Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Portugal domou o leão do Atlas com a cabeça de CR7 e as asas de Patrício

Seleção Nacional venceu Marrocos por 1-0, com o golo a ser alcançado pelo inevitável Ronaldo à passagem do minuto 4. Um triunfo que Rui Patrício segurou com uma enorme defesa aos 57 minutos.

Portugal domou o leão do Atlas com a cabeça de CR7 e as asas de Patrício
Notícias ao Minuto

14:50 - 20/06/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Direto

Portugal deu um passo de gigante rumo aos oitavos de final do Mundial da Rússia, após vencer Marrocos com um golo solitário do 'marciano' Cristiano Ronaldo. Efetivamente o avançado do Real Madrid veio de outro planeta. Pé direito, pé esquerdo e agora de cabeça. Mil e uma formas, mil e um rasgos individuais, mil e um sonetos 'cantados' pelo maior tenor da orquestra nacional, que mais uma vez desafinou... e muito.

Vários jogadores voltaram a chumbar no segundo teste de Portugal no certame da Rússia. Moscovo acaba por ser uma cidade feliz para Portugal, apenas e somente pelo marcador. Marcador esse que permaneceu 1-0, graças a Rui Patrício. Se frente à Espanha passou entre os pingos da chuva, frente a Marrocos a exibição do antigo guarda-redes do Sporting roçou uma bela 'monstruosidade'.

Começo vertiginioso e o abismo sempre ao virar da esquina

A primeira parte do jogo entre Marrocos e Portugal tornou-se um delicioso bolo em que o aspecto exterior dava vontade imediata de trincar, afinal a vitória parcial agradava e muito à contabilidade do país, mas o interior deste momento bolo era seco e de difícil digestão. Valeu a genialidade de Cristiano Ronaldo, que se tornou o melhor marcador europeu de seleções de sempre, com 85 golos - ultrapassando o húngaro Puskas.

A primeira parte pertenceu toda a Marrocos, que descozeu a defesa portuguesa e forçou Portugal ao meio-campo defensivo. Belhanda, Ziyech, Boussoufa, Boutaib e especialmente Amrabat foram verdadeiros quebra-cabeças para a defensiva lusa. Muitas perdas de bola, muitos passes falhados, linhas muito distantes umas das outras. Ainda assim, as três melhores oportunidades foram portuguesas - o golo de Ronaldo, um remate cruzado do capitão que rasou o poste e um falhanço de Guedes, ao minuto 39.

A segunda parte foi um novo capítulo de sofrimento. Um sofrimento que só acabou cinco minutos depois dos 90. Portugal padeceu dos mesmos problemas da etapa inicial, sendo o meio-campo luso várias vezes suprimido pela velocidade de Belhanda e Amrabat que deixaram a cabeça em água do posto mais recuado da Seleção das Quinas.

Rui Patrício foi chamado a intervir ao minuto 57 e só um 'voo' de elevada dificuldade impediu o golo certo a Belhanda. A bola ainda sofreu um desvio na cabeça de Ronaldo. A cruel 'traição' do melhor timoneiro da equipa não surgiu e Portugal saiu deste segundo embate na Rússia vivo, mas a precisar urgentemente de mudar o óleo no centro de máquinas.

Próxima segunda-feira, Portugal defronta o Irão e frente aos pupilos de Carlos Queiroz a receita tem de ser obrigatoriamente outra.

Relato do jogo

90+5- ACABOU! ACABOU! ACABOU O SOFRIMENTO! PORTUGAL VENCE POR 1-0 e ESTÁ NO PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO B COM 4 PONTOS!

PORTUGAL ESTÁ QUASE! AGUENTA PORTUGAL!

90+3 - FALHA BENATIA! Livre batido para a área e Benatia aproveita a atrapalhação portuguesa para atirar por cima!

90+2 - Cartão amarelo para Adrien Silva.

90' - Cinco minutos de compensação! Aguenta Portugal, aguentaaaaaaa!

89'- Entra Adrien para o lugar de João Moutinho.

Aos 57 minutos Rui Patrício fez uma defesa soberba que pode ter garantido os três pontos para Portugal. Confira o lance.

85' - Contra a barreira! Mais um livre para Ronaldo e pela segunda vez a bola morre na muralha marroquina!

84' - Livre perigoso para Portugal! Cristiano Ronaldo estamos todos contigo!

81' - Diarra remata de longe, mas a bola felizmente sai longe dos ferros da baliza de Patrício.

79' - 70.011 espetadores no estádio Luzhniki, em Moscovo.

78 ' - Novo calafrio na área de Portugal. Felizmente Rui Patrício tinha o lance controlado.

70' - Sai João Mário, para a entrada de Bruno Fernandes.

68' - A bola passa por cima do travessão da baliza de Rui Patrício. Portugal pode respirar de alívio, pelo menos por agora.

68' - Livre perigoso para Marrocos, à entrada da área, descaído para o lado direito.

59' - Entra Gelson Martins para o lugar de Bernardo Silva.

57' - ESPETACULAR, INCRÍVEL, FORMIDÁVEL DEFESA DE RUI PATRÍCIO! Bola bombeada para a área portuguesa e Belhanda cabeceia para voo fantástico do guardião! A bola ainda sofre um desvio na cabeça de Cristiano Ronaldo.

55' - Deram espaço a Belhanda. O marroquino não se fez rogado e colocou à prova Rui Patrício, na sequência de um remate com o pé direito.

51' - Guedes, onde anda Gonçalo Guedes? Mais uma exibição para esquecer do jogador do Valencia. Guedes assistiu involuntariamente CR7... queria rematar, mas a bola espirrou para um pontapé de Ronaldo ... que foi direitinho para a bancada! .

48' - O que desperdiça José Fonte! O canto é batido para a marca de penálti, onde Fonte salta sozinho e cabeceia fora do alvo.

46' - Começou a segunda parte em Moscovo.

45+3 - Intervalo em Moscovo. Portugal sai a vencer por 1-0, com um golo de Ronaldo aos quatro minutos.

45'+2 - MARROCOS PERTO DO GOLO! Livre batido para a marca de penálti e Boutaib cabeceia desviado! Boussoufa não consegue chegar a tempo para a emenda.

45' - Três minutos de compensação.

Aos 25 minutos, CR7 sofreu uma entrada duríssima de Benatia. Confira aqui o lance.

39' - Como é possível Guedes? Ronaldo pica a bola sobre a defesa marroquina, para Guedes, que na cara do guarda-redes permite a defesa de El Kajoui! Que falhanço!

34' - Ações com bola na área adversária - Portugal (Ronaldo): 2 / Marrocos (12). Dados estatísticos divugados pela GoalPoint.

32' - Sete passos atrás... Ronaldo atirou, mas a bola foi direitinha à barreira.

31' - Livre perigoso para Cristiano Ronaldo! VAMOS RONALDO! O PAÍS ESTÁ CONTIGO, LIGADO A ESSA REDONDINHA!

30' - Mau corte de Raphael Guerreiro na área, estava atento Rui Patrício. 

26' - Marroquinos ficam a reclamar grande penalidade. Amrabat passa por Guerreiro e fica a pedir penálti.

25' - Entrada duríssima sobre Cristiano Ronaldo podia ter valido vermelho a Benatia!

23' -  Ziyech remata de longe, rasteiro, para defesa segura de Patrício.

17'Portugal  adormece com a vantagem conseguida.  Marrocos leva mais perigo à baliza e num par de cantos provocou uma dose de calafrios à baliza nacional.

Cristiano Ronaldo faz história e torna-se no jogador europeu com mais golos pelas seleções nacionais:

85 Cristiano Ronaldo

84 Puskas

75 Kocsis

71 Miroslav Klose

68 Gerd Müller

-  Confira o lance que resultou no primeiro golo de Portugal!

12' - QUE PERIGO! Na sequência de um pontapé de canto, batido na esquerda, Benatia de cabeça a levar perigo à baliza de Patrício. Estava atento e segura junta ao poste direito o guardião português.

9' - RONALDO TÃO PERTO DO SEGUNDO! Rematou de pé direito já no interior da grande área, mas o disparo saiu a rasar o poste direito da baliza de Munir.

4' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DE PORTUGAL! É DE RONALDO! É DE PORTUGAL! Bernardo bate canto curto, para Moutinho, que cruza para a pequena área. Ronaldo mergulha e cabeceia para o fundo das redes! (1-0)

4' - Sai o primeiro canto do jogo. E é para Portugal! Lance de bola parada ganho por Bernardo Silva.

2' - Primeiro lance de ataque pertence a Marrocos! Cruzamento da esquerda, de Belhanda, e Boutaib salta para cabecear fora do alvo. Atenção, Portugal!

1' - ROLA A BOLA EM MOSCOVO! Já se joga o Portugal-Marrocos! Boa sorte, Seleção Nacional! 

Portugal-Marrocos: Já se ouve A Portuguesa em Moscovo.

Portugal vai alinhar com um equipamento completamente branco: camisola, calção e meia. Já Marrocos vai alinhar de camisola vermelha, calção verde e meia vermelha.

Termina o aquecimento. Tudo a postos para o início do Portugal-Marrocos.

O árbitro da partida é Mark Geiger que pela segunda vez dirige um jogo da seleção portuguesa. O árbitro norte-americano, de 43 anos, esteve no triunfo luso frente à Nova Zelândia, por 4-0, na fase de grupos da Taça das Confederações, em 2017. 

As duas equipas já aqueceram no relvado do Estádio Luzhniki, em Moscovo. Dentro de instantes Portugal e Marrocos vão entrar em ação.

Os leões do Atlas estão em maioria nas bancadas, mas o apoio a Portugal também se faz sentir.

Notícias ao Minuto[O apoio português no Estádio Luzhniki, em Moscovo]© Reuters

Depois de um empate 3-3 no arranque, frente à Espanha, numa noite de sonho para Cristiano Ronaldo, Portugal disputa esta quarta-feira, no Estádio Luzhniki, em Moscovo, o seu segundo jogo no Campeonato do Mundo, diante de uma selecção de Marrocos que na estreia neste Mundial se viu derrotada por um autogolo ao cair do pano diante do Irão.

Fernando Santos promove uma alteração relativamente ao onze que alinhou diante da Espanha, entrando João Mário para o lugar de Bruno Fernandes no meio-campo luso.

Onzes iniciais:

Portugal: Patrício; Cédric, Fonte, Pepe, Raphael Guerreiro; William Carvalho, João Mário, Moutinho; Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e Ronaldo.

Marrocos: Munir; Dirar, Benatia, Da Costa, Achraf; Belhanda, El Ahmadi, Boussoufa; Harit, Boutaïb, Ziyech.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório