Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Mais de 30 mil viram a exposição dos mestres de pintura espanhola

Mais de 30.000 pessoas visitaram a exposição 'Coleccion Masaveu', que reuniu obras dos mais importantes nomes da pintura espanhola, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, foi hoje anunciado.

Mais de 30 mil viram a exposição dos mestres de pintura espanhola
Notícias ao Minuto

15:20 - 18/04/16 por Lusa

Cultura MNAA

A exposição, que terminou no dia 10, apresentou 60 obras de grandes mestres da pintura espanhola, como Goya e El Greco, pertencentes à coleção privada Masaveu, uma das mais importantes em Espanha.

As obras fazem um percurso entre a Idade Média e o século XX, ilustrando o contributo de artistas espanhóis para a própria História da Pintura, desde Fernando Gallego a Ribera, de Murillo a Fortuny ou Sorolla.

A coleção privada Masaveu integra obras reunidas "ao longo de três gerações de uma família referencial do tecido económico do país vizinho e da elite do colecionismo espanhol".

A coleção foi exposta apenas três vezes: no Museu do Prado, no Centro Cibeles, em Madrid, e agora em Lisboa, no Museu Nacional de Arte Antiga.

Criado em 1884, o MNAA acolhe a mais relevante coleção pública de arte antiga do país, desde pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da Expansão Marítima Portuguesa, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório