Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Fãs de Murakami preparam invasão a livrarias com lançamento do novo livro

Os fãs de Haruki Murakami, o escritor japonês várias vezes apontado ao Nobel da Literatura, vão juntar-se hoje à noite nas livrarias do Japão para esperar pela chegada do seu último romance, cujo conteúdo permanece um segredo total.

Fãs de Murakami preparam invasão a livrarias com lançamento do novo livro
Notícias ao Minuto

22:06 - 23/02/17 por Lusa

Cultura Escritores

Grandes livrarias estão a organizar eventos noturnos e a programar ficar abertas até altas horas para celebrar o lançamento, à meia-noite (15:00 em Lisboa), do aguardado "Killing Commendatore".

Traduzidos para cerca de 40 línguas, os livros de Murakami evocam um mundo fantástico, onde sapos gigantes desafiam assalariados para batalhas e onde chovem cavalas do céu.

Durante anos, os media internacionais, académicos e apostadores listaram o escritor de 68 anos como favorito para o Nobel da Literatura, embora o prémio lhe tenha escapado até hoje.

A editora Shinchosha já imprimiu 1,3 milhões de cópias dos dois volumes da obra em língua japonesa, antecipando fortes vendas.

No entanto, até ao momento, ainda não foi estabelecido qualquer calendário para possíveis traduções.

Os detalhes do romance foram mantidos em segredo, fazendo a antecipação crescer entre os devotos de Murakami, conhecidos como "Harukists".

A emissora pública japonesa NHK preparou um programa, que será transmitido duas horas antes do lançamento do livro, para discutir "o fenómeno Haruki Murakami".

"A excitação dos fãs ansiosos, os 'Harukists', está a atingir um ponto febril, à medida que se envolvem em conjeturas sobre o livro que ainda não conhecem", afirma a NHK, no seu 'site'.

Murakami tornou-se uma sensação global com a publicação de "Norwegian Wood" em 1987 e escreveu vários 'bestsellers' incluindo "1Q84" e "Kafka à beira-mar".

Conhecido por resguardar a sua privacidade e por raramente aparecer em público, o escritor adquiriu uma seita de seguidores dos seus contos intricadamente elaborados sobre o absurdo e a solidão da vida moderna.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório