipação de Oikonomou.

João Felix faz a estreia na Liga dos Campeões com 19 anos, 1 mês e 3 dias.

16' - Livre perigoso de Grimaldo e a 'folha seca' do espanhol a passar perto do poste esquerdo da baliza de Barkas.

15' - Benfica já ganhou o quinto canto, em apenas quinze minutos de jogo. Mas, uma vez mais, do 'corner' nada resultou.

Benfica vai pouco a pouco assentando o seu jogo e começa a abrir caminhos para a baliza do AEK Atenas, mas nos 10 minutos iniciais não houve nenhuma oportunidade de golo flagrante.

5' - Cabeceamento de Jardel, na sequência de um pontapé de canto de Pizzi, mas o central brasileiro não acerta na baliza.

2' - Primeiro ataque foi do Benfica e do 'comandante' Pizzi que avançou pela esquerda, mas o cruzamento saiu com força a mais.

1' - Rola a bola no Estádio da Luz. Uma casa que neste momento conta com cerca de 30 mil espetadores.

Já se ouve o hino da Liga dos Campeões no Estádio da Luz. Equipas perfiladas no terreno de jogo.

Os jogadores do Benfica realizam neste momento os exercícios de aquecimento.

Onze do Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Jardel e Grimaldo; Alfa Semedo, Gedson e Pizzi; Rafa, João Félix e Seferovic. 

Onze do AEK: Barkas; Bakakis, Oikonomou, Chygrynskiy e Hult; Cosic, Moran e Galanopoulos; Klonaridis, Ponce e Boye.

O escocês Bobby Madden vai apitar o último jogo do Benfica na presente edição da Liga dos Campeões. O duelo frente ao AEK, referente à 6.ª jornada do Grupo E, está agendada para as 20h00 desta quarta-feira, no Estádio da Luz.

Os pupilos de Rui Vitória somam quatro pontos e já não têm qualquer hipótese de rumar aos oitavos de final, sendo que a partir de fevereiro a Liga Europa será o novo destino das águias, que procuram vencer esta noite para fugir a 'tubarões' na segunda prova de clubes do velho continente. E uma vitória que serviria também para apagar um passado recente. Sim, porque o último triunfo em casa para a Champions remonta a 14 de fevereiro de 2017.

Já o AEK procura não ser a pior equipa da presente edição da prova milionária, uma vez que os gregos são o único emblema que não somaram qualquer ponto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório