O prémio da AIEP, este ano em 24.ª edição, distingue o trabalho de uma pessoa ou instituição na promoção relevante da imagem do país, a nível internacional.
De acordo com a organização, o galardão será entregue hoje, às 18h15, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
Nesta edição, a AIEP elegeu Joana Vasconcelos, nascida em 1971, pela "notável carreira da artista, que se tornou, no ano passado, na primeira mulher e criadora mais jovem a expor algumas das suas obras no emblemático Palácio de Versailles, em Paris".
Participaram, na escolha da personalidade do ano, os membros da AIEP, que reúne 57 jornalistas baseados em Portugal, representando meios de comunicação de mais de 20 países.
Entre os distinguidos em anos anteriores encontram-se nomes como os Capitães de Abril, a Fundação Gulbenkian e a Fundação Champalimaud, Eduardo Souto de Moura, Carlos Paredes, José Saramago, Mariza, António Guterres, Durão Barroso, Rosa Mota, Álvaro Siza Vieira, Luís Figo, Joaquim de Almeida, Vanessa Fernandes e António Mega Ferreira.
Actualmente, Joana Vasconcelos tem patente uma exposição no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, com 38 obras, que recebeu mais de 20 mil visitantes em duas semanas de abertura ao público.
Nessa mostra apresenta obras criadas na última década, na maioria inéditas e outras emblemáticas no percurso criativo da artista, como o lustre ‘A Noiva’, os sapatos femininos ‘Marylin’ e ‘Coração Independente Vermelho’, criado com talheres de plástico.
Nascida em Paris, Joana Vasconcelos vive e trabalha em Lisboa.
A artista vai representar oficialmente Portugal na Bienal de Arte de Veneza 2013, num projecto comissariado por Miguel Amado que irá levar um cacilheiro ao recinto principal da mostra internacional contemporânea.
Joana Vasconcelos recebe o Prémio Personalidade do Ano, da Imprensa Estrangeira em Portugal, um dia depois de ter sido distinguida com um dos cinco galardões ‘Mulheres Criadoras de Cultura’, atribuídos pela Secretaria de Estado da Cultura.