"O FC Porto está bem, sobretudo na Liga dos Campeões, e está com moral para trilhar o seu caminho. O Benfica também tem trabalhado bem, por isso julgo que é um bom momento para um clássico, pois as duas equipas estão com moral elevada", afirmou o brasileiro, em declarações à agência Lusa.
Com vários clássicos jogados em Portugal, onde também representou o Sporting, Derlei lembra com saudade a estreia neste jogo com a camisola dos 'dragões', assim como o golo marcado frente às 'águias', no Estádio do Dragão, em 2003. Já pelo Benfica, no qual só esteve seis meses, recorda o respeito e carinho com que foi tratado, e por isso mesmo não manifesta preferências na hora de eleger um vencedor para o jogo de domingo.
Prefere que seja "um bom espetáculo, com golos", e acredita que ganhe quem ganhar o campeonato estará longe de ficar resolvido, embora admita que uma vitória tem efeitos anímicos importantes.
"A nível de título este jogo não será decisivo, mas a nível de campeonato um clássico influencia muito, sobretudo nos jogos a seguir, pois ganha-se moral. E isso é um aspeto de extrema importância num plantel", reforçou o antigo jogador.
Olhando aos dois planteis, Derlei lamenta a ausência de Aboubakar do lado do FC Porto, mas lembra que o Benfica também não tem tido Jonas e que "há outros jogadores que estão a dar conta do recado".
Na defesa da equipa orientada por Sérgio Conceição está um compatriota de Derlei. Éder Militão chegou e depressa 'saltou' para o 'onze' portista, algo que não surpreende o ex-avançado, que elogia o jovem 'canarinho'.
"É um defesa-central que foi adaptado a defesa-direito pela sua qualidade técnica e velocidade, que foi o que o fez destacar e chegar à seleção brasileira. O FC Porto esteve atento e fiquei até surpreendido por ele ter ido para o FC Porto, pois já se falava de outros interessados e sabemos que há clubes com maior poder económico que podiam pagar mais", disse
O jogo entre Benfica e FC Porto, referente à sétima jornada da Liga portuguesa, está agendado para o próximo domingo, às 17:30. O FC Porto é segundo classificado do campeonato, com 15 pontos, mais um do que o Benfica, que tem 14 e ocupa o terceiro lugar.