Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Jardim de Inverno do Teatro São Luiz rebatizado 'Sala Bernardo Sassetti'

O Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa, vai passar a chamar-se Sala Bernando Sassetti, uma homenagem da Câmara Municipal de Lisboa ao pianista e compositor, que faria no sábado 47 anos, foi hoje anunciado.

Jardim de Inverno do Teatro São Luiz rebatizado 'Sala Bernardo Sassetti'
Notícias ao Minuto

23:06 - 21/06/17 por Lusa

Cultura Lisboa

"Ao longo de dez anos, [Bernardo Sassetti] tocou no São Luiz mais de quarenta vezes. Gostava particularmente do Jardim de Inverno.

Assim, por ocasião do seu aniversário, a Câmara Municipal de Lisboa presta-lhe homenagem dando a este espaço o seu nome: Sala Bernardo Sassetti", refere a autarquia de Lisboa num comunicado hoje divulgado.

A ocasião será assinalada no sábado com uma homenagem no Teatro São Luiz, durante a qual "a Casa Bernardo Sassetti e a editora mpmp apresentam o Volume I do Songbook de Bernardo Sassetti, seguido de um momento musical com a participação de Camané, Inês Laginha, Filipe Raposo, Francisco Sassetti e Sérgio Godinho".

Na homenagem estarão presentes o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Media, e a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

A autarquia recorda que, "pela excelência artística do seu trabalho quer enquanto compositor quer enquanto intérprete, solista ou concertista, Bernardo Sassetti conquistou um lugar de destaque entre os nomes maiores da Cultura Portuguesa, deixando um notável legado em áreas tão distintas como a música jazz ou o fado, mas também na música para cinema ou para teatro, áreas onde a qualidade do seu empenho se evidenciou".

Bernardo Sassetti, que morreu a 10 de maio de 2012, aos 41 anos, era considerado um dos mais criativos pianistas da sua geração, para lá das fronteiras do jazz, e que vivia inquieto em torno da música e da imagem.

Iniciou-se no jazz no final da adolescência, quando começou a tocar com Carlos Martins e com o Moreiras Quartet, mas o percurso foi transversal na música portuguesa, tendo trabalhado com músicos do fado, do pop rock, do hip hop.

Em setembro de 2012, meses depois da morte, a família fundou a Casa Bernardo Sassetti, com o objetivo de promover a obra do autor "enquanto compositor, enquanto músico e também na área da imagem, enquanto realizador, pintor e fotógrafo".

Em 2015, a associação Sons da Lusofonia criou o Prémio de Composição Bernardo Sassetti, atribuído anualmente, para incentivar a criação musical de jovens músicos na área do jazz e para homenagear aquele autor.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório