Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Três filmes portugueses no festival de Toronto

Duas curtas-metragens, de Joana Pimenta e Gabriel Abrantes, e a longa-metragem 'O ornitólogo', de João Pedro Rodrigues, foram selecionados para o festival de cinema de Toronto, marcado para setembro.

Três filmes portugueses no festival de Toronto
Notícias ao Minuto

13:42 - 17/08/16 por Lusa

Cultura Cinema

A programação, revelada na terça-feira, dá conta da presença das curtas-metragens 'Um campo de aviação', de Joana Pimenta, e 'A brief history of princess X', de Gabriel Abrantes, exibidas há uns dias em Locarno.

O filme 'O ornitólogo', que valeu a João Pedro Rodrigues o prémio de melhor realização em Locarno, também foi selecionado para Toronto, um festival onde o cineasta já apresentou outros filmes em edições anteriores, nomeadamente 'Morrer como um homem' em 2009 e 'A última vez que vi Macau', co-realizado com João Rui Guerra da Mata, em 2012.

O festival canadiano, que celebra 40 anos, decorrerá de 08 a 18 de setembro e entre os filmes a exibir estão, por exemplo, 'Aquarius', do brasileiro Kleber Mendonça Filho, 'Snowden', de Oliver Stone, 'Julieta', de Pedro Almodóvar, 'I, Daniel Blake', de Ken Loach, e 'Voyage of time: Life's journey', de Terrence Malick.

A eles juntam-se ainda duas produções de Paulo Branco, que estarão em Veneza antes de Toronto: 'Os belos dias de Aranjuez', de Wim Wenders, e 'À jamais', de Benoît Jacquot.

'The promise', a ficção de Terry George que foi rodada em 2015 Portugal e em Espanha, com técnicos portugueses na equipa e com Oscar Isaac e Christian Bale nos principais papéis, fará a estreia mundial em setembro em Toronto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório