Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Fernando Santos acredita em vitória histórica, mas fé... só "em Deus"

Selecionador português quer bater "um adversário poderoso" e assegurar um lugar na próxima fase da Liga das Nações.

Fernando Santos acredita em vitória histórica, mas fé... só "em Deus"
Notícias ao Minuto

14:51 - 16/11/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Seleção

Fernando Santos acredita que, ao cabo de 14 jogos, a seleção portuguesa será, por fim, capaz de conquistar uma vitória em território italiano. Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro deste sábado, o selecionador nacional assegurou que, pese embora, baste um empate para garantir o apuramento para a 'final four' da Liga das Nações, o foco está em bater aquele que é "um dos pilares mundiais do futebol".

Fernando Santos

Dois jogos para garantir apuramento: Só trabalhámos o jogo com Itália, não observámos mais nenhum jogo. Não pensámos sequer nisso. Estivemos focados no jogo com Itália. Vai ser um grande espetáculo, com duas equipas fortíssimas. Uma seleção italiana que, de há dois meses para cá, tem tido uma evolução constante, até alterando a sua forma de jogar. Penso que, dos que jogaram em Lisboa, só três estarão presentes, Donnarumma, Jorginho e Chiesa. Preparámos bem, concentrando no nosso trabalho, mas com enorme respeito por todos os adversários. Itália é um dos pilares mundiais do futebol. É um confronto de alto nível, mas acredito que a minha equipa tem todas as condições para responder bem e vencer.

Itália vai jogar ao ataque: Não somos uma equipa de contra-ataque, nunca fomos. Na Polónia, a Itália mostrou que é uma equipa de posse, com ataque organizado, não tanto a jogar na profundidade como no estádio da Luz. Temos de responder com as nossas capacidades. Também somos uma equipa de posse, capaz de ter bola, de desorganizar o adversário. Estamos preparados para não permitir que a equipa italiana use esta forma de jogo. São duas equipas com um futebol muito semelhante, será um grande confronto.

Vencer pela primeira vez em Itália: Fé tenho em Deus. Aqui, não há questões de ter fé. Há uma questão de jogar contra um adversário poderoso. Acredito sempre que a minha equipa pode vencer, vamos jogar na condição de procurar aqui a vitória.

Novos jogadores: A maior parte não era nascida nessa altura, nem sabe. Se não colocassem nos jornais, eles não sabiam. Não é isso que foca o jogo, mas sim saber o que o adversário faz e o que nós temos de fazer. É isso que vai resolver o jogo.

Anular Jorginho e Verratti: Dizer como iria jogar era dar trunfos ao adversário. O que tinha a dizer já disse aos meus jogadores. São duas equipas com um futebol semelhante e que irão proporcionar um excelente espetáculo.

João Mário: É um jogador importante para a equipa portuguesa, esteve no Campeonato Europeu, foi campeão da Europa. Teve um período em que não aconteceu, pela não utilização regular, mas agora os índices aumentaram e a qualidade mantém-se. Ter jogado deu outro ritmo competitivo, estará sempre apto para jogar.

O que falhou nas épocas passadas com João Mário: É uma questão que não sou capaz de responder. Só os treinadores que aqui estiveram podem responder. Conheço o João Mário, sei o que tem produzido.

Seleção menos dependente de Cristiano Ronaldo: Não há nenhuma equipa que tenha Cristiano Ronaldo que diga que não quer ter Cristiano Ronaldo. É o melhor jogador do mundo, isso por si só chega. O que espero é que se faça justiça à sua enorme capacidade e que ganhe a próxima Bola de Ouro.

Ausência de Cristiano Ronaldo: Está connosco. Todos os jogadores que estão são importantes, assim como os que estiveram e estarão no futuro. O importante é o espírito de equipa e isso não muda por um jogador. Temos um grupo muito forte e é assim que nos apresentamos em todos os jogos.

Raphael Guerreiro: Hoje, em princípio, irá treinar. É uma questão de precaução. Nos outros dias, teve algum desconforto. Entendemos que era melhor tomar essa precaução, se não ficaríamos sem mais nenhum lateral-esquerdo. Por isso chamámos o Kevin, que é um jogador que ainda na última convocatória esteve connosco.

Regresso de André Silva a Itália: O grupo gosta tanto de estar junto que não falam nessas situações. Sinto uma enorme vontade de jogar bem, de sermos melhores e de alcançarmos a vitória.

Cristiano Ronaldo chamado em março?: Veremos nessa altura, estamos longe. Vamos concentrar-nos neste grande jogo que é o Itália-Portugal. Espero e desejo uma vitória de Portugal.

William Carvalho

Empate chega: A equipa está bem, tem trabalhado bem. Está pronta para mais um jogo difícil. Portugal vai entrar para ganhar, como entra em todos os jogos.

Novidades na seleção: Há jogadores que têm estado menos tempo na seleção, mas a seleção tem ajudado os mais jovens e trabalhado muito bem.

Posição que prefere: Não tenho preferências. Sou mais um jogador, tenho que ajudar a equipa, seja em que posição for.

Itália mais imprevisível: É uma seleção que tem grandes jogadores, com grande história. É sempre uma seleção muito difícil.

Final four: Nem pensamos nesse segundo resultado. Todos os jogos que Portugal joga é para ganhar. Amanhã, será mais um jogo em que vamos procurar os três pontos para nos qualificarmos.

Ambiente em San Siro: É um estádio onde já jogaram belíssimos jogadores, será um ambiente muito difícil para Portugal. Temos que nos concentrar no jogo e fazer o nosso trabalho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório