Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Peter Bosz: Quem é, afinal, o provável novo treinador do Sporting?

Iniciou a sua carreira em 2002/03 e o seu ponto alto foi chegar à final da Liga Europa, em 2016/17, no comando técnico do Ajax.

Peter Bosz: Quem é, afinal, o provável novo treinador do Sporting?
Notícias ao Minuto

08:03 - 03/11/18 por Ruben Valente.

Desporto Perfil

Com 54 anos, Peter Bosz parece ser o escolhido por Frederico Varandas para suceder a José Peseiro no comando técnico do Sporting. O presidente dos leões está na Holanda em negociações e este poderá ser o eleito a ingressar em Alvalade nos próximos dias. Conhecido para quem acompanha o futebol alemão ou holandês, Bosz ainda é um nome que pouco diz a alguns adeptos.

Quem é, então, o homem que está a ganhar força para ingressar em Alvalade?

Peter Bosz é um antigo jogador holandês, que brilhou ao serviço do Feyenoord. Em 1999 deu por terminada a sua carreira enquanto futebolista e três anos mais tarde, em 2002/03, iniciou-se como treinador.

Começou logo no principal escalão do futebol holandês e orientou o De Graafschap. Esteve no clube durante uma temporada e em 2004/05 passou a comandar o Heracles. Em três época ao leme do emblema holandês, o melhor que conseguiu foi um 12.º lugar na Eredivisie. ‘Saltou’ depois para o Vitesse, onde esteve duas épocas e meia, antes de se transferir para o Maccabi Tel Aviv. 

Esta foi a sua primeira aventura no estrangeiro. Em 2015/16 orientou a equipa israelita durante meio ano e alcançou um segundo lugar no campeonato. Na época seguinte chega ao Ajax, onde realizou, talvez, a sua melhor temporada. Levou a formação de Amesterdão ao 2.º lugar no campeonato, com um registo de 25 vitórias e o título ficou apenas a… um ponto. Em termos internacionais, Bosz conduziu o Ajax à final da Liga Europa, onde foi derrotado pelo Manchester United, de José Mourinho.

A boa temporada no Ajax levou o Dortmund a contratar o técnico holandês. Na temporada passada, a sua experiência na Alemanha teve longe de ser bem sucedida. Os maus resultados ditaram a sua saída precoce e foi demitido do comando técnico do Borussia Dortmund a 9 de dezembro, após 12 derrotas consecutivas.

Em suma, numa carreira que já conta com uma vasta experiência, Peter Bosz tem um registo de 136 vitórias num total de 328 jogos realizados.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório