Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

Jovens artistas estrangeiros pintam e desenham monumentos de Évora

Quase 50 jovens oriundos de escolas de sete países estão em Évora, até domingo, para pintarem e desenharem monumentos da cidade alentejana, durante o 17.º Encontro Internacional de Arte Jovem, que inclui três exposições.

Jovens artistas estrangeiros pintam e desenham monumentos de Évora
Notícias ao Minuto

18:04 - 11/10/16 por Lusa

Cultura Arte

O encontro é organizado pela Teoartis Galeria, em parceria com a Câmara de Évora e com o apoio da Fundação Eugénio de Almeida e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A iniciativa na cidade alentejana é sempre precedida de um concurso, no âmbito do qual alunos dos "quatro cantos do mundo" apresentam os seus trabalhos artísticos sobre Évora.

Os autores das melhores obras são, então, selecionados para se deslocarem à cidade alentejana, participando, durante uma semana, em ateliês abertos de desenho e pintura.

Na edição deste ano, explicou hoje à agência Lusa José Peres, da organização, "o concurso recebeu cerca de três mil trabalhos, da autoria de mais de 800 alunos" de escolas de vários países.

Destes, acrescentou, "os 47 autores dos melhores trabalhos" foram selecionados para viajar até Évora e participar, ao longo desta semana, no 17.º Encontro Internacional de Arte Jovem, acompanhados pelos seus professores de Arte ou por familiares.

"Temos cá jovens da Bulgária, China, Macedónia, Rússia, Sérvia, Turquia e Roménia", disse José Peres, referindo que os participantes estão a pintar ou a desenhar o Templo Romano, a Praça do Giraldo e outros monumentos, estando igualmente prevista uma deslocação para fora da cidade e também à vila de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz.

Apesar de o concurso se destinar a jovens entre os 12 e os 18 anos, também se encontram na cidade, devido "a qualidade dos trabalhos apresentados", dois participantes mais jovens: "Temos um jovem chinês de 10 anos e uma rapariga da Turquia que tem oito anos, que não estão na vertente competitiva" da iniciativa.

O programa do encontro inclui três exposições, duas das quais "abrem portas" na quarta-feira e podem ser visitadas pelo público até ao dia 12 de novembro, na Igreja do Salvador e no Museu de Évora, segundo a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Na Igreja do Salvador estão reunidas 30 obras executadas pelos jovens artistas em anteriores edições do encontro, enquanto, no Museu de Évora, são apresentados trabalhos da autoria de oito professores de Arte que acompanharam os alunos.

A terceira mostra diz respeito à edição deste ano do concurso e vai estar patente no Palácio D. Manuel, a partir de sábado e até final deste mês, com os trabalhos premiados e aqueles que foram selecionados para serem expostos, disse José Peres.

O Encontro Internacional de Arte Jovem tem como objetivo impulsionar a motivação pela criação artística por parte de crianças e jovens.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório