Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Elida Almeida quer divulgar tabanca com álbum 'Djunta Kudjer'

A divulgação da tabanca, um estilo de música de Cabo Verde pouco conhecida no estrangeiro, é um dos objetivos do novo disco de Elida Almeida, 'Djunta Kudjer', que a cantora apresenta no sábado no Hard Club, no Porto.

Elida Almeida quer divulgar tabanca com álbum 'Djunta Kudjer'
Notícias ao Minuto

21:21 - 30/03/17 por Lusa

Cultura Cantora

"Continuo na mesma linha do primeiro disco: a ter o meu povo inspiração, tudo o que se passa ao meu redor, o meu dia-a-dia, o que acontece com os vizinhos, os familiares, os amigos", disse à agência Lusa Elida Almeida, sublinhando que um dos objetivos do novo trabalho é "promover, o máximo possível, a tabanca (tabanka, em crioulo), um estilo que está a cair em desuso".

Segundo Elida Almeida, autora da quase totalidade dos temas que integram o novo trabalho, 'Djunta Kudjer' "tem Cabo Verde lá dentro".

"Temos funaná, temos tabanca, temos fusões entre Cuba e Cabo Verde e Cabo Verde e outros países de África", acrescentou, sublinhando que este disco pretende ainda apelar às pessoas para que cultivem mais a amizade e o amor entre si.

"O principal objetivo deste trabalho é promover, o máximo possível, um estilo que ainda é pouco conhecido lá fora, que é a tabanca. É um estilo muito festivo, muito dançante, vindo dos nossos antepassados que está a cair em desuso, então o nosso principal objetivo é promover esse estilo, fazer com que as pessoas lá fora o descubram", frisou.

O disco não se confina, porém, ao ritmo da tabanca, já que é possível distinguir outros ritmos como o batuque em 'Era mintira', a balada em 'Forti Dor' ou o funaná em 'Discriminason'. Temas de fusão com ritmos cabo-verdianos e de Cuba estão também patentes no tema 'Di Mi Ku Di Bo', gravado em Havana no final de 2016 e lançado como 'single' no início deste ano.

Elida Almeida, que em 2015 atuou no Festival Músicas do Mundo, em Sines, e, em 2016, no Sol da Caparica e na Casa da Música, no Porto, apresentará também este novo trabalho em Lisboa, num concerto que dará a 06 de abril, no Teatro Tivoli, em Lisboa.

O lançamento oficial de 'Djunta Kudjer' será, contudo, a 15 de abril, no Kriol Jazz, em Cabo Verde, onde a cantora dará outro concerto.

A digressão para divulgação deste novo trabalho, o segundo da cantora depois de 'Ora Doci Ora Margos' , editado em janeiro de 2015, integra ainda concertos em Paris, a 08 de abril, em Marrocos, no festival Ritmos do Mundo, na Alemanha, em maio, e no Luxemburgo e na Holanda, em junho.

Em novembro de 2015, a cantora foi galardoada com o prémio 'RFI Découvertes 2015' e, em maio de 2016, venceu a VI edição dos Cabo Verde Musical Awards em três categorias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório