Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Atletas devem ser modelo e referência para jovens

O secretário de Estado do Desporto e Juventude destacou o papel de modelo e referência que as três atletas hoje premiadas pelo CNID têm na juventude portuguesa que começa a praticar desporto.

Atletas devem ser modelo e referência para jovens
Notícias ao Minuto

17:18 - 26/08/13 por Lusa

Desporto Emídio Guerreiro

"Além da enorme carreira desportiva de cada uma, têm um papel de modelo e referência para a juventude portuguesa", afirmou Emídio Guerreiro, pouco depois de Sara Moreira, Dulce Félix e Ticha Penicheiro terem recebido galardões do CNID -- Associação de Jornalistas de Desporto.

Emídio Guerreiro aproveitou o evento para realçar a importância de dinamizar a economia do desporto, nomeadamente através da promoção dos Centros de Alto Rendimento (CAR) existentes no país.

"Existe uma economia do desporto que tem que ser rentabilizada. Esse trabalho está a ser feito e vai continuar a ser feito a partir de 2014 e está a ser integrado com a política do turismo, com as autarquias e com as federações", disse Emídio Guerreiro.

Sara Moreira, distinguida com o galardão Atleta do Ano, mostrou-se satisfeita com o prémio e elegeu a participação nos Jogos Olímpicos Rio2016 como um objetivo a médio prazo de uma carreira agora "interrompida" por uma gravidez.

"Certamente que o Rio é um objetivo pessoal, antes disso espero participar em outros campeonatos. Agora a prioridade é o meu filho, assim que puder irei retomar", disse a atleta que deverá ser mãe em novembro.

Dulce Félix, também distinguida com o prémio Atleta do Ano, admitiu que 2012 - ano em que se sagrou campeã da Europa dos 10.000 metros -- foi um dos melhores da carreira, que agora terá novos desafios, no Benfica.

"É um orgulho, quero mostrar aos benfiquistas que devem ficar felizes com a minha contratação", disse a antiga atleta do Maratona, admitindo que a sua estreia com a camisola encarnada pode acontecer em outubro na meia-maratona de Lisboa.

"O meu objetivo passa pela maratona do Rio2016. A minha primeira prova deverá ser a meia-maratona de Lisboa, ainda não está bem definido, e depois a maratona de Nova Iorque", disse, acrescentando: "O meu objetivo passa pela maratona do Rio2016".

A antiga basquetebolista Ticha Penicheiro, distinguida com o prémio Carreira, mostrou-se satisfeita com o reconhecimento do seu trabalho.

"É sempre bom saber que o nosso trabalho é reconhecido, nem nos sonhos mais atrevidos pensei chegar onde cheguei", disse a antiga jogadora, que alinhou 15 anos na Liga norte-americana de basquetebol feminino (WNBA).

Os restantes prémios do CNID, que premeiam entre outros o futebolista Cristiano Ronaldo, o ciclista Rui Costa e os canoístas Emanuel Silva e Fernando Pimenta, deverão ser entregues em outubro.

AO // NFO

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório