Meteorologia

  • 18 DEZEMBRO 2017
Tempo
MIN 6º MÁX 6º

Edição

Dezembro fora de casa com culinária, música, dança e Natureza

O mês de dezembro convida a sair de casa em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, com atividades que vão da música à dança, Natureza e troca de sabores natalícios com convidados italianos, divulgou hoje o município.

Dezembro fora de casa com culinária, música, dança e Natureza
Notícias ao Minuto

19:46 - 06/12/17 por Lusa

Cultura Alfândega da Fé

O Festival Sete Sóis Sete Luas leva a Alfândega da Fé sabores italianos e sons e dança castelhanos, no âmbito da cooperação entre as cidades participantes que este evento internacional proporciona.

Durante todo o mês de dezembro há a Festa da Montanha, no concelho, que inclui um 'Trail' (corrida), um Fim de Semana na Montanha, venda de produtos, eventos culturais e outras atividades como apanha de cogumelos e batida ao javali.

"Em Alfândega da Fé, dezembro não é para ficar em casa, é para participar numa série de atividades", como frisou Ana Duque, da Câmara de Alfândega da Fé, promotora dos eventos em parceria com outras entidades.

O Festival Sete Sóis Seta Luas, que promove a cooperação cultural entre várias cidades do mundo, regressa a Alfândega da Fé entre 11 e 13 de dezembro, com laboratórios de gastronomia da Toscana.

Duas "chefs" italianas, Paola Angiolini e Roberta Lupi, vão partilhar com as gentes locais receitas da região italiana, durante três dias abertos a 15 cozinheiros locais.

As receitas irão ser degustadas, no último dia, por 50 convidados, e entre o cardápio constarão pratos de Natal típicos da Toscana.

"Todos os produtos utilizados nestes laboratórios são comprados em Alfândega da Fé para também dar alguma dinamização ao comércio local", enfatizou Ana Duque.

Ainda no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas, na véspera de Natal, dias 21 e 22 de dezembro, Alfândega da Fé recebe a dança flamenca com o grupo de Ana Gonzalez y su Gente de Andaluzia (Espanha).

O município português realça que Ana Gonzalez "é uma das bailarinas mais conhecidas do flamenco", elevado a património imaterial da Humanidade, e "vai partilhar a sua arte num laboratório de dança gratuito, aberto à população local".

A iniciativa contempla ainda um laboratório musical de guitarra flamenca e percussão para a população se familiarizar com as sonoridades da Andaluzia.

Dezembro oferece também contacto com a Natureza, em Alfândega da Fé, e são esperadas uma centena de pessoas no 'Trail' (corrida) com vários níveis de dificuldades e prémios, agendado para o dia 10.

A iniciativa está integrada na Festa da Montanha que se prolonga até ao final de dezembro, centrada na aldeia de Sambade, e que inclui ainda o Fim de Semana na Montanha, a 16 e 17 de dezembro, com formação de sobrevivência e orientação para os mais aventureiros.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório