Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Tiago Fernandes aplicou o ‘chicote’ ao intervalo e leão acordou a tempo

Sporting operou a reviravolta nos Açores, após sair ao intervalo a perder por 0-1.

Tiago Fernandes aplicou o ‘chicote’ ao intervalo e leão acordou a tempo

A estatística mantém-se inalterável. O Sporting continua sem perder nos desafios frente ao Santa Clara. Ao oitavo jogo diante dos açorianos, os leões venceram pela sexta-vez, e desta feita tiveram de ‘acordar de um longo sono’, após uma primeira parte que deixou muito, muito a desejar.

Para a vitória por 2-1, após a desvantagem por 0-1 [golo de Zé Manuel] ao intervalo, foi decisiva a entrada de Jovane Cabral no começo da segunda parte. O menino voltou a agitar as ‘águas’ e a contribuir para o selo de uma vitória, carimbada por Bas Dost de penálti e Marcos Acuña de cabeça.

Estreia de Tiago Fernandes ‘brindada’ com dado histórico negativo

No primeiro jogo à frente do comando técnico dos leões, Tiago Fernandes promoveu uma enorme surpresa no onze escalado para defrontar a ‘armada’ açoriana: a estreia de Lumor a titular.

E longe esteve o lateral-esquerdo de assinar uma exibição sombria, pertencendo ao antigo jogador do Portimonense uma das melhores ocasiões na etapa inicial: um remate ainda longe da baliza, a ser desviado pelo vento, e a terminar bem perto do poste direito de Marco.

Aliás, a primeira parte começou com um remate de longa distância de Bruno Fernandes que colocou à prova os reflexos do guardião do Santa Clara, mas longe esteve um ‘susto’ de resultar no ‘teatro dos horrores’ para o emblema das ilhas da Bruma. Até porque o encontro arrefeceu e de que maneira. A chuva começou e o primeiro a ‘constipar-se’ foi Battaglia que à passagem do minuto 29 saiu lesionado, entrando Gudelj, na sequência de um lance com Kande.

E visto que uma contrariedade muitas vezes não vem só… três minutos depois da lesão do argentino, apareceu Zé Manuel à boca da baliza, após excelente cruzamento de Rashid, a ‘explodir’ as redes de Renan. Um golo sofrido que culminou num dado histórico negativo: nunca o Sporting esteve 26 jogos consecutivos a sofrer golos fora de casa (em todas as competições).A sequência de golos sofridos, longe de Alvalade, começou em Paços de Ferreira a 26 Novembro 2017. 

As redes do lado contrário ainda podiam ter balançado na primeira parte, caso a pontaria de Bas Dost estivesse afinada. O internacional holandês falhou de cabeça, um daqueles golos que geralmente ‘beijava’ com facilidade na época anterior.

Jovane Cabral, a 'lamparina mágica' com Peseiro... e agora com Tiago Fernandes

Após uma primeira parte algo adormecida do leão, Tiago Fernandes aplicou a ‘lei do chicote’ ao intervalo e começou a pô-la em prática com a saída de Diaby, um dos elementos mais apagados do encontro, para a entrada de Jovane Cabral. E o menino voltou a ‘esfregar a lâmpada’, mas já lá vamos.

O Sporting entrou na etapa complementar com o espírito de ser ‘mandão’, mas não traduzia isso em campo. Todavia, ao minuto 59’, o jogo sofreu uma ‘chicotada’ importante. Bas Dost caiu na grande área açoriana, após derrube de Fábio Cardoso.

Manuel Mota foi peremptório e apontou para a marca da grande penalidade: Bas Dost assinou o terceiro golo na temporada e estava dado o mote para o despertar do leão, que ficou ainda mais facilitado depois da expulsão de Patrick Vieira. Disse o que não devia e o árbitro puniu-o com cartão vermelho direto.

O leão começou por ‘espreguiçar-se’ e começou a ‘rasgar’ de forma mais profunda. Aos 67’, Jovane ‘cheirou’ a reviravolta que acabou por ficar consumada aos 75 minutos.

E quem apareceu no ‘espelho da fama’? Jovane Cabral. O menino de 20 anos cruzou de forma teleguiada para a cabeça de Acuña. Até ao final, o leão ainda passou por sobressaltos e podia ter saído das ilhas de Bruma com o empate, caso a ‘sorte’ tivesse bafejado o cabeceamento de Rashid no período de compensação. Porém o resultado não sofreu mais nenhuma alteração.

Com esta vitória, o Sporting sobe ao segundo lugar do campeonato com 19 pontos, menos dois do que o líder FC Porto, já o Santa Clara é sétimo com 14 pontos.

Relato do jogo:

90+4' - Termina o encontro. Leões operam a reviravolta em São Miguel e vencem o Santa Clara por 2-1, com golos de Bas Dost (penálti) e Acuña. Na primeira parte valeu o golo de Zé Manuel para os açorianos.

90+3 -  Disparo de Rashid ao lado. À vista o empate.

90' - Quatro minutos de compensação.

90' - Substituição no Sporting: sai Acuña e entra Miguel Luís.

84' - Disparo de Jovane e defesa de Marco para canto.

80' - Cartão amarelo para Bruno Gaspar.

79' - Substituição no Santa Clara: entra Caio e sai Anderson.

75' -GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! CRUZAMENTO DE JOVANE CABRAL, A PARTIR DA ESQUERDA DO ATAQUE, E APARECEU ACUÑA DE CABEÇA A FATURAR O GOLO DA REVIRAVOLTA!

72' - Substituição no Santa Clara: sai Lamas e entra Arroyo.

67' - Substituição no Santa Clara: entra Rui Silva e sai José Manuel.

67' - QUE PERIGO! Cabeceamento de Jovane Cabral a passar a centímetros da barra de Marco Rocha.

Confira aqui o golo do empate assinado por Bas Dost

63' - VERMELHO DIRETO PARA PATRICK VIEIRA!

62' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA BAS DOST DE GRANDE PENALIDADE! O holandês fatura o terceiro golo com o Sporting esta temporada. Guarda-redes Marco ficou 'pregado' ao relvado e o holandês atirou para o lado esquerda da baliza.

59' - PENÁLTI PARA O SPORTING! Falta de Fábio Cardoso sobre Bas Dost na pequena área. Holandês ficou com bastantes queixas, mas já recuperou.

58' - Rashid com a assistência para golo de Zé Manel, torna-se no jogador dos açorianos com maior influência nos golos do Santa Clara na Liga (3 golos + 2 assistências).

55' - Marcos Acuña atira de longe, mas à figura de Marco.

54' - Cartão amarelo para Anderson Carvalho.

48' - Remate de Pineda sai perto da baliza de Renan.

46' - Começa a segunda parte no Estádio de São Miguel. Tiago Fernandes retira Diaby e coloca Jovane Cabral em campo.

45+3' - Intervalo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. O Santa Clara vence ao intervalo por 1-0, com golo de Zé Manuel, aos 32 minutos.

45+2' - Remate de longa distância de Bruno Fernandes passa bem longe da baliza de Marco.

45' - Três minutos de compensação no Estádio de São Miguel.

45' - Dado histórico: Nunca o Sporting esteve 26 jogos consecutivos a sofrer golos fora de casa (todas as competições).

42' - A CENTÍMETROS DO GOLO! Na sequência de um pontapé de canto, Bas Dost apareceu ao segundo poste a cabecear sem oposição... e a 'redondinha' passou bem perto do poste direito da baliza de Marco.

Confira aqui o golo que dá vantagem ao Santa Clara diante do Sporting

39' - Zé Manuel assinou o seu segundo golo na Liga portuguesa.

38' - Jovane Cabral já está a fazer exercícios de aquecimento.

35' - QUE SUSTO PARA A BALIZA DO SANTA CLARA! Lumor tentou a sorte, ainda bem longe da baliza de Marco, e ia sendo premiado após o remate descrever uma trajetória aos ziguezagues com a ajuda do vento.

32' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SANTA CLARA! MARCA ZÉ MANUEL! A REMATAR DE PRIMEIRA NA PEQUENA ÁREA, SEM HIPÓTESES PARA A BALIZA DE RENAN! O cruzamento teleguiado de Rashid é simplesmente sublime.

31' -  Há neste momento tantos cartões como remates.

29' - Battaglia lesiona-se num lance com Kande e vai ser substituído por Gudelj.

27' - Battaglia está a ser assistido neste momento no terreno de jogo. Médio está com bastantes dores no joelho direito e agarra as mãos à cara.

25' - Cartão amarelo para Nani, a punir uma falta sobre Mamadu. Este é o 25.º golo mostrado ao Sporting desde o início do campeonato.

Tiago Fernandes tinha 18 anos (1999) quando o Santa Clara, comandado pelo seu pai (Manuel Fernandes), fez a estreia na Liga portuguesa.

20' - Cartão amarelo para Stephens, a punir uma falta sobre Lumor.

17' - Uma bomba de Bruno Fernandes de fora da área foi o único remate do jogo até ao momento.

17' - Começa a chover com maior intensidade na ilha de São Miguel,  nos Açores.

15' - Cartão amarelo para Coates, a punir uma falta dura sobre Stephens.

14' - QUE PERIGO! Zé Manuel preparava-se para 'engatilhar' o pé direito, mas na hora 'H' apareceu Acuña a roubar uma boa oportunidade ao ataque açoriano. 

10' - Bruno Gaspar está a ser assistido no terreno de jogo, na sequência de um choque com Pineda.

9' - Lumor estreia-se como titular no Sporting (8 jogos como suplente utilizado)

7'- QUE TIRO.... E QUE DEFESAAAA! Bruno Fernandes, remata de meia distância, e obriga Marco a defender para canto!

4' - Boa recuperação de Coates! Jogada de contra-ataque do Santa Clara a causar os primeiros calafrios na grande área leonina.

1' - Já rola a bola no Estádio de São Miguel. Começaram as emoções deste Santa Clara-Sporting.

- Capitães Rashid e Nani escolhem campo e bola junto ao árbitro Manuel Mota.

- As três equipas sobem ao terreno de jogo.

Quinze anos depois, Santa Clara e Sporting voltam a medir forças para o campeonato nacional, num duelo que opõe o sexto ao quinto classificado da I Liga.

No primeiro onze escalado por Tiago Fernandes, o treinador leonino protagoniza uma enorme surpresa com a colocação de Lumor na lateral esquerda, em prol de Acuña, aposta recorrente de Peseiro nos duelos anteriores para o campeonato.

Onze do Santa Clara: Marco; Patrick Vieira, César, Fábio Cardoso e Mamadu; Osama, Anderson Carvalho e Bruno Lamas, Pineda, Zé Manuel e Stephens.

Onze do Sporting: Renan; Lumor , Mathieu, Coates e Bruno Gaspar; Battaglia, Bruno Fernandes e Acunã; Diaby, Nani e Bas Dost.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório