Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2018
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

David Toscana distinguido com o Prémio Xavier Villaurrutia

O escritor David Toscana foi distinguido, por unanimidade, com o Prémio Xavier Villaurrutia de Escritores para Escritores, do México, pelo romance 'Olegaroy', que será editado em 2019, em Portugal, informou a editora portuguesa.

David Toscana distinguido com o Prémio Xavier Villaurrutia
Notícias ao Minuto

16:55 - 22/03/18 por Lusa

Cultura Literatura

O prémio, criado em 1955 pelo escritor e crítico literário Francisco Zendejas Gómez, visa distinguir o melhor livro do ano editado no México, país natal de David Toscano, e é assegurado pela Sociedade Alfonsina Internacional e pelo Instituto Nacional de Belas Artes (INBA), e será entregue ao escritor no próximo dia 10 de abril.

O júri, constituído pelos escritores Felipe Garrido, Silvia Molina e Vicente Quirarte, considerou 'Olegaroy', publicado no México, em outubro último, "um romance inteligente, sábio, narrado com estilo", segundo o comunicado divulgado pelo INBA.

"As personagens foram criadas com surpreendente naturalidade e um grande senso de humor, que não se perde nos muitos momentos em que a escrita da Toscana atinge uma profundidade filosófica notável", escreveu o júri, cita o INBA.

O poeta e ensaísta Vicente Quirarte salientou, por seu turno, que o romance o surpreendeu pela "sua agilidade, inteligência e agudeza, em que o sentido de humor não invalida a sabedoria", refere o mesmo comunicado do INBA.

David Toscana, de 56 anos, nasceu no norte do México, em Monterrey, estudou Engenharia Industrial e de Sistemas no Instituto Tecnológico da sua cidade natal, e também na Escola de Escritores da Sociedade Geral de Escritores do México.

Em 2005, o autor recebeu o Prémio de Belas Artes de Narrativa 'Colima', pelo total da sua obra, o Prémio Antonin Artaud, pelo romance 'El Último Lector' e, em 2008, o Prémio José María Arguedas por 'O Exército Iluminado', publicado em Portugal pela editora Parsifal, em 2014. Do autor foi editado em abril do ano passado, em Portugal, o romance 'Evangelha'.

Toscana é autor, entre outros títulos, de 'As Bicicletas' (1992), 'Historias de Lontananza' (1997), 'Santa María del Circo' (1998), 'Duelo de Miguel Pruneda' (2002), 'Brindis por un fracaso' (2006) e, na área da literatura infantil, 'Los puentes de Königsberg' (2009).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório