Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo lamenta morte de Armando Silva Carvalho

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte do poeta e tradutor Armando Silva Carvalho, destacando "a admiração que suscitou ao longo das décadas e em várias gerações".

Marcelo lamenta morte de Armando Silva Carvalho
Notícias ao Minuto

19:12 - 01/06/17 por Lusa

Cultura Poeta

Numa nota publicada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou o seu pesar pelo falecimento de Armando Silva Carvalho, que morreu hoje de manhã, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, vítima de doença prolongada.

"Advogado, jornalista, publicitário, tradutor, ficcionista, ficou conhecido como um dos poetas mais idiossincráticos revelados na década de 1960, destacando-se pela vontade anti-lírica de muitos dos seus textos, sarcásticos, agrestes, pulsionais", refere a mesma nota.

O Presidente da República recordou que Armando Silva Carvalho "escreveu também um dos mais notáveis livros sobre a vida contemporânea numa capital: 'Lisboas'".

"A última coletânea que publicou, 'A Sombra do Mar' (2016), venceu uma sucessão de prémios de poesia (da APE, do PEN, e outros), distinções que documentam bem a admiração que suscitou ao longo das décadas e em várias gerações", destacou.

Armando Silva Carvalho nasceu em 1938, em Olho Marinho, Óbidos, e era um dos mais importantes poetas portugueses da atualidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório