Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Concerto de fado e tango com Walter Hidalgo, em Alfama

A casa de fados A Parreirinha de Alfama, em Lisboa, é palco, no próximo domingo, de um espetáculo que junta o fado e o tango, com a participação do músico argentino Walter Hidalgo.

Concerto de fado e tango com Walter Hidalgo, em Alfama
Notícias ao Minuto

15:35 - 24/05/17 por Lusa

Cultura Lisboa

"A ideia começou a fermentar em 2014, quando em novembro eu e o Paulo Valentin [guitarra portuguesa] participámos, no II Festival Portenho", em Buenos Aires, disse à agência Lusa o músico Bruno Costa, um dos participantes.

"A ideia é apresentar dois géneros musicais que têm o mesmo ADN, com ligações aos portos e marinhagens, em termos de conteúdos muito idênticos - falam de amores, desamores, ausência, separação, da cidade onde são cultivados -, mas que, musicalmente, são distintos", afirmou.

Bruno Costa explicou que, "na prática, haverá um espetáculo de fado, ao qual se acrescenta um apontamento de cinco ou seis temas por Walter Hidalgo, que irá também interpretar alguns fados".

Este "encontro do tango com o fado num espaço típico de Alfama" conta com as participações dos fadistas Maria de Fátima, Joana Amendoeira e Sérgio Silva, e os músicos Bruno Costa, à viola, e Paulo Valentim, na guitarra portuguesa, além de Walter Hidalgo, voz e bandoneón.

A fundação da Parreirinha de Alfama, à qual está ligada a fadista Argentina Santos, data de 1949 como "casa de petiscos", e começou, regularmente, a apresentar fados em 1951.

Carlos Gardel, uma referência do tango, gravou em 1929 'Caprichosa', com o subtítulo de "fado corrido", de autoria de Frólan Aguilar, que referencia o fado como "canção de Portugal".

Em 1972, este tema foi gravado por Roberto Malestar, acompanhado pelo violista Alfredo Berón e, em 2015, Mariza incluiu-o no alinhamento do álbum 'Mundo', produzido por Javier Limón.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório