Propondo-se recriar os hábitos comerciais e sociais do mercado que se realizava na Praça dos Vales no final do século XIX, o evento organizado pela autarquia de Oliveira de Azeméis contará com cerca de 2.000 figurantes trajados à época, em representação das mais de 80 coletividades do concelho envolvidas na iniciativa.
Do programa de animação do evento consta este ano um encontro internacional com cerca de 300 concertinistas, para o qual está anunciada a participação do italiano Dino Baffetti, apontado pelos organizadores como "o expoente máximo na construção de concertinas e acordeões", e também a presença do campeão mundial na execução de acordeão diatónico, Alessandro Gaudio.
Vários grupos de Portugal, Espanha e Itália deverão concentrar-se no sábado à noite num concerto junto à Câmara Municipal, sendo que outros executantes de concertina que queiram associar-se à performance a título particular também estão convidados a participar.
O encerramento do Mercado à Moda Antiga caberá, por sua vez, à banda portuguesa GNR, que atuará no domingo à noite com a cantora Isabel Silvestre e, "numa conjugação musical rara", se fará acompanhar pelos mais de 70 músicos da Banda de Música do Pinheiro da Bemposta, freguesia que integra o concelho de Oliveira de Azeméis.
Para o presidente da Câmara Municipal, Isidro Figueiredo, o público terá assim oportunidade de "assistir a um concerto histórico", cujo significado é ainda mais "especial" data a diferença de idade que separa os dois coletivos em palco. "São 100 anos os que separam a sua criação, já que a filarmónica do Pinheiro da Bemposta nasceu em 1881 e a banda do Porto surgiu em 1981, um século depois", explica o autarca à Lusa
O programa do Mercado à Moda Antiga inclui ainda a atuação de outros artistas e várias outras atividades, como venda de produtos hortícolas regionais e artesanato, mostras de ofícios e costumes, jogos tradicionais e tranças tradicionais.
A oferta gastronómica do evento será, por sua vez, assegurada por dezenas de tascas e tabernas geridas por coletividades locais, sendo que a recém-criada Confraria do Arroz e dos Sabores de Azeméis irá ainda dinamizar sessões de 'show cooking' pelos chefes Chakall e Luís Lavrador.
Os dois cozinheiros irão propor novos usos culinários para esse produto alimentar, cuja indústria concentra em Oliveira de Azeméis o descasque e embalamento de 70% do arroz consumido em Portugal.