Jornalista, FITEI, escola e PEN Club entre premiados da SPA

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), a Escola António Arroio, em Lisboa, e o PEN Club são as entidades colectivas distinguidas este ano com os Prémios Pró-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), confirmou a cooperativa. O jornalista da agência Lusa, Nuno Lopes, foi igualmente distinguido, entre outras personalidades individuais, a anunciar posteriormente pela SPA.

Jornalista da Lusa, FITEI, Escola António Arroio e PEN Club entre premiados da SPA

© Lusa

Lusa
08/05/2013 22:44 ‧ 08/05/2013 por Lusa

Cultura

Autores

Os Prémios Pró-Autor da SPA distinguem regularmente "personalidades individuais e colectivas, cujo contributo para a defesa e divulgação do trabalho dos autores portugueses, em diversos domínios, merece um público reconhecimento", como afirma esta entidade.

A presente edição contempla o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), que ponderou terminar este ano, por não ter sido contemplado nos últimos concursos de apoios directos da Direcção Geral das Artes. O FITEI acabou, no entanto, por garantir a realização da próxima edição, com o apoio da Funarte - Fundação Nacional das Artes do Governo brasileiro.

A Escola Secundária Artística António Arroio, que remonta à Escola de Arte Aplicada de Lisboa, fundada em 1919, com o apoio do engenheiro e filantropo António José Arroyo, é outra entidade colectiva distinguida pela SPA. Ao longo de mais de 90 anos, a António Arroio acolheu, entre professores e alunos, artistas como Júlio Pomar, Mário Cesariny, Manuel Vespeira, Cruzeiro Seixas, Pedro Oom, Julião Sarmento ou, mais recentemente, Joana Vasconcelos.

O PEN Clube Português, ponto de encontro de "Poetas, Ensaístas e Novelistas", que se rege pela carta de liberdade de expressão e pensamento do PEN Clube Internacional, é a terceira entidade escolhida pela SPA para os Prémios Pró-Autor 2013. Ana Hatherly, Casimiro de Brito, José-Augusto França, Manuel Alegre, Maria Velho da Costa, Pedro Tamen e Urbano Tavares Rodrigues são alguns dos escritores associados à fundação do PEN Clube Português.

Atribuídos pela primeira vez em 2009, os Prémios Pró-Autor foram já atribuídos, em edições anteriores, ao Centro Cultural de Belém, ao Teatro Experimental de Cascais, ao Jornal de Letras, Artes e Ideias, ao festival literário Corrente d'Escritas, ao maestro Álvaro Cassuto, ao crítico de cinema João Lopes e à jornalista Ana Aranha, pelo programa "À Volta dos Livros", da Antena 1, entre outras personalidades colectivas e individuais.

A agência Lusa já recebeu o prémio na primeira edição, em 2009, tendo-o então partilhado com a revista "Os meus livros", os realizadores da Antena 1 Armando Carvalheda e Edgar Canelas, especializados na divulgação de música portuguesa e do universo da lusofonia, e com Luís Caetano, da Antena 2, responsável por programas de promoção de livros e da leitura.

A entrega dos prémios Autor e Pró-Autor da SPA vai realizar-se no próximo dia 22 de maio, Dia do Autor, na Galeria Carlos Paredes, na SPA, numa sessão com início às 18:00.

No mesmo dia será entregue o Prémio Consagração de Carreira ao realizador António-Pedro Vasconcelos, "pelo trabalho em prol do audiovisual em Portugal", como confirmou hoje à agência Lusa o Gabinete Cultural e de Relações Institucionais da SPA.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas