Com 54 anos, Peter Bosz parece ser o escolhido por Frederico Varandas para suceder a José Peseiro no comando técnico do Sporting. O presidente dos leões está na Holanda em negociações e este poderá ser o eleito a ingressar em Alvalade nos próximos dias. Conhecido para quem acompanha o futebol alemão ou holandês, Bosz ainda é um nome que pouco diz a alguns adeptos.
Quem é, então, o homem que está a ganhar força para ingressar em Alvalade?
Peter Bosz é um antigo jogador holandês, que brilhou ao serviço do Feyenoord. Em 1999 deu por terminada a sua carreira enquanto futebolista e três anos mais tarde, em 2002/03, iniciou-se como treinador.
Começou logo no principal escalão do futebol holandês e orientou o De Graafschap. Esteve no clube durante uma temporada e em 2004/05 passou a comandar o Heracles. Em três época ao leme do emblema holandês, o melhor que conseguiu foi um 12.º lugar na Eredivisie. ‘Saltou’ depois para o Vitesse, onde esteve duas épocas e meia, antes de se transferir para o Maccabi Tel Aviv.
Esta foi a sua primeira aventura no estrangeiro. Em 2015/16 orientou a equipa israelita durante meio ano e alcançou um segundo lugar no campeonato. Na época seguinte chega ao Ajax, onde realizou, talvez, a sua melhor temporada. Levou a formação de Amesterdão ao 2.º lugar no campeonato, com um registo de 25 vitórias e o título ficou apenas a… um ponto. Em termos internacionais, Bosz conduziu o Ajax à final da Liga Europa, onde foi derrotado pelo Manchester United, de José Mourinho.
A boa temporada no Ajax levou o Dortmund a contratar o técnico holandês. Na temporada passada, a sua experiência na Alemanha teve longe de ser bem sucedida. Os maus resultados ditaram a sua saída precoce e foi demitido do comando técnico do Borussia Dortmund a 9 de dezembro, após 12 derrotas consecutivas.
Em suma, numa carreira que já conta com uma vasta experiência, Peter Bosz tem um registo de 136 vitórias num total de 328 jogos realizados.