Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

João Queiroz expõe 21 novas obras na galeria Gabinete em Lisboa

Uma exposição com 21 novas obras do artista João Queiroz, que utiliza pela primeira vez como técnica de impressão a monotipia, é inaugurada hoje, às 21:30, na galeria Gabinete, em Lisboa.

João Queiroz expõe 21 novas obras na galeria Gabinete em Lisboa
Notícias ao Minuto

19:51 - 15/02/18 por Lusa

Cultura Arte

Com uma vasta obra a óleo, aguarela, desenho e encáustica, João Queiroz apresenta as obras, concluídas este ano, nesta mostra sem título, até ao final do mês de março, indicou fonte da galeria à agência Lusa.

A monotipia, técnica que remonta ao século XVII, é um processo de reprodução de um desenho ou mancha de cor em prova única.

As provas obtidas "têm sempre um elevado grau de imprevisibilidade, não sendo uma reprodução fiel do desenho ou mancha original, uma vez que as cores se tendem a misturar durante o processo de impressão", segundo a galeria.

Estas 21 monotipias, "aqui conjugadas com a encáustica, técnica de pintura que utiliza a cera como aglutinadora dos pigmentos, traduzem-se em obras em que a densidade cromática contrasta com a leveza do papel japonês em que são impressas", acrescenta.

Nascido em Lisboa, em 1957, João Queiroz vive e trabalha na capital, expondo individualmente desde 1986.

Entre outras, realizou as mostras individuais 'Encáusticas', Appleton Square (Lisboa, 2015), 'Stanca Luce', Fundação Carmona e Costa (Lisboa, 2015), 'A noiva Dourada', Vera Cortês Art Agency (Lisboa, 2013), 'Afinal era uma borboleta', Pavilhão Branco, Museu da Cidade, (Lisboa, 2012), 'Silvæ', na Culturgest (Lisboa, 2010), "Obras sobre papel" no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães, 2009).

João Queiroz foi o vencedor do Prémio AICA 2011 e do prémio EDP de desenho em 2000.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório